Rua Florida: a mais famosa de Buenos Aires

Rua Florida: a mais famosa de Buenos Aires

A Calle Florida (ou Rua Florida para os brasileiros) é, sem dúvida, a mais famosa de Buenos Aires. É praticamente impossível vir à cidade e não passar por ela. Ao longo de seus dez quarteirões, encontram-se vários dos principais pontos turísticos da capital argentina.

Compras

rua florida

Com um mix de lojas dedicados aos mais variados setores, a rua Florida é uma das mais comerciais da capital portenha. Localizada no Microcentro, começa na Avenida Rivadavia (próximo à Praça de Maio) e termina dez quarteirões depois, onde se encontra a Plaza San Martín.

A favorita para as compras

rua florida

Uma das favoritas entre turistas e portenhos na hora das compras, na rua Florida é possível encontrar roupas, calçados, artigos esportivos, brinquedos, acessórios, livros, artesanatos e muito mais. Quem quer fazer uma pausa para um cafezinho, um lanche ou um sorvete, pode escolher entre variadas opções ao longo da rua.

Pedacinho do Brasil

Transformada em calçadão em 1913, a rua tem um verdadeiro trânsito de pedestres que disputam o espaço com bancas de jornais, postos de vendas de flores e incensos e vendedores ambulantes. Às vezes, tem tanta gente falando português que, se fecharmos os olhos, dá até pra imaginar que estamos no Brasil!

Arte ao ar livre

Em meio ao entrar e sair de lojas, os consumidores se encontram também com apresentações de artistas de rua, casais de bailarinos dançando tango, estátuas vivas, humoristas e outros, que aproveitam o movimento de pessoas para conseguir algum trocado.

Galerias Pacífico

As Galerias Pacífico, na esquina da rua Florida com a avenida Córdoba, são uma atração à parte. Trata-se de um shopping center instalado em um prédio do final do século XIX, de indiscutível beleza arquitetônica.  Declarado Monumento Histórico Nacional em 1989, funciona como shopping desde 1992.

Centro Cultural Borges

exposições em buenos aires

Nas Galerias Pacífico está também o Centro Cultural Borges, com mostras de artes visuais, espetáculos teatrais e de música, mostras de cinema e muitas outras atividades culturais.

Florida Garden

Na esquina das ruas Florida com Paraguai, desde meados de 1960, a Cafeteria Florida Garden é um dos locais reconhecidos pelo Governo da Cidade como “Café Notable”.

O clássico cafezinho, tão amado pelos argentinos, assim como pelos brasileiros, pode ser tomado de pé ou na mesa, e vem acompanhado de um pedacinho da torta do dia. Jorge Luiz Borges e Maradona são algumas das personalidades que passaram por lá.

História

Primeira rua pavimentada do país, primeira a receber iluminação a gás e elétrica e primeira a ser transformada em calçadão, a Florida é testemunho de boa parte da história da capital portenha. Os primeiros registros do que, no futuro, seria a rua Florida aparecem em um mapa de 1582.

Já no século XVIII, ela recebeu o nome de San José. Após as invasões inglesas de 1806 e 1807, foi rebatizada de Baltasar Unquera, em homenagem a um tenente da Marinha que havia participado da defesa da cidade.

Em 1814, a rua foi rebatizada com o nome de Valle de la Florida, em alusão à vitória dos independentistas numa batalha travada no Alto Peru. Ao longo dos anos passou a chamar-se apenas Florida. Não deixe de incluí-la no seu roteiro!

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!