Querido leitor, aqui no blog procuramos sempre oferecer as melhores e mais irresistíveis dicas. Afinal, a gente quer que você desfrute ao máximo da sua viagem a Buenos Aires. Hoje trazemos uma lista de sobremesas e doces argentinos. Por isso, avisamos: se você está de dieta, não siga a leitura. Porque essa vai ser uma viagem sem volta no “maravilhoso mundo da doce gulodice portenha”. A comeeeer!!!

Doces argentinos que você não conhece

Doces argentinos: Pastelitos

Doces_argentinos_pastelitos_02

Pastelitos: massa folhada feita a base de farinha de trigo e manteiga, geralmente em forma de trouxinha, frita e recheada com doce de batata ou de membrillo (a nossa marmelada). Embora você possa comer o ano inteiro, eles são uma tradição durante os feriados patrióticos (25 de maio, 20 de junho e 09 de julho).

Doces argentinos: Pasta Frola

Um dos clássicos acompanhamentos do mate – o equivalente argentino do chimarrão brasileiro -, é uma delíciacom qualquer bebida ou sem nada para acompanhar! Trata-se de uma massa de torta crocante (feita à base de farinha de trigo, açúcar, manteiga e ovos), coberta por uma camada de doce – geralmente de batata ou de marmelo – e finalizada com tiras da mesma massa, formando uma espécie de desenho quadriculado.

Doces argentinos: Torta Rogel

Doces_argentinos_torta+rogel

Também conhecida como Alfajor Rogel, porque parece um grande alfajor. A torta Rogel é formada por várias camadas de massa (feita à base de farinha de trigo, ovos, açúcar e sal, embora haja variações), intercaladas com doce de leite e coberta com merengue, geralmente do tipo italiano.

Doces argentinos: Masas secas

Doces_argentinos_masas_secas_cortada

Nas reuniões familiares ou entre amigos, o cafezinho na Argentina quase sempre vem acompanhado de masas secas. Elas são uma espécie de pequenos biscoitos, feitos de massa bem caseira e com diversas coberturas(chocolate, doce de leite, castanha, nozes) ou recheios (chocolate, doce de leite etc).

Doces argentinos: Masas finas

Doces_argentinos_masas_finas_02

As masas finas, por sua vez, são feitas de diferentes tipos de massa, algumas parecidas com a massa de bolo, por exemplo, mas em tamanho bem pequeno, para comer de uma bocada só. Elas têm também diferentes ingredientes na cobertura ou no recheio. Nesse caso, precisam de refrigeração. São muito usadas em recepções sociais, como batizados e casamentos.

Doces argentinos: Chocotorta

Doces_argentinos_chocotorta

Um clássico nos aniversários ou no lanche da tarde de domingo, a Chocotorta é quase uma unanimidade entre os portenhos. Trata-se de uma sobremesa bem fácil de fazer, formada por camadas de biscoitos de chocolate molhadas no café ou no leite, intercaladas com camadas de um creme feito de doce de leite com cream cheese. Delícia!!!

Doces argentinos: Empanadas de Vigília

Muito turista já vem a Buenos Aires com uma lista de sugestões gastronômicas para provar. As empanadas geralmente estão entre elas. Mas quase ninguém conhece as empanadas de vigília. São feitas com a mesma massa da empanada comum, mas nesse caso o recheio é especial para a época de Páscoa, quando muitos não comem carne. Entre elas, estão as recheadas com doce de leite, de batata ou marmelada.

Doces argentinos: Facturas

Doces_argentinos_facturas

As padarias argentinas são verdadeiras confeitarias. É muito difícil entrar num local desses e sair de lá só com um pãozinho embaixo do braço. A maioria dos doces falados nesse post pode ser comprada numa padaria de bairro. Mas o grande carro-chefe das padarias argentinas – além do pão, é claro – são as facturas.

Doces_argentinos_medialunas

Há uma grande variedade de facturas, mas em geral são massas parecidas com a do pão massa fina ou com a massa folhada, cobertas ou recheadas com doce de leite, crema pastelera (o mesmo creme utilizado para os tradicionais pastéis de Belém) ou chocolate. As medialunas – as mais comuns, no mesmo formato do croissant, ou seja uma meia-lua – geralmente não têm cobertura, nem recheio, e podem ser de grasa (gordura) ou de manteca (manteiga).

Doces argentinos: Os conhecidos que todos amam!

Dulce de leche

o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil

Certamente você já conhece a fama do doce de leite argentino. De uma consistência única e um sabor inigualável (variando segundo a marca, claro), ele pode ser desfrutado puro, mas aqui é mais usado em confeitaria e vai dentro de quase toda sobremesa que você possa imaginar. As marcas mais famosas são La Serenisima, Havanna, Cachafaz e Chimbote.

Doces argentinos: Alfajor

alfajor argentino mis favoritos

O alfajor é outra típica iguaria argentina que delicia o paladar de turistas apaixonados por doce. Eles são encontrados em qualquer supermercado ou kiosco (pontos de venda de rua, especializados principalmente em guloseimas). É feito basicamente de dois biscoitos unidos por um recheio (geralmente de doce de leite, mas também podem ser de mousse de chocolate, marmelada e outros) e cobertos com banho de chocolate ou suspiro.

Doces argentinos: Alfajorcitos de maicena

Doces_argentinos_alfajor_maicena

Existem também os alfajorcitos de maicena, uma versão mais artesanal, composta de pequenas bolachas de maisena caseiras, unidas com doce de leite, passadas por coco ralado nas laterais.

Doces argentinos: Flan

Doces_argentinos_flan_mixto

O flan é uma sobremesa feita com leite, ovos e açúcar bem parecida com o nosso pudim de leite. A grande diferença é que, como não leva leite condensado, o resultado é bem menos enjoativo. Costuma ser servido com uma porção de doce de leite e outra de chantilly.

Doces argentinos:  Queso y Dulce

Doces_argentinos_queso_y_dulce_montagem

O doce de batata e a marmelada também são muito comuns aqui. Praticamente todo restaurante oferece entre as opções de sobremesa a dupla Queso y Dulce. É o equivalente ao nosso Romeu e Julieta, geralmente servido com queijo branco e de sabor suave.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?