
Câmbio na Argentina em 2025: dicas e informações
Câmbio na Argentina em 2025: dicas e informações
Essa é uma das principais dúvidas para quem viaja para o país hermano. Principalmente com as mudanças constantes na economia do país. Por isso, separamos neste post dicas e informações sobre o câmbio na Argentina em 2025.
Câmbio na Argentina em 2025

A economia na Argentina é bastante particular. São diversas mudanças envolvendo câmbio que afetam diretamente a vida dos turistas. Por isso, é importante entender as diferenças, o que você considera vantagem ou desvantagem, o que seria mais prático ou não, e assim, escolher a melhor opção.
Qual moeda usar

Antes de falar diretamente sobre o câmbio, é importante definir qual moeda usar. Real, dólar ou peso argentino? Em primeiro lugar, não recomendamos que troque seu dinheiro por pesos no Brasil. O melhor é trazer real ou dólar e trocar aqui. Em relação ao dólar ou real, depende bastante da época da sua viagem. Como o mercado cambiário é muito flutuante, o ideal é avaliar nos dias anteriores à troca.
Como calcular

Uma das principais dúvidas é sobre o cálculo. Mas na verdade é bem simples. Vamos te mostrar com exemplos práticos. Para ilustrar os exemplos, vamos supor que 1 real é equivalente a 200 pesos argentinos.
De pesos para reais: Você quer comprar uma garrafa de vinho que custa 6000 pesos e quer saber quanto é em reais. Basta dividir 6000 por 200.
6000 / 200 = 30 reais.
Valor em pesos dividido pela cotação = valor em reais.

De reais para pesos: Agora considere que você quer trocar R$ 1000 para pesos argentinos. Neste caso, basta multiplicar 1000 por 200. Logo, a conta é:
1000 x 200 = 200.000 pesos.
Valor em reais multiplicado pela cotação = valor em pesos.
Importante: Os valores citados foram utilizados para exemplificar e facilitar o entendimento. É necessário substituí-los pelo valor da cotação que você realizará o câmbio no período da sua viagem.
Tipos de câmbio

Atualmente, na Argentina, existem vários câmbios diferentes. No entanto, 3 deles são os mais importantes para os turistas, são eles: o câmbio oficial, o câmbio paralelo (câmbio blue) e o câmbio especial dos cartões. A seguir falaremos um pouco mais de cada um.

Câmbio oficial: é determinado pelo Banco Central e utilizado pelas agências de câmbio e também pelos bancos.
Câmbio paralelo: também chamado de informal, blue ou negro, não é legalizado mas é realizado normalmente na Argentina. Até o final de 2023, oferecia um valor bem acima do conseguido no mercado formal. No entanto, atualmente, essa diferença diminuiu consideravelmente.
Importante: Por não ser legalizado, apesar de normalizado, existem riscos no câmbio paralelo, como notas faltas, por exemplo. Por isso, é importante ter bastante cuidado ao realizar a troca.

Câmbio especial dos cartões: Desde dezembro de 2022, as compras feitas com cartões estrangeiros utilizam uma taxa próxima à do dólar MEP (Mercado Eletrônico de Pagos). Ao pagar, o banco converte de pesos para dólar e depois de dólar para real. Essa conversão costuma ser mais conveniente do que a taxa oficial.
Casas de câmbio

As agências de câmbio e os bancos utilizam o câmbio oficial. Já o câmbio paralelo é realizado geralmente em locais não oficiais. Na Rua Florida há diversas opções. Apesar de ser uma prática corriqueira, são necessários alguns cuidados, como escolher, de preferência, um local de confiança e fazer as contas antes da troca para saber exatamente quanto você precisa receber.
Importante: assim como ocorre entre o real e o dólar no Brasil, as casas de câmbio da Argentina praticam valores diferentes. As cotações podem mudar de local para local e a qualquer instante.
Western Union

A Western Union é uma das mais tradicionais empresas de transferências de dinheiro do mundo. Na Argentina, trabalham com o câmbio paralelo, apesar de, atualmente, não ter tanta diferença ao câmbio oficial como nos anos anteriores. No entanto, algumas considerações são importantes.
A primeira é a cobrança de taxas, que variam conforme a quantidade a ser trocada. A segunda é sobre os dias e horários de funcionamento da agência. Caso chegue à noite, domingo ou feriado na Argentina, as agências estarão fechadas. Também é importante saber que pode haver filas longas e não está garantida a disponibilidade de pesos argentinos. Neste caso, é necessário voltar em outro horário ou buscar outra agência.
É caro viajar para a Argentina?

Depois de tanta informação, muitos ainda ficam com a dúvida: é caro viajar para a Argentina? Atualmente, a capital portenha ainda pode ser um destino interessante para quem viaja com reais. Pensando nisso, fizemos um post com algumas dicas e preços para economizar e comparar.
Gastos em Buenos Aires em 2025: dicas e preços para economizar
Passeios em Buenos Aires

Na Aguiar Buenos Aires oferecemos diversas experiências na cidade, para todos os perfis de turistas. E o melhor! Para facilitar ainda mais, o pagamento é realizado em reais, por meio de Pix, transferência ou até 12x no cartão de crédito.
City Tour, shows de tango, navegações, experiências diferentes, transfer e câmbio. São diversas opções para você aproveitar o melhor de Buenos Aires sem complicações.
Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar
Guia de Gastos

O Guia de Gastos Aguiar Buenos Aires é um guia digital com a lista atualizada dos preços e possíveis gastos que os turistas terão na cidade. Em formato de e-book, com uma linguagem didática e dividido por categorias, o guia pretende facilitar o planejamento e organização da viagem. O material também é cortesia para clientes da Aguiar Buenos Aires e é atualizado 4 vezes ao ano.
Dica Aguiar

Pensando em facilitar ainda mais para os nossos turistas, a Aguiar Buenos Aires oferece câmbio exclusivamente aos nossos clientes.
Para saber mais detalhes do câmbio e dos nossos demais serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato por meio do nosso número de WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 20h30, com atendimento 100% em português.
Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar
Importante: A situação econômica da Argentina é muito instável há alguns anos. Muitas coisas mudaram desde que o novo governo assumiu no final de 2023. Por isso, as informações deste post (janeiro de 2025) podem sofrer alterações rapidamente. É importante pesquisar a melhor condição no momento da sua viagem.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
