Mercado de San Telmo: compras como antigamente

Você certamente sabe que o bairro de San Telmo é um dos mais turísticos e característicos da capital portenha. São tantas atrações interessantes que, volta e meia, estamos aqui falando dele. Hoje você vai saber um pouco mais sobre o Mercado de San Telmo, um lugar de compras e de encontro de portenhos e turistas.

 

Mercado de San Telmo: compras como antigamente

 

Mercado_de_San_Telmo_Gobierno_07

 

San Telmo está cheio de turistas por todo lado: na sua tradicional ferinha de domingo, nos cafés e restaurantes que se espalham por toda parte, nas galerias de arte, nos antiquários e nas lojinhas de souvenir. Mas tem também os chamados “vecinos”, os moradores do bairro. Muitos deles fazem suas compras no famoso Mercado de San Telmo, um lugar que oferece de tudo um pouco e é quase como uma volta ao passado.

 

Mercado de San Telmo mantém estrutura original

 

Mercado_de_San_Telmo_Wikipedia_Cúpula Octogonal,

 

O Mercado de San Telmo foi inaugurado em 1897 para abastecer a demanda dos imigrantes que chegavam da Europa naquela época. Conserva até hoje a estrutura interna original, formada por vigas, arcos e colunas de metal, com tetos de chapa e vidro. No centro, uma bela cúpula deixa entrar a luz natural no mercado.

 

Trânsito intenso nos fins de semana

 

Mercado_de_San_Telmo_Gobierno_06

 

E se inicialmente o Mercado de San Telmo nasceu para atender a demanda das levas de imigrantes características do período, hoje ele continua abastecendo os moradores locais, mas agora também atende a levas de turistas. Isso mesmo: levas! Dependendo do dia, como aos domingos, pode até ser difícil conseguir transitar e comprar tranquilamente. Durante a semana, embora bem mais calmo, há postos que permanecem fechados. O ideal, portanto, é visitar o local num dia de sábado.
 

De víveres a antiguidades

 

Mercado_de_San_Telmo_Gobierno_04_frutas

Como dissemos antes, você encontra de tudo um pouco no Mercado de San Telmo. Na parte central estão os víveres, onde se comercializa todo tipo de carnes, peixes e aves, além de uma grande variedade de queijos, salames, molhos, especiarias, frutas, verduras, legumes e doces tradicionais, entre outros.

Mercado_de_San_Telmo_Bonecas_02

Nos corredores secundários – incluídos no edifício só em 1930 e que têm saída pelas ruas Defensa e Estados Unidos – encontram-se as lojas que oferecem antiguidades em geral, desde roupas no estilo brechó, a velhas bonecas recuperadas, discos em vinil, brinquedos antigos e muito mais.

 

Coffee Town

 

Mercado_de_San_Telmo_Coffee Town

 

Uma boa pedida no Mercado de San Telmo é fazer uma pausa para provar algum dos cafés oferecidos no Coffee Town, atendido por baristas profissionais e abastecido com marcas e variedades raras, que não se encontram em qualquer lugar.

Em alguns casos, os comércios do Mercado de San Telmo dão diretamente à rua. São algumas lojas de licor, outras de verduras, um restaurante e os bares San Pedro Telmo e o La Coruña, que estão na lista dos bares notáveis de Buenos Aires.

 

 
 

Monumento Histórico Nacional

 

Mercado_de_San_Telmo_Wikipedia_corpo central

 

O projeto do Mercado de San Telmo é de autoria do italiano Juan Antonio Buschiazzo (1845-1917), que chegou a Buenos Aires aos 4 anos e foi o segundo arquiteto a obter seu título em Buenos Aires.

Em 2000, o Mercado de San Telmo foi declarado Monumento Histórico Nacional pela Secretaria de Cultura do Governo da Cidade de Buenos Aires.

Serviço:

Mercado de San Telmo

Horário:

De terça a sexta, das 10h30 às 19h30.

Sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h

Endereço: Defensa, 1098. San Telmo.

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e  dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 
Leia Mais:

San Telmo em Buenos Aires: Cultura e Tradição

Onde comer e beber em San Telmo: descubra as novidades do bairro!

Restaurantes de San Telmo: conheça cinco clássicos

By | 2017-08-11T16:19:46+00:00 agosto 11th, 2017|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, COMER + BEBER, COMPRAS + DINHEIRO, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS|Comentários desativados em Mercado de San Telmo: compras como antigamente

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.