12 Igrejas em Buenos Aires que você vai amar!

12 Igrejas em Buenos Aires que você vai amar!

Visitar igrejas quando estamos viajando e conhecendo uma cidade nova é muito comum, mesmo entre turistas ateus ou pouco religiosos. Isso porque, em muitos casos, os templos religiosos encerram verdadeiros tesouros arquitetônicos e testemunham diversos momentos da história do lugar.

Aqui listamos 12 igrejas em Buenos Aires que você precisa conhecer.

Igrejas em Buenos Aires

Buenos Aires, a cidade do Papa Francisco, possui diversas igrejas que se destacam, tanto pela sua história, quanto pela sua belíssima arquitetura. Incluir algumas delas no seu roteiro é uma verdadeira oportunidade de aprender um pouco mais sobre a cultura argentina e, claro, se deslumbrar!

1 – Catedral Metropolitana

cartões postais de buenos aires

Catedral Metropolitana de Buenos Aires é uma das mais importantes igrejas da capital portenha. Obra arquitetônica do período colonial, foi declarada Patrimônio Histórico Nacional em 1942.

Tem uma imponente fachada com 12 colunas e uma escultura em alto-relevo que mostra o encontro de Jacó e seu filho José no Egito.

cartões postais de Buenos Aires

No interior, além de belos detalhes arquitetônicos e pinturas do italiano Francesco Domenighini retratando a Via Crucis, pode-se ver o mausoléu do General José de San Martín, um dos maiores heróis nacionais.

Há também objetos pessoais e de liturgia utilizados pelo Papa Francisco durante os 15 anos que durou seu ministério pastoral na capital argentina, quando ainda era o arcebispo Jorge Bergoglio.

Veja neste post exclusivo mais informações sobre a Catedral de Buenos Aires

2 – Igreja Ortodoxa Russa

Igreja Ortodoxa Russa da Santíssima Trindade, em San Telmo, chama atenção de quem passa em frente por seu conjunto de cinco cúpulas turquesa, tão características da arquitetura moscovita do século XVII.

A fachada tem também três vitrais que reproduzem diferentes passagens bíblicas e um belo mosaico realizado em São Petesburgo representando a Santíssima Trindade.

Por dentro, o templo é de uma impressionante riqueza de detalhes e adornado com peças de grande valor. Vitrais multicoloridos, mosaicos venezianos e o uso de veludo, mármore e peças em dourado formam um ambiente imponente e de muita beleza. Foi inaugurada em outubro de 1901.

3 – Basílica do Santíssimo Sacramento

lendas de Buenos Aires

Na rua San Martín, no bairro de Retiro, encontra-se a Basílica do Santíssimo Sacramento. Possui um estilo eclético. Na fachada, o destaque vai para as torres e um conjunto escultórico em mármore branco.

Quando se fala de igrejas em Buenos Aires, essa é uma das preferidas da alta sociedade portenha para celebrar casamentos. Além de ser, uma das mais luxuosas da cidade, a Basílica do Santíssimo Sacramento está ricamente adornada com elementos de mármore, granito azul, bronze, mosaico veneziano e belos vitrais.

Aproveite que está na região e procure conhecer o edifício Kavanagh e a Praça San Martín

4 – Maria Auxiliadora e São Carlos

No bairro de Almagro, a Basílica Maria Auxiliadora e São Carlos é um templo de beleza monumental. Formada por uma mistura de estilos arquitetônicos, esta é, sem dúvida, uma das mais belas igrejas em Buenos Aires.

Do lado externo, domina a austeridade, com um revestimento de tijolo aparente, sem excessos de ornamentação. Na parte interior, belas colunas de 15 metros de altura, escadas de mármore, uma enorme quantidade de altares, um pé direito de grande altura e o predomínio do vermelho e do dourado criam um ambiente festivo e requintado. Nessa igreja foi batizado o menino Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco.

5 – Igreja de Santo Inácio

Igrejas_em_Buenos_Aires_San_Ignacio_Flickr_David_Valez

Além das igrejas citadas, o turista pode ter curiosidade de conhecer também a primeira igreja de Buenos Aires, no bairro de Montserrat.

