Torrontés: a uva emblemática da Argentina
Torrontés: a uva emblemática da Argentina
Quem vem a Buenos Aires certamente já ouviu falar da fama quando o assunto são seus vinhos. O mais conhecido deles, o Malbec, é reconhecido mundialmente. Mas também há outras variedades. Hoje falaremos mais sobre o vinho Torrontés: a uva emblemática da argentina, que também conquista paladares de turistas do mundo inteiro.
Torrontés: a uva
A variedade da uva branca Torrontés é amplamente conhecida na Argentina, é ela que dá origem a vinhos brancos capazes de surpreender aos mais diversos paladares. É possível encontrar alguns notáveis exemplares desta uva ícone argentino em regiões da Nova Zelândia e também do Chile.
Características vinícolas: Torrontés
A uva Torrontés é redondinha e possui cor amarelada. Com bagos de tamanhos não muito grandes, a região de cultivo desta uva referência apresenta o verde encontrado nas vinhas e o dourado das uvas, que formam uma paisagem admirável nas montanhas, área onde essa variedade é cultivada com maior frequência, devido à altitude.
Produção e cultivo da uva Torrontés
Na Argentina, a uva Torrontés é encontrada, principalmente, no Vale de Cafayate, localizado ao norte do país, e na cidade de Salta. Como seus vinhedos são cultivados em grandes altitudes, lembra que comentamos? Esta característica se vê refletida na qualidade do vinho.
Ah, vale lembrar que Buenos Aires não possui vinhedos. É muito comum recebermos perguntas sobre tour para conhecer mais sobre a produção de vinho. Então, já fica a informação, por aqui você encontrará diversas opções para degustar este “rico” vinho, quanto à vinícola seria uma outra viagem!
Característica do vinho
Os vinhos produzidos a partir da uva Torrontés são alguns dos vinhos brancos mais aromáticos da Argentina. Neles, é possível encontrar notas de ervas e especiarias. Intensos, com refrescante acidez, este tipo de vinho, diferentemente do que sempre escutamos, devem ser consumidos ainda jovens.
Harmonização
Este tipo de uva, harmoniza com diversos aperitivos, ideal para mariscos e peixes. Se a pedida é uma cardápio mais picante, como pratos orientais ou mesmo da culinária indiana, chinesa e tailandesa, este exemplar é uma excelente pedida.
Paladar do vinho
Tenha em consideração que o Torrontés é um dos vinhos extremamente aromático. É complexo, como dizem os enólogos, ao mesmo tempo leve e intenso, no entanto é também delicado e com uma acidez que traz frescor quando o vinho é degustado.
Veja quais os aromas podem ser sentidos com uma taça de Torrontés:
– Florais (jasmim, flor de laranjeira e rosas);
– Frutas amarelas (cítricas);
– Ervas e especiarias ( por isso o frescor do vinho);
– Mel (mesmo nos vinhos mais secos).
Degustar e conhecer mais sobre o vinho Torrontés
Agora que você já conhece um pouco mais as características da uva Torrontés, para saber ainda mais como escolher os melhores rótulos desta e de demais uvas, a Aguiar Buenos Aires te leva em uma viagem para as vinícolas do norte argentino. Oportunidade de degustar excelentes exemplares desta incrível uva e, claro, sair com todas as informações na ponta da língua.
Saiba mais sobre a Degustação Premium da Aguiar Buenos Aires em Palermo
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.