Atualmente, o bairro de Puerto Madero é conhecido como um dos mais modernos, elegantes e chamativos de Buenos Aires, recebendo centenas de turistas diariamente. Entretanto, a história da região se arrastou por quase 100 anos até ser o que é hoje.

Puerto Madero:

o bairro mais elegante de Buenos Aires

Tudo começou em 1882 quando o governo da cidade contratou o engenheiro Eduardo Madero (motivo do nome do bairro) para projetar a construção de um porto que resolveria os frequentes problemas de embarcações que chegavam à cidade pelo Rio de La Plata.

O ambicioso projeto, semelhante aos portos de Londres, foi um marco na época, porém logo se tornou ultrapassado e obsoleto, uma vez que apareceram grandes navios de carga. Em 1926 um novo engenheiro, Luis Huergo, foi contratado para a construção do “Puerto Nuevo”. No entanto, a área ainda era muito degradada e mal utilizada.

Puerto Madero

Somente na década de 1990, após longas e sucessivas propostas de reurbanização, que o governo recebeu auxílio de Barcelona para revitalizar o bairro. E após um gigantesco projeto e um superinvestimento, o bairro foi tomando sua forma atual.

Avenidas e ruas foram abertas, parques foram projetados, monumentos foram criados, lotes foram reaproveitados para construção de residências, edifícios comerciais, universidades, hotéis de luxo, restaurantes, centros culturais, teatros, cinemas e muito mais.

Em menos de duas décadas o bairro Puerto Madero se transformou por completo, não é atoa que está na lista dos projetos de renovação mais bem sucedidos do mundo. O belíssimo bairro é hoje não só um dos maiores pontos turísticos da cidade, mas também o de maior interesse imobiliário, tornando-o o bairro mais caro e mais exclusivo de Buenos Aires.

Puente de la Mujer

O ponto mais emblemático de Puerto Madero é sem dúvidas a Puente de La Mujer, projeto do famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, sendo a sua única obra na América Latina. A ponte para pedestres atrai curiosos de todas as partes do mundo, principalmente pelo seu também curioso desenho, uma síntese da imagem de um casal dançando tango.

O que a torna ainda mais interessante é o fato dela ser giratória, abrindo-se sempre quando um navio de maior porte se aproxima do porto.

Nesse post contamos mais sobre a emblemática Puente de la Mujer!

O que a torna ainda mais interessante é o fato dela ser giratória, abrindo-se sempre quando um navio de maior porte se aproxima do porto.

Nesse post contamos mais sobre a emblemática Puente de la Mujer!

Fragata Sarmiento

Logo ao seu lado está outro interessante atrativo: o navio Fragata Presidente Sarmiento, um barco construído em 1897 que realizou 37 importantes viagens pelo mundo. Em 1963 foi declarado Monumento Histórico Nacional e desde então funciona como um museu onde é possível percorrer toda a embarcação, preservada e original, conhecendo a sala de máquinas, os canhões, além de uma exposição de recordações da antiga tripulação.

Puerto Madero: Reserva Ecológica

A Reserva Ecológica é o maior espaço verde de Buenos Aires. Localizada na Av. Achaval Rodriguez 1550, na costa do Rio de La Plata, a reserva é um dos passeios preferidos dos portenhos para caminhar e andar de bicicleta com o incrível visual conjunto que os rios, lagos e a pradaria formam.

Ao longo de sua grande extensão vegetal, o local também é a casa de várias espécies de aves, mamíferos, anfíbios e répteis. A Reserva é também o local onde se pode aprender, com o auxílio de guias, sobre a vida ecológica e a natureza ali presente, e como preservar e conservar o meio ambiente. Em 1986 a área foi declarada Parque Natural e Zona de Reserva.

Saiba mais sobre a Reserva Ecológica em Buenos Aires

Polo gastronômico

ONDE COMER EM PUERTO MADERO