G20 em Buenos Aires: impactos na cidade
G20 em Buenos Aires: impactos na cidade
A reunião do G20 será realizada pela primeira vez na América do Sul, em Buenos Aires, ainda este mês. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro a capital portenha vai receber nada menos do que a cúpula de líderes (chefes de Estado e de Governo) do G 20. E o que isso tem a ver com você? Muita coisa: por questões de logística e segurança, o Governo de Buenos Aires decretou feriado no dia 30/11 e durante os dois dias do evento o trânsito contará com muitas alterações.
G20: do que se trata
Mas antes de seguir: o que é o G 20 e qual a sua importância? Certamente você já ouviu falar, mas pode ser que não saiba ao certo o que é o G 20. Pois bem, trata-se de um fórum central para a cooperação econômica internacional.
Ele reúne as 20 maiores economias do mundo, tanto desenvolvidas como emergentes. Foi criado em 1999, a fim de analisar e promover discussões entre os países membros sobre questões políticas ligadas à promoção da estabilidade financeira internacional.
O fórum aborda, portanto, temas como crescimento econômico, comércio internacional, regulamentação do mercado financeiro, e questões afins, como mudanças climáticas, mercado de trabalho, tecnologia, entre outros.
G20 em Buenos Aires: trânsito da cidade
A estimativa é de que cerca de 8 mil pessoas participem dos dois dias de reunião, entre líderes mundiais e acompanhantes, autoridades, delegações, equipes de segurança, além da imprensa.
O presidente Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente russo Vladimir Putin são alguns dos líderes mundiais que estarão em Buenos Aires nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Definitivamente, isso implica num gigantesco esquema de logística e segurança que já está sendo montado para a realização do encontro. Em tempo: o Brasil será representado pelo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia.
G20 em Buenos Aires: sede
A sede do encontro da cúpula do G 20 vai ser no Centro Costa Salguero, que fica próximo ao Aeroparque. Um dos principais fatores para a escolha do local foi que se trata de uma zona não residencial. Dessa forma, não será necessário redirecionar moradores antes do evento. Por outro lado, oferece acesso de diversos tipos de transporte, incluindo helicópteros. Toda a zona próxima ao Costa Salguero, consequentemente, estará fechada ao público. São 12 km de perímetro no total.
G20 em Buenos Aires: Aeroportos
Desde as 15h da quinta-feira, 29/11, até as 22h do sábado, 1/12, o Aeroparque estará fechado, como parte do operativo de segurança do encontro. E permanecerá assim até às 22h do sábado, 1/12. Durante esse período, apenas as comitivas oficiais que chegarão para participar do G 20 em Buenos Aires utilizarão o terminal. Igualmente, o aeroporto de El Palomar. Já o aeroporto de Ezeiza operará normalmente, mas com mais segurança e maior controle nos trâmites de Imigração.
G20 em Buenos Aires:
cortes em ruas e avenidas
Ruas e avenidas serão cortadas. Da mesma forma, estações de trem e de metrô também estarão fora de serviço. Além disso, as autopistas Illia, Cantilo e Lugones estarão fechadas ao trânsito desde às 15h da quinta, 29/11 até às 12h do domingo 02/12.
Haverá três anéis de proteção durante o evento. A avenida Figueroa Alcorta estará cortada ao trânsito na altura da Faculdade de Medicina. Os anéis estarão en Alcorta e Sarmiento, Lugones e Dorrego, e na autopista Illia, próximo à Avenida del Libertador. Todos estes cortes totais começam desde às 15h da quinta, 29/11, até às 12h do domingo, 02/12.
Simultaneamente, outra artéria cortada e vigilada será a avenida Ramos Mejía, principalmente nas proximidades da Villa 31, uma das maiores favelas da capital portenha.
G20 em Buenos Aires:
Porto e Estação de Retiro
O mesmo vale para o Porto de Buenos Aires, que estará fechado durante o mesmo período. As atividades ferroviárias nas estações de cabeceira de Retiro estarão suspensas desde às 10h da sexta até às 12h do domingo.
G20 em Buenos Aires e as zonas de interesse turístico
Governo sugere evitar zonas de interesse turístico
A recomendação, portanto, do Governo da Cidade é não circular pelas zonas afetadas, desde a tarde da quinta, 29/11, até a noite de sábado, 1/12. Isso inclui o Micro e o Macrocentro, Avenida 9 de Julio, o Bajo Porteño, Retiro, Puerto Madero, Recoleta, Palermo Chico e Costanera Norte.
Veja mais AQUI.
G20 em Buenos Aires: impactos para o turista
Por tudo que já listamos, já deu para imaginar que quem estará a passeio deve estar atento. Ao sair para passear, é bom verificar se o roteiro está próximo à sede da reunião e, claro, tentar manter distância do esquema de segurança montado.
Uma outra dica, aliás, é tentar deixar os dias da reunião para realizar passeios caminhando, sem o comprometimento de trânsito. Pensando nisso, a Aguiar Buenos Aires não realiza nenhum passeio/ excursão no dia 30 de novembro. Para datas próximas, mesmo operando com normalidade, pode haver alterações de locais de saídas e ponto de encontro de passeio.
Dica Aguiar: confira em seu roteiro, portanto, se todos os seus passeios estão mantidos, bem como os respectivos horários e demais informações.
G20: informal, mas fundamental!
Os integrantes do G 20 – 19 países mais a Comunidade Europeia – representam juntos 85% do produto bruto global, dois terços da população mundial e 75% do comércio internacional. Entretanto, e apesar de sua importância, o G 20 é um fórum informal, não uma organização internacional. Sendo assim, as decisões tomadas no âmbito do encontro não têm impacto legal direto.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.