Planetário de Buenos Aires: moderno e interativo

Com equipamentos de última geração e uma ampla oferta de espetáculos e outras atividades, o Planetário de Buenos Aires é uma ótima opção de passeio para toda a família.

Planetário de Buenos Aires: moderno e interativo

Em meio aos bosques de Palermo, no Parque Três de Fevereiro, uma enorme estrutura se destaca, lembrando um disco voador de filme de ficção científica ou os contornos do planeta Saturno. Nada mais apropriado: trata-se do Planetário Galileu Galilei. Inaugurado em 1966 e reformado em 2011, está equipado com o que há de mais moderno atualmente.

Inspiração matemática

Para projetar o Planetário de Buenos Aires, o arquiteto argentino Enrique Jan inspirou-se nas formas do triângulo equilátero, do losango, do hexágono e da circunferência, em uma alusão à passagem gradual de estruturas mais simples às mais complexas.

A modernização do Planetário Galileu Galilei

O Planetário de Buenos Aires espalha-se por cinco andares e conta com uma sala circular de 20 metros de diâmetro. Uma sala secundária serve para exposições temporárias. As novidades introduzidas em 2011 incluem um moderno sistema de vídeo chamado Full Dome, que oferece imagens de alta definição; poltronas 4D, que possibilitam maior interatividade por parte do público; e um sistema de som mais moderno.

O céu no Planetário de Buenos Aires

Um equipamento de 5 metros de altura e 2,5 toneladas projeta aos visitantes espetáculos variados. Nada menos do que 8.900 estrelas, além de planetas, satélites, constelações e nebulosas podem ser projetados, recriando fenômenos como eclipses e os movimentos da atmosfera. Também é possível recriar a exata posição dos astros em determinada data e lugar.

Meteoritos, rocha lunar e muito mais

O visitante do Planetário de Buenos Aires pode ver também uma coleção de meteoritos, fósseis marinhos e até mesmo uma rocha lunar trazida na missão Apollo XI. Na Praça Astronômica, onde se encontram os meteoritos, estão também um globo terrestre paralelo, a representação do fuso horário local e um relógio de sol. Há ainda um espaço de homenagem a Jorge Luis Borges, o Espaço Poesía en la Luna.

E um pouco mais

No lago adjacente ao edifício do Planetário de Buenos Aires, encontra-se a escultura Sorprendida, do italiano Nicolás A. Ferrari.  Próximo dali, um monólito evoca a memória do sábio polonês Nicolau Copérnico. Nesse terreno, jogou-se a primeira partida de futebol da história da Argentina, em 1867, quando se enfrentaram os times do Buenos Aires Cricket Club e a tripulação do barco de guerra britânico Bombay. É uma área agradável, ideal para sentar e curtir um pouco a natureza.

Sob o Céu de Buenos Aires

Aos sábados e domingos, o Planetário de Buenos Aires oferece gratuitamente atividades de observação por telescópio. Das 16h às 18h, pode-se observar o sol, com todas as precauções que a atividade requer para não causar danos à visão, é claro. No horário das 20h às 21h30, é possível fazer o reconhecimento de corpos celestes de constelações características do céu de Buenos Aires. Ambas atividades se suspendem em caso de chuva ou excesso de nebulosidade. Também nos fins de semana, às 18h30, há palestras sobre diversos temas ligados à astronomia.

Espetáculos

O Planetário de Buenos Aires conta com espetáculos para todas as idades, incluindo atividades para pessoas com deficiência visual ou auditiva. Às quartas-feiras, às 17h, está em cartaz Tango 360. Show artístico produzido especialmente para ser exibido com a tecnologia Full Dome, Tango 360 gira em torno da cidade e da música de Astor Piazzola.

O Planetário Galileu Galilei tem horários variados para cada espetáculo e outras atividades. A bilheteria funciona a partir das 9h30, de terça a sexta. Aos sábados, domingos e feriados, a partir das 11h30. Confira aqui a programação completa, com todos os horários!

Veja aqui outros incríveis pontos turísticos que você precisa conhecer!

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?


By |2018-04-10T20:02:37+00:00dezembro 1st, 2015|Categories: Blog|Comentários desativados em Planetário de Buenos Aires: moderno e interativo

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.