Casa Rosada: a história argentina vista de perto
Casa Rosada: a história argentina vista de perto
Localizada em frente à Plaza de Mayo, no centro da cidade, a Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires. O emblemático edifício de cor rosa é um dos principais pontos turísticos da cidade.
Casa Rosada
A Casa Rosada é mais uma das inúmeras belas construções que se espalham pela cidade de Buenos Aires. Sede do Governo Nacional, esse incrível palácio foi declarado Museu Histórico Nacional em 1942. Localizada em frente à histórica Plaza de Mayo, forma com ela um dos mais emblemáticos cartões-postais da capital portenha.
Um pouco da história da Casa Rosada
A atual Casa de Gobierno ocupa hoje o espaço onde antes estava o Forte de Buenos Aires, ainda na época colonial. Tinha fosso, torre de vigilância e depósito de armas. Passou por reformas que o deixaram mais sólido e seguro e serviu de residência para governadores e vice-reis espanhóis. Após a independência e algumas outras reformas, recebeu as autoridades dos diferentes governos do país e o primeiro presidente da Argentina, Bernardino Rivadavia.
Edifício dos correios: o início
A construção da atual sede da Presidência da Argentina começou em 1873, quando foi erguido o edifício dos Correios e Telégrafos. Com projeto arquitetônico do sueco Carlos Kihlbrg, seu desenho mistura o neorrenascimento italiano com detalhes afrancesados e foi encomendado pelo então presidente Domingo F. Sarmiento.
Foi Sarmiento quem decidiu pela primeira vez pintar o edifício de rosa. Há duas versões para a escolha: a primeira é que na época era comum pintar os edifícios com uma mistura de cal e sangue animal, o que resultava no tom rosado. A outra versão afirma que a intenção foi unir, como símbolo de paz, as cores que representavam as duas facções locais que se enfrentaram durante anos em guerras civis: os unitários (branco) e os federais (vermelho).
Novo edifício para o Governo
Poucos anos depois, o presidente Julio Argentino Roca – considerando que a simplicidade da sede do Governo destoava da imponência do edifício vizinho – encomendou uma nova construção para as instalações do Poder Executivo Nacional, similar à daquele.
O também sueco Enrique Aberg propôs a demolição do que ainda restava do forte e a edificação de um prédio igual ao dos Correios. O diferencial seria a existência de uma sacada no primeiro andar para uso das autoridades durante festas e desfiles.
A Casa Rosada como é hoje
Mais tarde, por questões estéticas e de falta de espaço, decidiu-se incorporar o edifício dos Correios ao da Casa de Governo. A tarefa foi encomendada ao arquiteto italiano Francisco Tamburini, o mesmo que criou o projeto original do Teatro Colón, entre outros.
Os dois edifícios foram unidos então por um pórtico, hoje a atual entrada da Casa Rosada, de frente para a Praça de Maio. Com isso, acabou-se de vez o que sobrava do antigo Forte. Atualmente, pode-se ver apenas alguns muros e uma fenda no Museu do Bicentenário.
Visita guiada
Desde 2020 as visitas guiadas à Casa Rosada foram suspensas. Recomendamos que verifique no período da sua viagem informações atualizadas.
Museu do Bicentenário
Uma vez na Casa Rosada, não deixe de visitar o Museu do Bicentenário, inaugurado em 2011 e onde é possível conhecer mais da história argentina desde a independência, através de obras de arte, restos arqueológicos e objetos históricos.
City Tour
Para quem quer conhecer a Casa Rosada e diversos outros pontos turísticos da cidade, recomendamos o City Tour. Ao contrário do que muitos pensam, esse passeio é ideal para todos os tipos de turistas. Se você tem pouco tempo na cidade, viaja com crianças, ou se é a sua primeira vez por aqui, com o City Tour vai poder conhecer a cidade de forma otimizada, rápida e confortável. Dessa forma, sobra ainda mais tempo para realizar atividades diferentes na capital argentina.
Dica Aguiar: Recomendamos sempre realizar o passeio no primeiro dia da viagem para já ter um panorama de Buenos Aires.
Dica Aguiar
Agora que você já sabe tudo sobre a Casa Rosada, que tal planejar os passeios na cidade? A Aguiar Buenos Aires, claro, tem as melhores experiências. Para saber mais detalhes dos serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato através do nosso WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda à sábado de 8h às 21h, com atendimento 100% em português.
Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.