Delta Tigre: dicas e curiosidades

Delta Tigre: dicas e curiosidades

Um cenário natural único, onde é possível desfrutar do contato com a natureza e de muita tranquilidade a apenas 30 minutos de uma das principais capitais mundiais. Hoje vamos ver dicas e desvendar algumas curiosidades do Delta Tigre.

Delta Tigre

Para conhecer um pouco mais, além da capital Buenos Aires, não há erro! Tigre é uma pequena e belíssima cidade, localizada a 35 km da capital. Cercada por rios e canais por quase todos os lados, forma uma rede de encantadoras ilhas ocupadas, geralmente, por casas de nativos ou por chalés, campings e pousadas. 

Contato com a natureza

O contato com a natureza é o ponto alto da visita ao Delta Tigre. São muitas atrações para aproveitar, e o melhor, em qualquer época do ano. O verão é a época mais quente, logo, um passeio de barco, curtindo o rio, é uma excelente opção! No outono, a vegetação muda de cor e o laranja das árvores garantem um clima muito agradável, além de garantir lindas fotos.

mercado de puerto de frutos

O inverno costuma ser frio, mas igualmente encantador. Basta estar bem agasalhado e aproveitar um clima super diferente! Já a primavera é uma das melhores estações para conhecer a região do Delta Tigre e sua natureza exuberante.

O Delta

mercado de puerto de frutos

O que chamamos de Tigre é só a pontinha do quinto maior delta do mundo, que se espalha por 14.000 quilômetros quadrados de área,  e 320 quilômetros de comprimento. Além de ser o único delta que não deságua no mar e sim em outro rio chamado de Rio de la Plata. 

Descubra as atividades do Río de la Plata

O rio

O Delta Tigre conta com mais de 350 rios e riachos. Por isso, o meio fluvial, além de ser a paisagem característica do Delta, é também o canal de comunicação principal da região, seja por meio de transporte em lanchas coletivas ou embarcações particulares.

Cor da água

A cor da água do Delta chama a atenção pela sua tonalidade marrom. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não se deve ao fato de estar suja. E sim pelo resultado de um fenômeno natural onde o rio Paraná e seus afluentes arrastam sedimentos que vão formando novas ilhas ao longo do tempo. Isso faz com que o Delta esteja em contínuo crescimento.

Mais curiosidades

Muitas pessoas moram no Delta Tigre e outras tantas possuem casas de veraneio. Por isso, encontramos escolas, igrejas, clubes e até museu (foto).

Em relação às casas do Delta são, em sua maioria, de palafitas e possuem seu próprio deck para embarque e desembarque. Isso se deve ao fato do solo ser muito úmido, e também pelo nível de água do rio que pode variar dependendo do clima. Como não há ruas com numeração, cada casa tem seu próprio nome e são para lá de criativos.

Diariamente, passam barcos vendendo suprimentos onde se pode comprar produtos de dispensa, bebidas, carvão e muito mais! Um verdadeiro mercadinho fluvial. Para isso, é necessário sinalizar com uma bandeira ou um pedaço de pano no deck da casa. Assim, os barcos sabem em quais casas parar. 

Hospedagem

O cenário do Delta e toda a paz que o local emana nos fazem esquecer por uns instantes que estamos bem pertinho da capital argentina. Por isso é um excelente local para se hospedar.

Como vimos, as ilhas são ocupadas, geralmente, por restaurantes, casas de nativos ou por chalés (que se aluga para turistas), campings e pousadas. Ou seja, são várias opções de hospedagem.

Veja os atrativos do Delta Tigre

Como chegar

Uma das maneiras de chegar à cidade de Tigre é por trem, saindo da estação de Retiro e com duração aproximada de 1 hora. Outra maneira é por meio de transporte particular, como táxi ou Uber, com duração de 30 minutos aproximadamente. E claro, as agências de turismo realizam este passeio buscando no hotel.

Delta Tigre com a Aguiar

Para mais comodidade, você pode contratar o passeio completo saindo de Buenos Aires com a Aguiar. Além da navegação de barco, o tour também inclui paradas no Puerto de Frutos e no jardim do Museu de Arte do Tigre (foto).
Buenos Aires 2022
Seguem mais detalhes:

Dias e horários: saídas diárias, aprox. às 9h.
Finalização: aproximadamente 14h, no centro.
Inclui: transfer, guia bilíngue, passeio de barco e parada no Puerto de Frutos.
Idioma: o serviço é realizado em espanhol e português, com total entendimento.
Saiba mais: confira detalhes clicando AQUI.

Dica Aguiar

Para reserva e saber mais detalhes dos demais serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato através do nosso WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 20h30, com atendimento 100% em português.

Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.

Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!