Mafalda em Buenos Aires: dicas que você vai amar
Mafalda em Buenos Aires: dicas que você vai amar
Entre os inúmeros passeios e compras que os turistas adoram fazer em Buenos Aires, os que se relacionam a Mafalda, garotinha criada pelo cartunista Quino em 1962, são um dos preferidos. Pensada inicialmente para uma campanha publicitária que acabou sendo cancelada, Mafalda foi publicada pela primeira vez em setembro de 1964. A garotinha de seis anos que odeia sopa e adora os Beatles mostra uma grande preocupação com a humanidade e a paz mundial.
Mafalda em Buenos Aires: dicas que você vai amar
Crítica, curiosa, reflexiva e absolutamente carismática. Por isso, rapidamente conquistou os corações dos argentinos. O primeiro livro, que reunia as primeiras tirinhas por ordem de publicação, foi lançado em 1966 e a tiragem de 5 mil exemplares se esgotou em dois dias. Pouco tempo depois, Mafalda começou a conquistar fãs pelo mundo todo. Para muitos turistas, a imagem de Mafalda é a primeira que vem à cabeça quando se fala de Buenos Aires.
Comprinhas inevitáveis
Nas lojinhas de souvenir, a oferta de lembrancinhas com a imagem de Mafalda é grande. São camisetas, canecas, ímãs de geladeira, chaveiros, quadros e muito mais. Fáceis de encontrar, as lojas de souvenir estão por toda parte, especialmente em pontos turísticos, como a Feira de San Telmo, o Caminito e o microcentro portenho. Vale a pena conferir se você é apaixonado pela personagem ou se quer voltar pra casa com um presente para alguém especial.
E um pouquinho mais de compras
Uma grande variedade de produtos relacionados à personagem podem ser encontrados também em outros tipos de lojas, como livrarias, papelarias e lojinhas de decoração. Tem cadernos, agendas, bolsas, almofadas, latinhas, bandejas, apoio para uso do notebook na cama, capas para celulares e tudo o que a criatividade dos fabricantes e o desejo dos fãs possa imaginar.
Mercados Das Pulgas
O Mercado de las Pulgas do bairro Colegiales é outro lugar onde é possível comprar artigos com a imagem de Mafalda. É preciso garimpar e ter paciência, mas sempre tem algo interessante pra levar. Também pode-se encontrar por lá cartazes e plaquinhas com as frases mais populares da impagável garotinha, uma ótima lembrança pra levar pra casa.
Plaza Mafalda
Ali pertinho, ao lado do Mercado de Pulgas e fora do circuito turístico da cidade, pouca gente sabe que há um espaço dedicado não só à mais famosa criação de Quino, mas também a seus companheiros. É a Plaza Mafalda, que conta com murais e grandes painéis com imagens e tirinhas de Mafalda e sua turma. A praça Mafalda fica na Calle (rua) Conde, 145.
Mafalda em San Telmo
Mas um dos melhores programas para os fãs de Mafalda é visitá-la na esquina das ruas Chile e Defensa, em San Telmo. Sentada num banco, Mafalda espera a visita dos fãs. A estátua da garotinha mede 80 centímetros e está lá desde agosto de 2009. Ganhou em 2014 a companhia de dois de seus melhores amigos: Susanita e Manolito. Nos dias de feira e durante as férias, tem até fila pra tirar foto com ela.
Dica Aguiar: O Selfie Tour da Aguiar que ocorre aos sábados faz uma parada nesse ponto turístico, e vários outros. Imperdível!
Onde tudo começou
Pouco mais adiante, no número 371 da rua Chile, uma placa indica o edifício onde Quino morou por muitos anos. Com um desenho da garotinha mais contestadora da Argentina, a placa traz a frase “Aqui viveu Mafalda”. Além dela, o cartunista criou também os outros personagens da tirinha quando vivia ali: os pais de Mafalda, Guille, Manolito, Libertad, Felipe e Susanita.
Política mundial
Nascido em 1932, numa família de imigrantes espanhóis que viveu de perto as agruras das guerras do século XX, Quino mostrou um precoce interesse pela política mundial. E utilizou suas tirinhas para abordar esse e outros temas importantes, como a Guerra do Vietnam, a carreira espacial, direitos humanos, sexo e educação, entre outros.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.