Câmbio em Buenos Aires: saiba tudo aqui!

Dólar, real ou peso? O que trazer pra sua viagem a Buenos Aires? Como estão as cotações de real e dólar hoje no câmbio em Buenos Aires? Onde trocar dinheiro sem correr o risco de cair numa roubada? Veja as respostas para essas e outras perguntas aqui!

 

Câmbio em Buenos Aires:

saiba tudo aqui!

 

câmbio_em_Buenos_Aires_dolares-e-pesos-argentinos

Até o final de 2015, o câmbio em Buenos Aires era praticado com pelo menos três cotações diferentes: a oficial, a do mercado paralelo e a dos comércios – algumas (poucas) lojas e restaurantes que aceitavam pagamento em dólar ou real, mas com sua própria cotação, o que confundia (e ainda confunde) a cabeça dos turistas. Hoje, com o novo governo, que assumiu em dezembro de 2015 e liberou a compra e venda de dólar (antes oficialmente limitada), praticamente isso sumiu: a cotação é a oficial. Ainda há alguma diferença de valores no câmbio paralelo, ou no comércio, mas já não é mais como antigamente. Mas isso hoje, em maio de 2017. Como sempre, é bom ficar atento, porque nesse mercado flutuante tudo pode mudar rapidamente.

 

Câmbio em Buenos Aires:

que moeda usar?

 

câmbio_em_Buenos_Aires_reais

 

Mas, como dizem por aqui, “primero, lo primero”: não recomendamos (nunca) que você troque seu dinheiro por pesos no Brasil. O melhor é trazer real ou dólar e trocar aqui. Fazer assim, pelo menos atualmente, vai lhe dar mais vantagem no câmbio e você ganha um tempinho pra ter uma ideia de como estão os preços e quanto pode chegar a gastar na sua viagem. Antes de trocar tudo, guarde um pouco de reais, se quiser, só para evitar que sobre muito dinheiro estrangeiro no final de sua viagem.

 

Deixe para fazer câmbio em Buenos Aires

 

câmbio_em_Buenos_Aires_aeroporto

 

Então não precisa fazer câmbio em Buenos Aires? Posso usar real e dólar o tempo todo? Não!!! Veja bem, a gente não disse isso. A ideia é que você otimize o valor que vai trocar, de maneira que fique o mais próximo possível do que você vai gastar.

Por exemplo, muita gente se preocupa em trocar logo o dinheiro no Brasil, pra já ter como pagar o transporte ao hotel em pesos. Mas ao chegar, você pode trocar uma primeira parte no aeroporto mesmo – tanto no aeroporto de Ezeiza quanto no Aeroparque é possível fazer câmbio durante as 24 horas do dia, no Banco de la Nación. Recomendamos que você já troque uma quantidade razoável nesse momento, pois não há tanta diferença atualmente nos valores e você já fica pronto pra passear nos dias seguintes sem se preocupar com fazer câmbio em Buenos Aires.

Às vezes – e isso não ocorre com frequência – o banco do aeroporto não pode operar por falta de pesos e só volta a abrir quando é reabastecido. Nesse caso, você pode pagar o táxi em real ou dólar, combinando antes pra saber quanto vai sair. Outra opção é contratar e pagar antecipadamente o transfer, já que há várias empresas que oferecem esse serviço. É o caso da Aguiar Buenos Aires, que oferece um transfer seguro e que pode deixar pago antecipadamente em reais (mais informações pelo e-mail info@aguiarbuenosaires.com). Ou seja, se você trocar boa parte de seu dinheiro já no aeroporto e já tem um transfer reservado, ficará seguro em andar com seus pesos até o hotel. Chegando no hotel não precisaria se preocupar em se deslocar para conseguir pesos.

É importante também alertar que você pode até encontrar outras dicas dizendo que não vale a pena trocar dinheiro no aeroporto, como matérias de blogueiros ou vídeos no youtube. Mas fique atento às datas das publicações dessas matérias, já que isso muda com frequência por conta da instabilidade da economia. O que vale hoje pode mudar completamente amanhã!

 

 

Bancos e casas de câmbio em Buenos Aires

 

câmbio_em_Buenos_Aires_casa_de_câmbio_montagemjpg

 

Se os pesos que você trocou no aeroporto já estão terminando e você precisa fazer câmbio em Buenos Aires, o melhor e mais seguro é procurar os locais de câmbio oficial – bancos e casas de câmbio. Você vai pagar um pouco mais do que no paralelo, mas é o preço pela segurança de não correr o risco de ser passado pra trás com notas falsas ou de poder reclamar caso haja algum problema, já que a transação fica registrada e você terá um recibo.

 

O horário de funcionamento dos bancos aqui é de segunda a sexta, das 10h às 15h. No caso das casas de câmbio, é de segunda a sexta, das 10h às 17h. Nos locais mais turísticos, como a rua Florida, há casas de câmbio operando também aos sábados e domingos, mas nem sempre têm as melhores cotações aos fins de semana e nem sempre é confiável.

 

Mercado paralelo de câmbio

em Buenos Aires: cuidado!

