Reserva Ecológica de Buenos Aires: imperdível!

 

 

Se você está pensando em visitar Buenos Aires, certamente já sabe que a cidade tem lindos parques e áreas verdes. Boa parte dos passeios mais agradáveis aqui é feita ao ar livre. Mas você sabia que a capital portenha mantém uma reserva ecológica à beira do Rio da Prata? Se você é do tipo que gosta de desfrutar a Natureza, você vai adorar esse post!

 

RESERVA ECOLÓGICA DE BUENOS AIRES: IMPERDÍVEL!

 

A Reserva Ecológica de Buenos Aires encontra-se na Costanera Sur, vizinha ao bairro de Puerto Madero, um dos mais nobres da capital portenha.  É o santuário de 307 espécies de aves, 575 espécies de plantas e dezenas de espécies de animais, que se espalham pelos 350 hectares do local.

 

Saiba mais aqui sobre Puerto Madero.

 

RESERVA ECOLÓGICA DE BUENOS AIRES: PARA EXERCITAR-SE E DESFRUTAR A NATUREZA

 

 

Reserva_Ecológica_de_Buenos_Aires_Página_Oficial

 

 

Um oásis de paz em meio ao ritmo frenético da metrópole, a Reserva Ecológica de Buenos Aires é um dos pontos preferidos dos portenhos para fazer exercícios ou simplesmente desfrutar o lugar, em bicicleta, a pé, de skates ou patins e, como não poderia deixar de ser, tomando “unos mates”. O espaço fica aberta ao público das 8h às 17h.

 

RESERVA ECOLÓGICA DE BUENOS AIRES: OBSERVAÇÃO DE AVES

 

Reserva_Ecológica_de_Buenos_Aires

 

Mas o visitante pode optar também pelas atividades organizadas por lá, todas gratuitas. Cada segunda sexta-feira do mês, há Observação de Aves em Liberdade. A saída é pela manhã e dura até cerca do meio-dia, com uma parada no caminho para repor as energias. Recomenda-se levar bebida, algo para comer e repelente de insetos, além de um sapato fechado e cômodo.

 

Para participar, os interessados devem enviar um email a visitasguiadas_recs@buenosaires.gob.ar. Em caso de confirmada a inscrição, devem apresentar-se no dia indicado na entrada da rua Viamonte, às 9h.

 

A RESERVA ECOLÓGICA DE BUENOS AIRES À LUA DA LUA

Reserva_Ecológica_de_Buenos_Aires_Lore_beron_Nocatambulos

 

Outra opção, das mais requisitadas, é a Visita Guiada à Luz da Lua. Acontecem nas sextas-feiras de lua cheia de cada mês e dura cerca de 4 horas. Também é importante levar bebida, comida, repelente de insetos e um calçado adequado.

 

Muito procurada, a atividade tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas na segunda-feira anterior à visita, a partir das 8h, pelo email visitasguiadas_recs@buenosaires.gob.ar. Cada pessoa pode inscrever até 4 acompanhantes.

 

VISITAS GUIADAS O ANO INTEIRO

 

Reserva_Ecológica_de_Buenos_Aires_Borboleta

 

As visitas guiadas para o público em geral, acontecem todos os sábados, domingos e feriados. Os guias mostram a variedade de espécies presente na Reserva Ecológica de Buenos Aires. Nesse caso, não é necessário inscrever-se previamente. No Verão (novembro a março), as visitas guiadas são de 9h30 às 16h. No inverno (abril a outubro), de 10h30 às 15h30.

 

Quer saber como é o clima de Buenos Aires em cada estação? Veja aqui neste post.

O VIVEIRO DA RESERVA ECOLÓGICA DE BUENOS AIRES

 

Reserva_Ecológica_de_Buenos_Aires_Viveiro

 

Dentro da Reserva Ecológica de Buenos Aires há também um viveiro com cerca de 8 mil exemplares de 100 diferentes espécies vegetais. É possível fazer também uma visita guiada pelo viveiro, o que facilita reconhecer as espécies das três ecorregiões que se encontram no local. As visitas acontecem no segundo sábado de cada mês, das 10h às 12h. Também é necessário fazer uma inscrição prévia pelo email visitasguiadas_recs@buenosaires.gob.ar.

 

RESERVA ECOLÓGICA DE BUENOS AIRES: RECONHECIMENTO

 

Reserva_Ecológica_de_buenos_Aires_Foto Ambiente y Espacio PúblicoGCBA.

 

A Reserva Ecológica de Buenos Aires foi criada em 1986 e é um espaço onde se trabalha intensamente para a conservação e a preservação de suas espécies, entre aves, mamíferos, insetos e plantas. Em 1994, a Secretaria de Turismo da Nação declarou-a de “Interesse Turístico Nacional”, enquanto a Prefeitura da cidade reconheceu-a como de “Interesse Turístico Municipal”.

 

Houve também reconhecimento internacional: em 2005, a Convenção Ramsar – dedicada à conservação de terras úmidas no mundo – outorgou-lhe o título de “Sitio Ramsar” (Lugar Ramsar). Por outro lado, a BirdLife International, em conjunto com Aves Argentinas, reconheceu-a como “Área de Importância para Conservação das Aves” (AICA).

 

 

 

Serviço:

Visitas Guiadas à Reserva Ecológica

Inscrições: visitasguiadas_recs@buenosaires.gob.ar.

  1. Observação de Aves em Liberdade. Cada segunda sexta-feira do mês, às 9h.
  2. Visita Guiada à Luz da Lua. Nas sextas-feiras de lua cheia de cada mês. Vagas limitadas. Inscrições na segunda-feira anterior à visita, a partir das 8h.
  3. Visita Guiada ao Viveiro. Segundo sábado de cada mês, das 10h às 12h.
  4. Visitas Guiadas à Reserva. Sábados, domingos e feriados. Verão (novembro a março), das 9h30 às 16h. Inverno (abril a outubro), das 10h30 às 15h30. Não requer inscrição prévia.

 

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

 

Saiba mais:

Conheça os principais parques e praças da cidade.

Visite a cidade de Tigre e navegue pelos seus rios.

Passeios em Buenos Aires: Ofertas e descontos.

Ofertas de Shows de Tango com desconto

By |2018-06-04T13:56:49+00:00abril 20th, 2016|Categories: Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Comentários desativados em Reserva Ecológica de Buenos Aires: imperdível!

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.