Perdi meu documento em Buenos Aires: o que fazer
Perdi meu documento em Buenos Aires: o que fazer
Perdi meu documento em Buenos Aires: o que fazer? Perder um documento ou ainda que o tenham roubado ou furtado, é sempre uma chateação e sinônimo de burocracia.
Se você está em outro país, o stress pode ser ainda maior. Mas não se preocupe, não chega a ser nenhum monstro de 7 cabeças. A seguir, te contamos o que fazer!
Perdi meu documento em Buenos Aires
Assim como no Brasil, se você perder seu RG ou passaporte (ou teve o documento de entrada no país furtado ou roubado), o primeiro passo é ir à delegacia mais próxima do local ocorrido.
Lá, você deve fazer a denúncia por furto, roubo ou extravio. O equivalente ao nosso B.O. (Boletim de Ocorrência).
Demora muito pra fazer o B.O.?
Em geral, o procedimento é rápido. Já tive que fazer alguns trâmites em delegacias para comprovar endereço e nunca estavam muito cheias, quem sabe você também dá sorte!
Depois de fazer a denúncia e pagar ali mesmo uma taxa, eles te dão um comprovante que comunica a denúncia do roubo ou extravio do documento.
Segundo passo
Já de posse do B.O., dirija-se à sede do Consulado Brasileiro em Buenos Aires. Ele fica na Carlos Pellegrini, 1363, no 5º andar. Na recepção, você deverá explicar seu caso, receberá uma senha e esperará na fila que lhe será indicada (há filas de acordo com o tipo de assunto a ser tratado).
No caso de tudo isso acontecer fora do horário normal de funcionamento do Consulado, comunique-se com o serviço de Plantão, pelo telefone+54 (11) 5246-7400. Ao ligar, tenha em mãos o documento expedido pela Delegacia.
Nossa dica: acesse o site da embaixada do Brasil para obter as informações atualizadas. Clique Aqui
Autorização de Retorno ao Brasil (ARB)
Uma vez que seja atendido, receberá um formulário para preencher. Depois, terá que apresentar 2 fotos 3 X 4, que poderá tirar pelos arredores do Consulado mesmo.
Uma vez que entregou as fotos, e com um pouco mais de espera, será chamado para assinar a autorização para a saída do país! Com a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), não haverá problema com as autoridades migratórias na saída do país. O trâmite é gratuito.
É muito importante, no entanto, levar algum outro documento com foto, pois agiliza a parte de provar que você é brasileiro e é você mesmo!
Se não tiver, vá com algum brasileiro que esteja viajando com você, para que o mesmo preencha uma declaração informando que você é brasileiro. Se também não tiver ninguém, eles resolverão de outra forma, como falando por telefone com alguma testemunha no Brasil, por exemplo. Não se preocupe!
Segurança e atenção
Outra dica importante é tirar fotos com o seu celular de seus documentos de identificação (passaporte, carteira de identidade), passagens aéreas e o que mais pense que possa ser útil.
Por via das dúvidas, envie tudo para seu e-mail também. Dessa maneira, ante qualquer imprevisto, será muito mais fácil desenrolar a situação.
Relaxe, mas com atenção!
Nossa dica é deixar seus documentos no cofre do hotel ou em outro lugar seguro. Levar apenas um documento de identificação com foto ou cópia dele.
Em geral, quando estamos a passeio, terminamos relaxando tanto que esquecemos do mundo. Então nunca é demais deixar carteiras, bolsas e mochilas bem coladinhos ao corpo e ter muito cuidado ao abri-los, conferindo que nenhum documento tenha caído ao retirar algo de dentro.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.