Centro Cultural Recoleta

Centro Cultural Recoleta: para os amantes das artes

Centro Cultural Recoleta: para os amantes das artes

Centro Cultural Recoleta já foi convento, prisão e asilo. Há mais de 30 anos, recebe mostras de artes visuais e espetáculos variados.

Centro Cultural Recoleta

Inaugurado em 1980, o Centro Cultural Recoleta é uma das inúmeras atrações do bairro, tão rico em beleza quanto em história. É um ponto de encontro para os amantes da cultura e das artes em geral.

O local oferece espetáculos de música, dança e teatro, mostras de artes visuais, ciclos de cinema, além de cursos e oficinas em diversas áreas artísticas.

Vizinhos turísticos

Vizinho do famoso Cemitério da Recoleta e da icônica Igreja do Pilar, o Centro Cultural Recoleta divide com ambas atrações a origem em comum: o Convento dos Monges Recoletos, membros da ordem franciscana que se estabeleceu na região no início do século XVIII.

O edifício onde funcionava o convento abriga hoje o Centro Cultural Recoleta, o cemitério ocupou o lugar da horta dos monges e a igreja é a mesma da época do claustro e foi inaugurada no mesmo dia: 12 de outubro de 1732, dia da Virgem de Pilar.

Academia de Desenho

O talento do local como centro produtor de arte tem antecedentes históricos. Em 1815, por iniciativa do padre Francisco de Paula Castañeda, o Convento abrigou uma academia de desenho que recebeu 18 alunos, logo a entidade foi transferida para o Consulado de Buenos Aires.

 Monumento Histórico Nacional

O prédio do atual Centro Cultural Recoleta e seus arredores passaram por um plano de reformas levado adiante pelo primeiro intendente de Buenos Aires, Torcuato de Alvear. Em 1948, o prédio foi declarado Monumento Histórico Nacional.

Longo caminho até virar Centro Cultural

Antes do uso que se tem hoje, o complexo dos Monges Recoletos foi utilizado com diferentes finalidades, como escola de agricultura, jardim botânico, prisão, quartel, asilo de mendigos e de anciãos, que funcionou no local até 1978.

No ano seguinte, o complexo foi transferido para a Secretaria de Cultura, como parte dos festejos dos 400 anos de fundação de Buenos Aires. Em dezembro de 1980, foi inaugurado como Centro Cultural Ciudad de Buenos Aires, sendo rebatizado em 1990 com o nome que leva atualmente: Centro Cultural Recoleta.

Shopping vizinho ao Centro Cultural Recoleta

Recoleta

Também na década de 90, preservando a antiga fachada da rua Azcuénaga e da avenida Pueyrredón, foi inaugurado o Buenos Aires Design Center, um shopping temático, dedicado ao design, construção e decoração, além de bares e restaurantes.

El Aleph: sala de espetáculo

Em dezembro de 2010, como parte das comemorações dos 30 anos do Centro Cultural Recoleta, foi reaberto o auditório El Aleph, uma das mais importantes salas de espetáculos da cidade.

O local havia sido inaugurado em 1885, como capela do asilo e foi reformado para receber a sala de espetáculos, apesar das intervenções, conserva o estilo neogótico original, com um mural assinado por Francisco Paolo Parisi en 1906.

Cultural

Entre as atrações, incluem exposições temáticas e por temporada, por isso, sempre há uma nova pintura na fachada do edifício, além de festivais para os adolescentes, aulas de dança gratuitas, visitas guiadas e também aluguel do espaço para trabalhar.

Dica Aguiar: Confira o que está em exposição no período de sua viagem.

Loja

O Centro Cultural tem uma lojinha no hall de entrada, onde podem ser comprados catálogos, artes gráficas e souvenires.

Aberta ao público de terça a domingo, das 13h30 às 20h30.

Dica Aguiar

Recoleta é uma região repleta de importantes pontos turísticos da cidade, tornando o bairro um dos lugares mais agradáveis para se visitar em Buenos Aires. Pensando em facilitar o seu planejamento, criamos um post com dicas valiosas para você montar seu roteiro pelo bairro com as atividades que mais gosta.

Confira como montar um super roteiro por Recoleta

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!