Legislatura portenha, patrimônio urbano de 90 anos
Legislatura portenha, patrimônio urbano de 90 anos
O Palácio da Legislatura Portenha, um dos mais lindos expoentes da chamada “arquitetura monumental” na Argentina, tem 90 anos de histórias.
De estilo francês e com sua torre-relógio de 97 metros, o edifício é considerado Monumento Histórico Nacional. Neste lugar trabalhou Juan Domingo Perón e foi onde se fez o multitudinário velório de Evita.
Legislatura Portenha
Durante muito tempo o prédio da Legislatura Portenha ficou escondido atrás de um tapume, pois estava em obras.
O chamado Palácio Legislativo foi declarado Monumento Histórico Nacional em 2011. O edifício foi desenhado em estilo francês pelo arquiteto Héctor Ayerza e inaugurado em 3 de outubro de 1931 e tanto por dentro quanto por fora, é muito suntuoso.
Endereço: Rua Peru, 130 (Centro Histórico)
A Legislatura foi construída com os materiais que, na época, se usavam em todas as grandes obras da cidade, mármore da Grécia e da região italiana de Botticino, nogueira italiana, lustres de bronze e cristal da cidade francesa de Baccarat, entre outros detalhes desta categoria.
Outro destaque é a Escalera de Honor, uma escada de mármore, de onde se pode apreciar uma cúpula com um vitrô gigante, com a mesma imagem do sol que está na bandeira argentina.
Sala das sessões
O lugar das sessões, no térreo é em forma de anfiteatro romano, todo revestido de madeira, com detalhes em bronze.
O arquiteto Héctor Ayerz traçou um estilo afrancesado típico para o prédio, e inclusive se inspirou na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes para desenhar o Grande Salão de Honra, conhecido como Salão Dourado.
Biblioteca
A biblioteca, aberta ao público em geral, com mais de 36 mil livros, também impressiona. Contém uma biblioteca digital, com documentos sobre a cidade, um arquivo sobre o peronismo, mais de 370 partituras e textos sobre tango e ainda fotos e documentos sobre a construção do prédio.
A torre
Para completar, no alto do prédio, uma torre-relógio de 97 metros de altura e ainda 30 sinos de bronze! O edifício tem sete andares e um subsolo.
Acontecimentos históricos
Foi no Salão Dourado que Juan Domingo Perón assumiu como secretário de “Trabajo y Previsión”, em 2 de dezembro de 1943. O futuro presidente trabalhou na Legislatura até 1945.
Em 1947, Eva Perón também trabalhou neste edifício, e foi nele que ela foi velada durante nove dias após sua morte, em 26 de julho de 1952. Dizem que as filas chegaram a 35 quadras! Se você estiver pelo Centro, não deixe de visitar este prédio histórico.
Visitas guiadas
As visitas guiadas são todos os dias, exceto quinta-feira, das 10h às 18h. Mas é preciso agendar: telefone 4338-3000 (ramais 1040/1041) ou por email (visitasguiadas@legislatura.gov.ar). Consultas diretamente no Site
Dica Aguiar
Gostou de conhecer alguns detalhes da Legislatura Portenha? Esperamos que sim!
Não deixe de conferir os diversos posts do Blog. São mais de 1000 matérias com muita informação valiosa.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.