Bairro Retiro: o coração de Buenos Aires

Bairro Retiro: o coração de Buenos Aires

Existem diversas histórias sobre a real origem do bairro Retiro, dificultando a distinção do que é mito, lenda e verdade. Mas uma coisa é certa: o fato de que a região que delimita hoje o bairro já ter sido, em outrora, muito afastada do resto da cidade, levou a chamarem a região de “Retiro”.

O coração de Buenos Aires

Muitos e muitos anos se passaram desde que a região poderia ser chamada de “afastada”. Por lá chegaram várias famílias ricas fugindo de epidemias, buscando novos e bons ares para se instalarem naquela cidade que crescia cada vez mais rápido, redefinindo a área como uma região central. Hoje em dia, o bairro Retiro é o coração de Buenos Aires.

Atualmente, é notável o resultado do que se tornou a região: um belíssimo e agradável bairro, com amplas praças e áreas verdes, residências e hotéis luxuosos, modernos e imponentes construções de enorme valor arquitetônico, comercial e turístico, fazendo com que Retiro seja, sem dúvidas, um dos bairros mais elegantes de Buenos Aires.

Retiro e seus atrativos

Um dos lugares mais interessantes do bairro é com certeza a Plaza San Martín (foto), localizada no cruzamento da Avenida Leandro Além e a Calle Maipú. Atualmente declarada como Lugar Histórico Nacional, devido a sua forte presença na história da cidade, desde a época da Plaza de Toros, local onde aconteciam as touradas.

A praça é o principal espaço verde no bairro Retiro, cercada de elegantes edifícios, e também é espaço para vários monumentos e esculturas famosas da cidade, em homenagem aos heróis da Guerra das Malvinas e a Revolução de Maio, como por exemplo, a Torre de los Ingleses (foto).

Bairro moderno

Próximo dali encontra-se também uma grande área tida como uma das mais modernas da cidade, devido às centenas de elegantes edifícios, hotéis de luxo e arranha-céus das sedes das maiores empresas funcionando na cidade, tudo isso à beira do Rio de la Plata, onde diversos barcos e cruzeiros chegam todos os dias. Aproveitando a boa localidade e o alto movimento, a Calle Reconquista se destaca na área como sendo o principal ponto gastronômico e boêmio do bairro.

Ainda não sabe onde se hospedar? Então este post lhe ajudará bastante

Bairro comercial

Paralela a Calle Reconquista está a Calle Florida, outra rua famosa por atrair turistas de todos os lugares. Seu trajeto é extenso, iniciando-se no bairro Retiro e indo até a área chamada de Microcentro. Não é necessariamente um ponto turístico, mas é considerada a rua comercial mais importante da cidade. Na rua, destinada somente para pedestres, é possível encontrar de quase tudo, desde roupas, calçados, eletrônicos, doces e vinhos.

Listamos também neste post os melhores shoppings de Buenos Aires

Retiro urbano

Estacao_retiro

O bairro também se caracteriza por possuir a Estación Retiro, uma das estações de trens da cidade, inaugurada em 1915 e atualmente declarada como Monumento Histórico Nacional. Lá, movimenta grande número de pessoas diariamente para ir às outras pequenas, belas e agradáveis cidades fora da capital, como Tigre e San Isidro.

Neste link, você terá acesso à maiores informações sobre a Estação Retiro

O bairro de Retiro, considerado o coração de Buenos Aires ainda se situa perto de vários importantes bairros da cidade, como por exemplo Puerto Madero e San Telmo, sendo possível ir caminhando para cada um destes bairros.

Imperdível, não é mesmo?

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Haendel Dias
Haendel Dias. Mineiro, recém legalmente portenho. Obcecado e graduado em Cinema. Ansioso, insone, cruzeirense e cervejeiro. Comanda os vídeos da Aguiar e assina diversos posts do blog. Aos 15 anos sonhava em ter uma banda, hoje, em ter um bar e milhas vitalícias. É editor de vídeo, musicalmente difícil de agradar, compulsivo, aficionado em astronomia e psicologia. Lê e escreve religiosamente histórias de suspense e complexidades humanas.
Compartilhe!
Segue a gente!