Trata-se da Igreja de Santo Inácio, construída pelos jesuítas entre 1686 e 1722. Um dado interessante é que em seu subsolo há túneis construídos na época colonial, utilizados tanto para defesa quanto para atividades de contrabando. Foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1942.

6 – Basílica Nossa Senhora do Pilar

Outro lugar interessante é a Basílica Nossa Senhora do Pilar, na Recoleta. É também uma das mais antigas igrejas em Buenos Aires e uma das mais lindas obras da arquitetura colonial portenha.

A primeira capela foi construída em 1732, e pertencia à ordem dos Franciscanos Recoletos. Os freis foram expulsos em 1821 pelo Governador Martín Rodriguez e o convento, fechado. No terreno onde tinham uma horta, construiu-se o Cemitério da Recoleta e em outro edifício da ordem, o Centro Cultural Recoleta.

Aproveite para visitar nas imediações a feirinha da praça em frente à igreja de Pilar e a Flor Metálica.

7 – Paróquia Jesus no Jardim das Oliveiras

Fora da capital, vale a pena conhecer a Paróquia Jesus no Jardim das Oliveiras (Parroquia Jesús en el Huerto de los Olivos), considerada uma das mais curiosas do mundo. Do lado externo, o maior destaque é o verde que recobre a fachada da igreja, formado por trepadeiras.

interior é simples, se comparado a outros templos adornados com ouro e objetos preciosos, mas de grande beleza. Talvez por isso, costuma ser palco de muitos casamentos de filmes e novelas argentinas.

8 – Igreja Santa Felicitas

Felicitas Guerrero foi uma jovem viúva rica, considerada uma das mulheres mais bonitas de Buenos Aires. Em 1872 foi assassinada por um pretendente. Em memória da filha, os pais de Felicitas construíram este templo em 1875.

Localizada no bairro de Barracas, o edifício apresenta um estilo eclético com influência gótica. É a única igreja de Buenos Aires com estátuas de leigos que, esculpidas em mármore de Carrara, representam Felicitas junto com seus filhos e seu marido, Martín de Álzaga, neto do dono dessas terras na época colonial.

9 – Paróquia da Imaculada Conceição

Esta igreja circular, popularmente conhecida como La Redonda se encontra no belíssimo bairro de Belgrano e foi inaugurada em 1878. Foi inspirada no Panteão de Agripa de Roma, apresenta influências do neo-renascimento italiano.

Uma escada de mármore leva à entrada principal. A fachada possui dez colunas de fustes lisos e capitel coríntio. A cúpula, com 20 metros de diâmetro, repousa sobre o anel de colunas internas.

10 – Abadia San Benito de Palermo

Nesta imponente estrutura viveram os monges beneditinos até os anos 70 e hoje se tornou um Centro de Arte e Estudos Latino-americanos. Localizada no bairro de Palermo, bem próximo a Belgrano, possui arquitetura românica.

Conta com um belíssimo jardim composto por diversos espécies de árvores, plantas e flores. Há também um lindo café e uma lojinha com produtos religiosos e outros artesanais feitos pelos próprios monges, como compotas e licores. Enfim, um lugar de muita paz e tranquilidade em plena Buenos Aires.

11 – Basílica Santa Rosa de Lima

Santa Rosa de Lima é a padroeira da Independência da Argentina. Por isso, em 1926 foi decidida a construção de um santuário nacional para sua figura.

O projeto, concluído em 1928, esteve a cargo do arquitecto Alejandro Christophersen, que lhe deu um estilo que ele próprio classificou de “Românico-Bizantino de Perigord”, por ser esta “a vontade dos principais doadores”. A belíssima igreja está localizada no bairro de Balvanera. 

12 – Basílica de Luján

Por fim, não poderíamos deixar de citar a Basílica de Luján. Apesar de estar a cerca de 70 km de distância de Buenos Aires, é um passeio super recomendado para quem é católico ou gosta de arquitetura.

Saiba mais nesse post completo sobre a Basílica de Luján

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!