Coronavírus em Buenos Aires: o que você precisa saber
Coronavírus em Buenos Aires: o que você precisa saber
O assunto mais falado nos últimos tempos, requer atenção especial se você tem viagem planejada. Por isso, fizemos um panorama da situação atual sobre o coronavírus em Buenos Aires.
Coronavírus: alerta mundial
Detectado no dia 8 de dezembro de 2019, o primeiro caso de coronavírus tem chamado atenção de infectologistas do mundo inteiro. Especialmente por se tratar de uma doença ainda sem vacina. No entanto, a investigação sobre o vírus enfoca na fonte de infecção, modo de transmissão, período de incubação, gravidade e medidas específicas de controle.
Países mais afetados: restrições em Buenos Aires
O presidente da Argentina Alberto Fernández anunciou, na última quarta-feira 11/03, que será obrigatória a quarentena de 14 dias para quem ingressar à Argentina vindo de países mais afetados pelo novo coronavírus. Quem desobedecer a ordem poderá ser punido com multas e até sanções de prisão.
China, Coreia do Sul, Japão, Irã, Itália, Espanha, França e Alemanha são os países que, até o momento, constam com restrições de entrada na Argentina. O Brasil não faz parte deste quadro de limitações, atualmente.
O coronavírus causa desde sintomas mais simples como um resfriado ou gripe até os mais graves como uma síndrome. Entretanto, alerta-se que tem baixa taxa de mortalidade e está concentrada no chamado grupo de risco. Que engloba pessoas idosas, crianças, diabéticos e grávidas, por exemplo.
Panorama em Buenos Aires
A Argentina já registrou 21 casos confirmados e uma morte até agora. Porém, o único caso fatal é de um homem de 64 anos, que se encontra no grupo de risco. Além disso, o país está colocando em quarentena (14 dias em casa) aqueles que chegam dos países mais afetados pela enfermidade.
Atenção: É importante ressaltar que todos os casos são de pessoas que viajaram ao exterior. Nenhum por contaminação interna do coronavírus em Buenos Aires ou no território nacional.
Passeios turísticos e restrições
Até o momento de finalização deste post, os serviços da Aguiar Buenos Aires, seguem operando com normalidade.
Alguns pontos da cidade contam com algumas restrições, é o caso do Malba (Museu LatinoAmericado de Buenos Aires) e o Estádio La Bombonera, que estão fechados para visitação. Antes de se deslocar ao local desejado, busque informações e confirmação quanto à abertura e locais. Em geral, sempre há comunicados nas redes sociais.
Turistas em alerta
É verdade que o tema tem causado um grande alarde na população. Entretanto, não há motivo para pânico, já que a situação atual do coronavírus em Buenos Aires e no país é tranquila. Não existem situações alarmantes e há suprimentos normalmente. A diretora da Aguiar, Brunna Brok, esclarece:
“Estamos atendendo muitas dúvidas, como agência de turismo, mas o clima não é de pânico na cidade. No momento, as recomendações são as gerais do Ministério da Saúde, e não entra com situação impeditiva de viagem a Buenos Aires”.
Atenção na hora de viajar
Por isso, recomendamos verificar o status do vôo antes de viajar. Verifique com a cia aérea se ele está confirmado, se a data segue a mesma e se não há nenhum tipo de alteração nas informações desde a compra da passagem. Veja também se documentos exigidos estão em dia e se há solicitação de algum em especial.
Aeroportos
A situação do aeroporto internacional de Buenos Aires é normal. Não existem registros de atrasos ou cancelamentos de voos, devido ao coronavírus. O que se observa, sim, são campanhas constantes e direcionamentos para quesitos de higiene no ambiente.
Cuidados essenciais
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda alguns cuidados básicos para prevenção, como:
- Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou um desinfetante em álcool (como álcool gel) para eliminar o vírus que dura até um minuto se entra em contato com as mãos.
- Evitar levar as mãos aos olhos, boca e ao rosto num geral.
- Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e nariz com o cotovelo flexionado ou algum lenço descartável e lavar as mãos.
- Manter ao menos 1 metro de distância de pessoas tossindo ou espirrando.
- Ao sentir febre, tosse ou dificuldade ao respirar contatar um médico e indicar se viajou a alguma zona de risco ou contato com quem tenha viajado a esses locais.
- Evitar compartilhar bebidas, louças, telefones celulares e objetos de uso pessoal.
Informe-se
O panorama da doença muda constantemente. Por isso, é necessário se informar em portais oficiais como Ministério da Saúde dos países que deseja visitar e também da OMS, a Organização Mundial da Saúde. Desse modo, terá a real situação dos casos.
Dica Aguiar
No momento, o que recomendamos é seguir os planos. No entanto, sempre buscando as últimas atualizações de órgãos responsáveis. Fique atento aos cuidados que deve tomar e aproveite a viagem marcada, estando apenas em alerta. Boa viagem!
Confira aqui os passeios que você pode fazer aqui na cidade!
*POST PUBLICADO EM 12 DE MARÇO DE 2020
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.