Ponte da Mulher é uma homenagem ao tango

O design moderno da Puente de la Mujer (Ponte da Mulher para os brasileiros) destaca-se em meio à paisagem de Puerto Madero. O passeio pode ser completado com um lanche ou uma visita à Fragata Sarmiento.

Ponte da Mulher é uma homenagem ao tango

Inaugurada em dezembro de 2001, a Ponte da Mulher rapidamente tornou-se uma paisagem emblemática de Puerto Madero, um dos bairros mais chiques e modernos de Buenos Aires.

Ponte da Mulher: inspiração

O projeto da ponte foi encomendado ao arquiteto espanhol Santiago Calatrava pelo empresário Alberto González, que doou o dinheiro para a construção da obra.

O design moderno e vanguardista da composição foi inspirado na imagem de um casal dançando tango. O mastro representa um homem que sustenta pelas costas uma mulher, representada pela curvatura central da ponte.

Ponte da Mulher: giratória

A Ponte da Mulher foi fabricada na cidade de Vitoria, em Bilbao (Espanha) e trazida a Buenos Aires em várias partes. Trata-se de uma passagem para pedestres, que separa as duas margens do Río de la Plata (Rio da Prata) no Dique 3 de Puerto Madero. Possui um sistema que a permite girar para dar passagens a embarcações.

Ponte da Mulher: grandes proporções

Vários materiais foram utilizados para a construção da Ponte da Mulher. A estrutura metálica é de aço e os cabos que ligam uma espécie de agulha à parte giratória da ponte são de aço galvanizado. Mas há também madeira e concreto armado. A ponte mede 170 metros de comprimento, 6,20 metros de largura e pesa 800 toneladas.

Ponte da Mulher: impacto visual

A Ponte da Mulher causa um forte impacto visual a qualquer hora do dia ou da noite, mas ao pôr-do-sol pode render fotos realmente especiais. A ponte em si vale fotografias de diversos ângulos, mas proporciona também ótimos clicks em composição com outros elementos da paisagem, como o contraste do moderno design da ponte com os edifícios em tijolo aparente dos antigos armazéns, hoje prédios comerciais em um dos metros quadrados mais caros da cidade.

Leia também nosso post sobre 14 pontos turísticos que devem estar no seu álbum de viagem a Buenos Aires

Ponte da Mulher: passeio completo

À noite, a Ponte da Mulher ganha iluminação especial. Uma ótima pedida é aproveitar a visita a Puerto Madero para tomar um sorvete ou um drinque ou fazer um lanche nas proximidades da ponte. Se a ideia é jantar, há muitas opções de restaurantes em Puerto Madero a la carte, rodízios de carne e pizzarias.

Veja aqui o nosso post completo sobre o moderno bairro de Puerto Madero

Ponte da Mulher: Fragata Sarmiento

Outra dica para quem visita a Ponte da Mulher é conhecer a Fragata Sarmiento, também no Dique 3 de Puerto Madero. Datada de 1897, a embarcação serviu como navio de treinamento da Marinha argentina e recorreu o equivalente a cerca de 50 voltas ao mundo. Hoje é um interessante museu, especialmente para crianças. Aberto todos os dias, das 10h às 20h e é cobrado um valor simbólico pela entrada.

Ponte da Mulher: reconhecimento às mulheres

Buenos Aires é uma cidade que reconhece o valor de seus personagens femininos. Em todo bairro há ruas e avenidas importantes que levam o nome de mulheres, tornando público tal reconhecimento.

É o caso da médica e defensora dos direitos humanos Alicia Moreau de Justo; de Azucena Villaflor, fundadora da organização Madres de la Plaza de Mayo, também ela “desaparecida” pela ditadura militar; e de Carolina (Carola) Lorenzini,  pioneira da aviação na Argentina, especializada em acrobacias e a primeira mulher que cruzou sozinha o Río de la Plata (Rio da Prata) em avião. As três ruas batizadas com os nomes destas três personagens encontram-se em Puerto Madero.

Acho que não faltam razões para visitar a Ponta da Mulher, não é mesmo? De dia, fim de tarde ou de noite esse cartão postal precisa estar em seu roteiro de Buenos Aires. Falando em roteiro, já sabe por onde começar?

Acesse nosso post com dicas especiais de como montar um roteiro com a sua cara!

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Nome

Email

Mês da viagem

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?

By | 2018-04-10T19:30:22+00:00 outubro 24th, 2015|Categories: ARTE + CULTURA, Blog, DORMIR + BAIRROS, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS, TANGO + MILONGAS|Comentários desativados em Ponte da Mulher é uma homenagem ao tango

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.