 

câmbio_em_Buenos_Aires_paralelo_montagem

 

Como dissemos no início, o fim das restrições cambiárias do novo governo argentino não conseguiu eliminar de vez o mercado paralelo. Você ainda verá (e muito) os famosos “arbolitos” (como são chamadas as pessoas que ficam na rua anunciando câmbio) pela Florida, por exemplo. Mas a verdade é que a vantagem já não é tão grande com relação ao câmbio oficial e você deve avaliar o risco antes de decidir se aventurar nesse tipo de câmbio em Buenos Aires. Nesse caso você não receberá nenhum comprovante e estará mais exposto a golpes, como receber notas falsas, por exemplo. Além é claro de andar com dinheiro no deslocamento até o local de troca e no retorno até seu hotel.

 

 

Câmbio em Buenos Aires: dólar ou real?

 

câmbio_em_Buenos_Aires_reais_ou_dólares

 

E entre dólar e real, qual vai me beneficiar mais ao fazer o câmbio em Buenos Aires? Infelizmente essa não é uma resposta fácil de dar. Como o mercado cambiário é muito flutuante, o ideal é avaliar no dia da troca. Você terá que fazer os cálculos de acordo com os valores do câmbio oficial ou paralelo (se for o caso) do dia que você vai trocar, considerando também a variação do dólar no Brasil. Atualmente (maio de 2017), não recomendamos comprar dólar. Basta trazer reais e trocar por pesos no aeroporto ou numa casa de câmbio oficial.  Mas como já avisamos antes, isso pode mudar. É sempre bom ficar atento.

 

Veja aqui os valores do câmbio oficial 

 

 

Notas falsas em Buenos Aires

 

Nota_Falsa_em_Buenos_Aires_BILLETE-100

 

Fique atento sempre às notas de pesos que você receber, seja ao fazer câmbio em Buenos Aires, seja numa simples corrida de táxi ou ao pagar por uma compra ou um serviço. A falsificação de notas aqui é uma prática muito usada pelos golpistas, apesar dos cuidados do Banco Central Argentino em criar mecanismos para evitar as falsificações.

 

As notas de peso argentino têm sempre o mesmo tamanho: 155 mm de largura e 65 mm de altura. São elaboradas com papel de fibra de algodão isento de fluorescência à luz ultravioleta e impressa em offset, calcografia (com relevo sensível ao tato) e tipografia. Além disso, apresentam uma marca d’água, que pode ser observada a contraluz, onde se vê a imagem do prócere correspondente a cada valor.

 

Veja nesse post como reconhecer uma nota falsa.

 

Uso do cartão

 

Como sacar dinheiro em Buenos Aires_elpuntodeequilibriocom

 

Na sua vinda a Buenos Aires considere também trazer pelo menos um cartão internacional de crédito ou débito com você. Por mais que você não tenha intenção de usá-lo, é sempre bom ter uma alternativa para o caso de algum aperto, como roubo ou perda de dinheiro.

 

Nesse caso, antes de vir, você terá que entrar em comunicação com o banco ou a entidade emissora do cartão para liberá-lo, o que muitas vezes pode ser feito até online. Lembre-se que o uso do cartão implica a cobrança de taxas e impostos, como o IOF, por exemplo. A rede mais aceita na capital portenha é a Visa, depois a Mastercard, seguida pela American Express.

 

Veja aqui mais detalhes sobre o uso do cartão na sua viagem.

 

 

Últimas comprinhas: aproveitando o que sobrou 

do câmbio em Buenos Aires

 

free_shop_de_buenos_aires_melhores_destinos

 

Por fim, como é de se esperar, você chega ao fim da viagem com alguns pesos no bolso. Se você não pensa em voltar tão cedo por aqui, não tem sentido guardar esse dinheiro. Use-o, portanto, para seus gastos finais, como o táxi ou transfer ao aeroporto, um lanche antes do embarque ou, ainda melhor, as comprinhas de última hora no free shop.

 

E-book

 

EBOOK-DINHEIRO (1)

 

A Aguiar Buenos Aires tem um E-book especial que tira as principais dúvidas sobre dinheiro em Buenos Aires. O material foi produzido em agosto de 2014, quando o câmbio oficial era diferente do câmbio atual, mas as dicas são valiosas também para os dias de hoje. O melhor é que você poderá baixá-lo gratuitamente através do celular e usá-lo durante toda a viagem ou em seu computador!

 

Vídeo da Aguiar Sobre Dinheiro

em Buenos Aires

 

câmbio_em_Buenos_Aires_vídeo_02 

 

O canal da Aguiar Buenos Aires no Youtube também traz várias dicas de turismo em Buenos Aires, sobre diversos assuntos. Um vídeo muito consultado pelos turistas é o que fala de dinheiro e câmbio em Buenos Aires. Veja o vídeo agora!

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Você também pode gostar de:

Como economizar dinheiro em Buenos Aires

Free Shop de Buenos Aires: paraíso das compras

Aplicativo de Buenos Aires em Português:Saiba como baixar

By | 2017-05-19T08:00:23+00:00 Maio 19th, 2017|Categories: Blog, COMPRAS + DINHEIRO|0 Comments

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.