Um passeio pela Costanera Norte de Buenos Aires
Um passeio pela Costanera Norte de Buenos Aires
Costanera Norte de Buenos Aires é mais um daqueles pontos imperdíveis, como tantos outros na capital portenha. Uma zona extremamente aprazível e eclética, com uma incrível diversidade de opções para quem busca diversão. Prepare a máquina fotográfica e desfrute do passeio.
Costanera Norte
A Costanera Norte de Buenos Aires é uma avenida que fica às margens do Rio de la Plata e que vai da Cidade Universitária até o bairro de Recoleta, passando por Palermo.
Nesse trajeto, há uma grande variedade de atrações, entre espaços verdes para desfrutar da natureza, centros comerciais, bares e boates, museus e parques desportivos.
Cidade universitária
Localizada no bairro de Belgrano, a Cidade Universitária é um ícone da capital portenha. Trata-se de um dos campus da Universidad de Buenos Aires (UBA), a mais antiga do País, criada em 1821.
Na Cidade Universitária encontram-se a Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, a Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo e o Ciclo Básico Comum; diversos centros e institutos que desenvolvem atividades na área científica, além de bibliotecas e hemerotecas.
Reserva ecológica
Entre o campus da Cidade Universitária e o Río de la Plata existe uma área de proteção ambiental, a Reserva Ecológica Costanera Norte. Aberta ao público, o acesso se dá através de uma ponte conectada aos pavilhões da Cidade Universitária.
É um lugar para curtir a natureza, observar as aves, plantas e insetos e se desconectar da correria do dia a dia.
Parque de los Niños
Um local perfeito para desfrutar da paisagem da Costanera Norte de Buenos Aires e da brisa do Rio de la Plata com a criançada é o Parque de los Niños, para onde vão os amantes da pipa (ou arraia, ou papagaio, ou outro nome, dependendo de onde você mora), graças aos ventos que costumam soprar nessa área. E o melhor é que se você não tem pipa, pode alugar uma lá mesmo.
Com 32 hectares de área, o parque atrai muitas aves nativas e está muito bem equipado com ciclovias, brinquedos, caixa de areia, mesas para piquenique, banheiros, bebedores, lojinhas de conveniência (os famosos kioscos) e até enfermaria.
Durante o verão (de janeiro a março), o Governo da Cidade cria uma praia artificial no parque, com areia, sombrinhas, cadeiras de repouso, chuveiro e atividades esportivas para as famílias.
Parque de la memória
Adjacente à cidade universitária, está o Parque da Memória um espaço que rende homenagem às vítimas do terrorismo de Estado da última ditadura cívico-militar argentina.
São 14 hectares de área, com diferentes espaços e formas de homenagem. O monumento propriamente dito reúne quatro estrelas de concreto com 30 mil placas representando os mortos e desaparecidos durante a ditadura iniciada em 1976.
Há também esculturas de diversos artistas e uma sala de reflexão sobre o terrorismo de Estado, onde são promovidas mostras, exposições, seminários, conferências e debates relacionados ao tema.
Terra Santa
Uma atração turística diferente pra quem tem tempo sobrando ou gosta de turismo religioso é o Parque Terra Santa, também na área da Costanera Norte de Buenos Aires. Trata-se de uma maquete gigante da cidade de Jerusalém, construída em um terreno de 7 hectares, que reproduz a vida e a obra de Jesus, desde seu nascimento.
Entre as principais atrações, a réplica do muro das lamentações, a Via Crucis e a recriação da Última Ceia são os pontos que mais emocionam os visitantes. Espetáculos ao vivo completam o passeio na Terra Santa Buenos Aires e há também ótimas opções para a criançada, como um carrossel temático e teatro de marionetes, entre outros.
Parque Desportivo
Nossa próxima parada é o ponto ideal para os amantes dos esportes extremos: o Parque Desportivo Costanera Norte. São mais de sete hectares de área, onde se distribuem pistas de skate, longboard e flatland (piruetas na bicicleta), além de áreas para a prática de patinação e ainda, um circuito de mountain bike, entre outros equipamentos.
Aeroparque
Seguindo pela Costanera Norte de Buenos Aires, atravessando a avenida, encontra-se o Aeroporto Metropolitano Jorge Newberry, mais conhecido como Aeroparque. Nesse aeroporto são operados vôos nacionais e internacionais de pequeno alcance, como para o Brasil.
Clube de pescadores
De volta ao lado do rio, ainda na região próxima ao Aeroparque, encontra-se o Clube de Pescadores, cuja sede fica numa belíssima construção semelhante a um castelo belga, em cima de uma ponte de madeira.
O clube e a ponte, mais a imensidão do rio e do céu aberto, os barcos e os pássaros formam uma bucólica paisagem. Por fim, tem também um restaurante, onde o destaque do cardápio, claro, são os pratos a base de peixes e mariscos.
Comer à beira-rio
Nessa região encontram-se outros dos restaurantes mais clássicos da capital portenha, mas uma boa alternativa para quem quer algo mais simples e pitoresco é apostar em um dos deliciosos choripanes e afins, servidos nos inúmeros trailers que já fazem parte da paisagem.
Dica Aguiar: O choripán é um sanduíche de linguiça típico da culinária portenha. Não deixe de provar os molhos caseiros oferecidos junto com os sanduíches.
Para curtir à noite
Para quem curte a noite, o point na Costanera Norte de Buenos Aires são as imediações do Centro Costa Salguero. O Costa Salguero é um espaço dedicado a todo tipo de eventos, desde exposições e convenções a espetáculos e eventos desportivos, dentre outros.
Próximo ao centro há uma grande concentração de bares e boates, um ao lado do outro. Em boa parte deles, é possível chegar um pouco mais cedo para jantar e esticar a noite dançando lá mesmo. Mas é bom saber que em Buenos Aires as pessoas saem pra dançar bem tarde, ao redor das 2h30 da manhã.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.