Ainda em processo de reforma, o antigo zoológico de Buenos Aires, hoje dá espaço a um lindo e consciente Ecoparque em Palermo. Acompanhe aqui como foi essa mudança e qual o objetivo desse local tão importante.

O antigo Zoológico de Palermo

Ecoparque em Palermo

Em 2016, o Governo da Cidade interrompeu a concessão de funcionamento do Zoo de Buenos Aires. Depois de muitos protestos e manifestações contra o funcionamento do local em 140 anos de atividades.

Ecoparque em Palermo

O local permaneceu fechado por 2 anos. Dos quase 1.500 animais que viviam no local, mais de 500 já foram remanejados a outros locais e as espécies serão transferidas a santuários e reservas naturais. Apenas aqueles que correm algum sério risco de vida com o traslado, permanecerão lá.

Contudo, a arquitetura e estilo vitoriano foram preservados após o fechamento para não perder as características. Porém, cada recinto exibe diferentes estilos arquitetônicos, de acordo com a origem das espécies que ali habitavam.

Dica Aguiar: Aproveite a visita ao Ecoparque para conhecer o Jardim Botânico de Palermo. Ambos ficam próximos à Plaza Itália.

 Saiba mais sobre o Jardim Botânico de Palermo.

Reforma

Ecoparque em Palermo

Entre várias melhorias e reformas, o arco de entrada do agora Ecoparque em Palermo também foi restaurado. Entretanto, a mudança mais importante do local se dá em duas grandes áreas. Primeiramente, uma de acesso gratuito que terá atividades artísticas e culturais, instituições educativas focadas na conservação e parques internos de sensibilização dos vistantes em diversos temas ambientais.

Ecoparque em Palermo

Já na segunda, localizada na área central do parque, o acesso será controlado, pois é onde se encontra a fauna. Não haverá mais animais enjaulados e um grande muro verde será o limite entre a zona acessível e a restrita. Por fim, a obra de restauração da parte arquitetônica e histórica só será finalizada em 2021.

Saiba mais sobre o bairro do Ecoparque: Palermo. Clique aqui!

Proposta

O novo local tem o intuito de conscientizar os visitantes. Para isso, além de conservar a biodiversidade dos mais de 16 hectares de área, a visita será restrita a 2 mil pessoas por dia bem como será proibido alimentar os animais. A educação ambiental será o ponto chave, portanto é uma ótima opção de passeio para fazer em família. O novo projeto visa sensibilizar a população dos cuidados que nossa fauna deve ter diariamente.

Ecoparque em Palermo

É importante destacar também que os solos foram renovados, os substratos tiveram melhorias e a vegetação ganhou mais espécies. Além do mais, foi feito o resgate de espécies nativas e foram construídos novos recintos e ampliados os já existentes, entre outras benfeitorias.

Preservação ambiental

Ecoparque em Palermo

O Ecoparque em Palermo tem um trabalho que soma o treinamento de cuidadores, espaço veterinário para os animais, cuidado com a nutrição dos mesmos e o enriquecimento ambiental das espécies. Todos esses esforços juntos aumentam a qualidade de vida dos animais alojados no local.

Ecoparque em Palermo

Além disso, também serão monitorados os ruídos ao redor do local, já que está localizado numa zona urbana e movimentada. Durante a noite foram proibidas visitas para preservar o descanso das espécies. Bem como são tratados com muita seriedade os níveis de bem-estar animal. Por fim, não se pode deixar de mencionar que os animais ficarão alojados em espaços mais amplos e que, de alguma maneira, recriam seu habitat natural. Serão as chamadas ecoregiões.

Conheça o Bioparque Temaikén: referência em preservação da natureza. A Aguiar te leva até lá!

Ecoregiões

Ecoparque em Palermo

Visando a boa convivência das diferentes espécies assim como na natureza os espaços foram divididos em ecoregiões. São seis: “Buenos Aires Silvestre”, “Os Montes de Yaguareté”, “Dos Andes à Patagônia”, “Costa e Mar Argentino”, “Conservando nossa biodiversidade” e “Do Jardim ao Ecoparque”.

Desse modo, o novo espaço verde da cidade de Buenos Aires busca transformar o local em um ambiente de conhecimento da fauna argentina e habitats naturais. O que se dará através de atividades interativas, propostas lúdicas e atrações, ao mesmo tempo que se pode desfrutar em família. Não deixe de visitar e dividir sua experiência conosco!

Endereço: Av. Sarmiento, 2601 – Palermo.
Horário: de terças a domingos das 10 às 17h.

*As fotos desse post são do Governo da Cidade de Buenos Aires.

Dica Aguiar: Chegue cedo para garantir o acesso já que as vagas são limitadas. A entrada é gratuita. Acesso pela Plaza Italia e Av. Del Libertador.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?