
Atenção! Greve geral na Argentina dia 10 de abril de 2025
Atenção! Greve geral na Argentina dia 10 de abril de 2025
A Confederação Geral do Trabalho da Argentina (CGT), a maior central sindical do país, convocou uma nova greve geral para esta quinta-feira, 10 de abril de 2025, que poderá afetar vários serviços. Esta é a terceira greve geral contra o governo do atual presidente Javier Milei. Saiba mais a seguir.
Greve Geral na Argentina

Diversos sindicatos irão aderir à greve, o que poderá afetar diversos serviços, incluindo transportes (alguns ainda por confirmar), educação, saúde, bancos e administração pública.
O protesto terá duração aproximada de 36 horas, começando na quarta-feira, 09/04, ao meio-dia, com mobilizações de aposentados em frente ao Congresso, e continuará com uma greve de 24 horas no dia seguinte.
Manifestações nas ruas

A CGT prevê uma mobilização de manifestantes em frente ao Congresso no dia 09/04. Por isso, será possível observar cortes e desvios em diversas ruas e avenidas. Caso se depare com alguma aglomeração, a dica é se distanciar.
De modo geral, as manifestações em Buenos Aires costumam ser pacíficas, mas as últimas, realizadas contra o atual governo, registraram maior repressão policial.
Nossa sugestão é priorizar locais com menor movimentação, como medida de segurança. Ao final do post, compartilhamos algumas dicas do que fazer na cidade nesta data para aproveitar ao máximo a estadia.
Serviços afetados

Geralmente, quando há greve geral na Argentina, há uma adesão massiva por parte de muitos setores. Por isso, é bom estar atento aos principais serviços que, podem, inclusive, alterar a programação dos turistas.
Transporte: espera-se que os serviços de ônibus funcionem normalmente durante a greve. No entanto, metrô, trem, táxis e serviços portuários não prestarão serviços. O transporte aéreo também será afetado nesta quinta-feira, operando com 45% da capacidade devido à adesão dos controladores de tráfego aéreo.
Comércio e restaurantes: alguns estabelecimentos podem estar fechados, principalmente na região central da cidade. Mas, em geral, é possível encontrar opções abertas em áreas mais turísticas. Recomendamos que verifique antecipadamente nas páginas oficiais de cada local para confirmar seu funcionamento e horários de atendimento.
Outros: hospitais, bancos e alguns órgãos públicos também irão aderir à greve.
Passeios e excursões

Embora nem todos os serviços tenham a confirmação de que parem de operar, a grande maioria de passeios e excursões não sairão nesta data. Por isso, fique atento se você tem serviços neste dia.
Neste dia, a Aguiar Buenos Aires optou por não operar com passeios e shows de tango, justamente, para não comprometer o horário e funcionamento do serviço, bem como não prejudicar a experiência de nossos clientes.
Caso esteja na cidade e tenha interesse em passeios nos outros dias, entre em contato pelo nosso WhatsApp AQUI.
O que fazer

A seguir deixamos algumas opções:
- Aproveite o dia para fazer passeios caminhando ou de bicicleta e conhecer as áreas verdes da cidade, como os Bosques de Palermo.
- Outra opção, dependendo do endereço de onde estiver hospedado, é aproveitar os atrativos no entorno de sua hospedagem, sem precisar de meios de transporte.
- Caso opte por alguma programação que não seja ao ar livre, lembre-se de verificar antecipadamente, por meio de redes sociais ou telefone do local desejado, se haverá funcionamento.
Atenção! Recomendamos evitar a região central de Buenos Aires, onde haverá maior concentração de manifestantes.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
