Cartão Sube: obrigatório em Buenos Aires
Cartão Sube: obrigatório em Buenos Aires
Se você está vindo para Buenos Aires e já andou lendo um pouquinho sobre a cidade, talvez tenha ouvido falar no cartão Sube. Ou não!
E isso tem que ser remediado, porque ele é super importante! Mas o que é esse tal cartão Sube? Você vai ficar sabendo agora!
Cartão Sube: indispensável em Buenos Aires
Aqui em Buenos Aires o transporte público funciona bem, principalmente se você puder optar pelos horários que não são pico.
Mas para utilizar qualquer linha de ônibus (aqui chamados de colectivos) ou de metrô (o subte), você precisa de um cartão magnético chamado Sube. Atualmente, nem os colectivos nem o subte aceitam pagamento em dinheiro.
Onde comprar o seu cartão Sube
Adquirir o seu cartão Sube é bem fácil, existem cerca de 4 mil pontos de venda do cartão pela cidade. Além das bilheterias das próprias estações de metrô, eles estão disponíveis nos kioscos (lojinhas de conveniência comuns em toda a capital portenha), casas lotéricas, entre outros.
Ah, você não consegue usar o transporte sem esse cartão, logo, caso pretenda usar o transporte público por aqui, ele será obrigatório.
Quanto custa o cartão SUBE
O cartão Sube custa atualmente $90 pesos *. No site oficial do Governo de Buenos Aires você vai ler que é necessário registrar o cartão no seu nome, mas na verdade não é obrigatório. É mais pra controle deles do que qualquer outra coisa, ou seja, compre seu cartão e use-o tranquilamente. Não esquente com esse lance de registrá-lo.
*Valores em pesos argentinos, referente a agosto de 2021.
Crédito no cartão SUBE
O cartão Sube funciona como um cartão pré-pago, ou seja, após comprá-lo, você vai ter que colocar crédito nele, o que pode ser feito no próprio momento e no local onde você o adquiriu (existem cerca de 14.500 pontos de recarga). Um mesmo cartão pode ser usado por mais de uma pessoa, portanto não se preocupe em gastar mais para comprar um cartão por cada uma das pessoas do grupo.
O valor a ser carregado, depende de quantas vezes você pretende usar ônibus ou metrô e de quantas pessoas vão utilizá-lo. Mas é importante lembrar que Buenos Aires é uma cidade que convida a longas caminhadas e com uma boa programação dá pra fazer vários pontos turísticos num dia pegando pouco transporte.
Como usar o cartão SUBE no metrô
Para ter acesso ao metrô de Buenos Aires basta apoiar o cartão SUBE no ponto de leitura do cartão, ao lado das roletas de entrada e saída de cada estação.
É bem fácil de ver e você pode observar como os outros passageiros fazem. Qualquer coisa, pode também pedir ajuda aos funcionários do metrô, que estão identificados por uniforme.
Valores dos trechos no metrô
Atualmente, a passagem de metrô custa $ 30,00 pesos argentinos e dá direito a você combinar várias linhas pagando apenas uma vez, desde que não saia de nenhuma estação.
E quanto mais você usa, mais barata ela fica. Há um plano de descontos de acordo com a quantidade de vezes em que o metrô é utilizado durante o mês. (Valores em agosto de 2021).
Nesta página você confere os valores atualizados da tarifa de metrô de Buenos Aires!
Como usar o cartão Sube no ônibus
No caso dos ônibus, quando você entrar pela porta da frente, vai ver que também tem um aparelhinho de leitura do cartão Sube.
Você informa ao motorista o lugar para onde vai e ele marca na máquina o valor equivalente a ser debitado. Só então você apoia o cartão no leitor e é feita a cobrança.
Valores das tarifas nos ônibus
As tarifas de ônibus atualmente variam de 18 a 23 pesos argentinos. Sempre, claro, utilizando seu cartão Sube. Confira os valores segundo as distâncias em quilômetros: Até 3 km – $18, de 3 a 6 km – $ 20 e mais de 27 km – $23*.
*Valores estão em pesos argentinos, referente a agosto de 2021.
Esperamos que tenha sido importante essa dica do cartão Sube. Veja mais informações e curiosidades em nosso BLOG.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.