Perdi meu documento em Buenos Aires: o que fazer

Perdi meu documento em Buenos Aires: o que fazer? Perder um documento – ou ainda que o tenha roubado ou furtado – é sempre uma chateação e sinônimo de burocracia. Se você está no estrangeiro, o stress pode ser ainda maior. Mas não se preocupe, não chega a ser nenhum monstro de 7 cabeças. A seguir, te contamos o que fazer!

Perdi meu documento em Buenos Aires: o que fazer

perdi-meu-documento-em-Buenos-Aires-preocupado

Assim como no Brasil, se você perder seu RG ou passaporte (ou teve o documento de entrada no país furtado ou roubado), o primeiro passo é ir à delegacia mais próxima do ocorrido. Lá, você deve fazer a denúncia por furto, roubo ou extravio. O equivalente ao nosso B.O. (Boletim de Ocorrência).

Perdi meu documento em Buenos Aires:

demora muito pra fazer o B.O.?

perdi-meu-documento-em-Buenos-Aires-delegacia

Em geral, o procedimento é rápido. Já tive que fazer alguns trâmites em Delegacias para comprovar endereço e nunca estavam muito cheias, quem sabe você também dá sorte! Depois de fazer a denúncia e pagar ali mesmo uma taxa, eles te dão um comprovante que comunica a denúncia do roubo ou extravio do documento.

Perdi meu documento em Buenos Aires: segundo passo

perdi-meu-documento-em-Buenos-Aires-consulado

Já de posse do B.O., dirija-se à sede do Consulado Brasileiro em Buenos Aires. Ele fica na Carlos Pellegrini, 1363, no 5º andar. Na recepção, você deverá explicar seu caso, receberá uma senha e esperará na fila que lhe será indicada (há filas de acordo com o tipo de assunto a ser tratado).

No caso de tudo isso acontecer fora do horário normal de funcionamento do Consulado, comunique-se com o serviço de Plantão, pelo telefone 4199.9668. Ao ligar, tenha em mãos o documento expedido pela Delegacia.

O horário de atendimento geral é das 9h às 13h. Das 14h às 16h, o atendimento é apenas para obtenção de vistos.

Perdi meu documento em Buenos Aires:

a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) é gratuita

perdi-meu-documento-em-Buenos-Aires-ARBJPG

Uma vez que seja atendido, receberá um formulário para preencher. Depois, terá que apresentar 2 fotos 3 X 4, que poderá tirar pelos arredores do Consulado mesmo. Uma vez que entregou as fotos, e com um pouco mais de espera, será chamado para assinar a autorização para a saída do país! Com a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), não haverá problema com as autoridades migratórias na saída do país. O trâmite é gratuito.

perdi-meu-documento-em-Buenos-Aires-cnh

É muito importante, no entanto, levar algum outro documento com foto, pois agiliza a parte de provar que você é brasileiro e é você mesmo!!! Se não tiver, vá com algum brasileiro que esteja viajando com você, para que o mesmo preencha uma declaração informando que você é brasileiro. Se também não tiver ninguém, eles resolverão de outra forma, como falando por telefone com alguma testemunha no Brasil, por exemplo. Não se preocupe!

Perdi meu documento em Buenos Aires:

o seguro morreu de velho!

Outra dica importante é tirar fotos com o seu celular de seus documentos de identificação (passaporte, carteira de identidade), passagens aéreas e o que mais pense que possa ser útil. Por via das dúvidas, envie tudo para seu e-mail também. Dessa maneira, ante qualquer imprevisto, será muito mais fácil desenrolar a situação.

Perdi meu documento em Buenos Aires:

relaxe, mas com atenção!

Buenos-Aires-a-pé-04

Uma medida alternativa pode ser também deixar cópias de seus documentos no cofre do hotel ou em outro lugar seguro. Além disso, procure estar atento e não dar mole. Em geral, quando estamos a passeio, terminamos relaxando tanto que esquecemos que malandro tem no mundo todo – com maior ou menor frequência. Então nunca é demais deixar carteiras, bolsas e mochilas bem coladinhos ao corpo e ter muito cuidado ao abri-los, conferindo que nenhum documento tenha caído ao retirar algo de dentro.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By |2018-10-24T09:04:54+00:00outubro 24th, 2018|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Tags: , |Comentários desativados em Perdi meu documento em Buenos Aires: o que fazer

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.