Perdi o papel da imigração na Argentina: e agora? Você está nessa situação? Ou está planejando visitar a Argentina nos próximos meses? Pois leia esse post com atenção. Nele, explicamos o que fazer, tintim por tintim!

Perdi o papel da imigração na Argentina:

o que fazer?

perdi o papel da imigração-destaque03

Viajar é mesmo um prazer! Há quem não curta, é verdade, mas para quem gosta a viagem já começa com o planejamento. Há várias questões importantes que devemos e são possíveis de planejar. No entanto, sempre pode haver imprevistos! Como, por exemplo, perder o papel da imigração! Saiba com a gente como fazer nesse caso.

Entrada no país: não perca esse papel!

imigração

Ao entrar na Argentina, o turista recebe do oficial de imigração um papel que equivale ao carimbo de entrada no país. Ele, na verdade, é um documento, uma prova de você entrou legalmente no país. É também a forma de saberem o dia da entrada.

Perdi o papel da imigração: entrada com RG

documento2

Se você entrou no país com o RG, esse papel deve ser apresentado na imigração na hora da saída do país. Portanto, guarde-o em local seguro. No caso de perda, o processo é burocrático e há multa.

Entrada no país com Passaporte

Documentos (2)

Já para quem entra no país com o passaporte, a coisa é simples. O próprio passaporte será carimbado e com ele você prova que entrou legalmente no país, bem como a data de entrada.

Embora os brasileiros não precisem de visto para ingressar na Argentina, o tempo de permanência no país como turista é de, no máximo, 90 dias.

Perdi o papel da imigração: e agora?

perdi o papel da imigração-mão-no-bolso

Mas enfim, você chegou à cidade e entrou no país com o RG. Está tudo como você planejou: os passeios são ótimos, a cidade é linda e a noite é maravilhosa! Mas de repente, organizando os documentos, percebe que não está com o papel de entrada na Argentina. Procura uma e outra vez, revolve bolsos e bolsas, vira tudo de ponta-cabeça e nada! Perdeu mesmo! E agora?

Como resolver o perrengue

Perdi o papel da imigração-ilustração

A primeira coisa a fazer em uma situação como essa é manter a calma. Afinal, como diz o ditado, para todo problema, existe uma solução. E, nesse caso, a solução quem vai dar é a Dirección Nacional de Migraciones.

Você deve se dirigir à sede central do órgão (Av. Antártida Argentina, 1355) ou optar por fazer o trâmite em um dos aeroportos internacionais: o Ministro Pistarini, de Ezeiza, ou o Aeroparque Jorge Newberry.

O passo-a-passo do trâmite

perdi o papel da imigração-pago-deuda-migraciones

Seja onde for, ao iniciar o trâmite com o atendimento dos funcionários, será gerada uma taxa. Ela deverá ser paga no Banco de la Nación Argentina (ambos aeroportos contam com agências desse banco) ou nos caixas habilitados na sede central da Direção Nacional de Imigração (nos edifícios 4 e 6).

Uma vez paga a taxa, você deverá voltar ao local onde iniciou o trâmite para receber o formulário que vai permitir sua saída do país: a Habilitación de Salida.

Surpresa no guichê da imigração

imigração-e-alfândega-em-Buenos-Aires-guichês

Se, por outro lado, você já está em pleno guichê da imigração quando percebe a perda do famigerado papel, a situação é um pouco mais chata. Infelizmente, você terá que dar meia volta e tentar resolver a situação no aeroporto.

Mas como não é tão rápido, o ideal é que você tente resgatar suas bagagens, evitando que elas sigam viagem sem você, que já não poderá embarcar até resolver essa situação. E só aí dirija-se ao atendimento da Dirección Nacional de Migraciones do aeroporto para providenciar o pagamento da taxa e receber a Habilitación de Salida.

Perdi o papel da imigração: validade

Perdi o papel da imigração-face-paraguay

A Habilitación de Salida é válida por até dez dias depois do pagamento da taxa. O valor depende do tempo que você exceder. Quanto mais tempo for ficando, maior a taxa, bem como as complicações de ficar vivendo ilegalmente no país.

Atualmente, a taxa é de $ 1.500,00 (pesos argentinos), cerca de R$ 143,00. Valores referentes a fevereiro de 2019.

Habilitación de salida: mais informações

Para mais informações, pode ligar para a sede central, no número 54 (011) 4317-0234 ou escrever para info@migraciones.gov.ar.

De acordo com a página do órgão responsável, o horário de atendimento na sede central é das 7h30 às 18h30. Nos aeroportos, durante as 24 horas do dia, nos 365 dias do ano.

Perdi o papel da imigração: palavra do Consulado Brasileiro

perdi o papel da imigração-twitter-migraciones

Enfim, como diz o ditado, “pra tudo há uma solução”. No entanto, o melhor mesmo é evitar esse tipo de situação. Por isso, terminamos o post com um conselho encontrado na página do Consulado Brasileiro:

Recomenda-se que, ao ingressar, o turista brasileiro se certifique da aposição em seu passaporte do carimbo de entrada ou, caso ingresse na Argentina utilizando o RG, do recebimento do formulário correspondente preenchido e carimbado pelo serviço de imigração. O carimbo no passaporte ou o formulário deverão ser apresentados quando da saída do país, sob pena de cobrança de multa”.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?