Basílica de Luján: visita obrigatória em sua viagem

Basílica de Luján: visita obrigatória em sua viagem

Visitar igrejas quando estamos viajando e conhecendo uma cidade nova é muito comum, mesmo entre turistas ateus ou pouco religiosos. Isso porque, em muitos casos, os templos religiosos guardam verdadeiros tesouros arquitetônicos e testemunham diversos momentos da história do lugar. Hoje, vamos conhecer a Basílica de Luján.

Basílica de Luján

A cerca de 70 km de Buenos Aires, a Basílica de Luján é uma das igrejas mais visitadas pelos turistas que vêm ao país. O belo edifício em estilo neogótico data do século XIII.

A título de curiosidade, ela pertence à Paróquia de Mercedes (Luján), cuja catedral é a Basílica de Nuestra Señora de la Mercedes.

Conheça também a Catedral Metropolitana de Buenos Aires

Peregrinação 

Nuestra Señora de Luján (Nossa Senhora de Luján, para os brasileiros) é a padroeira da Argentina, por esse motivo, a Basílica de Luján é considerada o Santuário Nacional do país.

Todos os anos, no mês de outubro, centenas de pessoas fazem peregrinação, saindo do bairro portenho de Liniers até a cidade de Luján para agradecer ou pedir alguma graça.

Apoio pra fiéis

A maior parte dos peregrinos faz a romaria a pé. Associações participantes e o Governo da Província oferecem uma importante estrutura de apoio ao longo do caminho, com distribuição de água, lanches, banheiros químicos, médicos, enfermeiros, massagem e até troca de sapatos, se necessário, entre outros mimos.

A primeira marcha aconteceu em 1975, quando 30 mil jovens percorreram o trajeto a pé. A cada ano, a multidão é maior e atualmente passa de um milhão de fiéis. No ano em que Francisco foi nomeado Papa, o número de peregrinos chegou a 2,5 milhões.

Fé a cavalo

No mês de setembro, há uma romaria especial para os Gauchos, que vão a cavalo. Ela acontece desde 1945, trata-se de um evento à parte, em que as entidades e associações representativas da cultura local, organizam desfiles e festas ao redor de fogueiras, com direito ao típico assado argentino, tragos e violão.

Escolha da virgem

A imagem de Nossa Senhora de Luján, elaborada em terracota, chegou ao porto de Buenos Aires em 1630, de onde seguiria para o Brasil. Mas por razões desconhecidas, o carro que a levava parou de mover-se no meio da viagem. Só foi possível fazê-lo sair do lugar depois que desceram a caixa com a imagem.

As pessoas que a estavam transportando, interpretaram o fato como um sinal de que a Virgem desejava permanecer na região. Conta-se que houve outras situações misteriosas, por exemplo, que a imagem desaparecia cada vez que se tentava entronizá-la em um oratório e era encontrada no lugar em que o carro havia parado.

Basílica de Luján: desde 1887

A pedra fundamental da Basílica de Luján foi colocada em 15 de maio de 1887, onde hoje está o altar principal, a quatro metros de profundidade.

Trata-se de um cubo oco no centro, onde há uma série de documentos e algumas relíquias, como moedas de diferentes metais, retratos dos papas Pio IX e León XIII; jornais, pedras extraídas da Gruta de Nazaré e do Monte Calvário e de outros santuários, bem como das Catacumbas de Roma.

Descubra 12 Igrejas em Buenos Aires que você vai amar!

Detalhes arquitetônicos

A planta da Basílica de Luján tem a forma de uma grande cruz e a imagem de Jesus Cristo crucificado também está representada. O altar principal corresponde à sua cabeça.

O quadro do altar (retábulo) representa a imagem de Maria que estende os braços em direção ao filho. Vários altares ao redor formam a coroa de espinhos. A nave principal corresponde ao corpo de Jesus e as fontes batismais, próximas à porta de entrada, representam as feridas nos pés de Cristo, que limpa o pecado original.

Tesouros da Basílica de Luján

A Basílica de Luján conta com muitos detalhes que representam um verdadeiro tesouro histórico e arquitetônico, são sete capelas, diversos vitrais, escadarias, imagens de santos e anjos, entre outros.

Destaque para o órgão Cavaille-Coll, que data de 1908, atualmente fora de uso, é considerado uma joia da organeria romântica francesa.

Dica Aguiar

Quer conhecer ainda mais sobre a cultura argentina e descobrir várias dicas e curiosidades incríveis sobre a capital portenha? Não deixe de conferir os demais posts do Blog. São mais de 1000 matérias com muita informação valiosa. 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!