Monumento dos Espanhóis lembra Revolução de Maio

Monumento dos Espanhóis lembra Revolução de Maio

A beleza de Buenos Aires deve-se a muitos aspectos, dentre eles, os monumentos, há muitos deles espalhados pela cidade. Hoje vamos apresentar o Monumento dos Espanhóis, uma bela homenagem dos espanhóis ao povo portenho.

Monumento dos Espanhóis

O nome é Monumento a La Carta Magna y a las Cuatro Regiones Argentinas (Monumento à Carta Magna e às Quatro Regiões Argentinas) ou simplesmente Monumento dos Espanhóis foi doado à cidade pela comunidade espanhola em 1910, durante as comemorações dos cem anos da Revolução de Maio.

Onde fica? No cruzamento das avenidas Del Libertador e General Sarmiento (Palermo)

Descrição do Monumento dos Espanhóis 

O Monumento dos Espanhóis tem 25 metros de altura e foi elaborado em mármore e bronze pelo escultor catalão Agustín Overol.

Representa a República sobre uma base que se levanta de uma fonte e conta com cinco alegorias: o Trabalho (em mármore, aos pés do monumento) e Los Andes, El Río de la Plata, La Pampa e El Chaco (todas em bronze, ao redor da base). Também há uma gravação de um trecho do preâmbulo da Constituição.

Atrasos na construção

monumento de los espanholes

Mas apesar da pedra fundamental ter sido colocada em 1910, a inauguração do monumento só aconteceu 17 anos depois, devido a uma série de contratempos.

O primeiro obstáculo que atrasou a construção do monumento foi a morte do escultor Overol em 1909, que só chegou a realizar um rascunho. O trabalho foi assumido então por Cipriano Folgueras, que também faleceu, em 1911. Finalmente, Antonio Molinari assumiu e terminou a empreitada.

Os problemas não se resumiram ao falecimento dos responsáveis pela tarefa. Uma greve de operários italianos nas minas de Carrara também comprometeu o andamento dos trabalhos.

Além disso, em setembro de 1914, uma tempestade arrancou o braço esquerdo da dama de mármore, quando parte da obra já estava instalada em Buenos Aires.

Em março de 1916, uma tragédia interrompeu novamente as obras do Monumento dos Espanhóis.

O transatlântico  Príncipe das Astúrias, bateu contra uma formação rochosa e afundou no litoral paulista, levando para o fundo do mar um grande carregamento de esculturas de mármore e bronze destinadas ao monumento.

Confira outros monumentos importantes de Buenos Aires

Enfim pronto

Um ano depois da tragédia, foram encarregadas réplicas das esculturas perdidas no naufrágio do Príncipe das Astúrias.

A entrega simbólica da obra completa do Monumento dos Espanhóis foi entregue no dia 25 de maio de 1927 pelo conde Amalfi, representando o Rei Alfonso XIII, ao então presidente Marcelo T. de Alvear. Gostou de conhecer a história desse monumento?

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!