Usina del Arte congrega o velho e o novo

 

A Usina del Arte é um dos mais novos espaços culturais da cidade de Buenos Aire. Inaugurada em 2011, na parte sul da capital portenha, que nos últimos tempos tem passado por um processo de revitalização, seu belo edifício traz como destaque a sala de orquestra sinfônica.

 

USINA DEL ARTE CONGREGA

O VELHO E O NOVO

 

Usinal_del_Arte_02

 

Localizada no coração do bairro de La Boca, A Usina del Arte é um centro cultural voltado especialmente para a música, a dança e as artes plásticas. Ocupa o belíssimo e antigo edifício do que foi a Compañía Ítalo Argentina de Electricidad, a primeira empresa geradora de eletricidade de Buenos Aires.

Depois de passar por uma reforma que levou em conta as características originais do edifício, o local tem hoje 15 mil metros quadrados. O destaque vai para a sala de concertos filarmônicos, com capacidade para 1.200 pessoas.

 

USINA DEL ARTE: COMPLETA E MODERNA

 

Usina_del_Arte_08

 

A Usina del Arte conta também com uma sala de orquestras de câmara, com capacidade para 400 pessoas; sala de ensaios; foyer; sala de exposições; um belo pátio de acesso; camarins e outros espaços. O conjunto une com harmonia o velho e o novo, num resultado que congrega aconchego, beleza e tecnologia de ponta.

 

 

USINA DEL ARTE: HERANÇA RENASCENTISTA

 

Usinal_del_Arte_03

 

O edifício original da antiga Compañía Ítalo Argentina de Electricidad foi construído entre 1914 e 1916, a partir de projeto do arquiteto italiano Giovanni Chiogna, conhecido na Argentina como “Juan” Chiogna – sim, os argentinos costumam “traduzir” nomes próprios. O príncipe Charles aqui é príncipe “Guillermo”!

Apesar das adaptações necessárias para a instalação da Usina das Artes, o estilo renascentista florentino do edifício foi mantido.  A fachada coberta com tijolos aparentes, o pátio de entrada e a torre com o relógio formam um belo cartão-postal.

 

 

USINA DEL ARTE: PROGRAMAÇÃO INTENSA

 

Usina_del_Arte_07

 

Desde sua inauguração, a Usina del Arte tem sido palco de importantes e variados eventos culturais. A programação anual inclui apresentações de orquestras sinfônicas e de câmara do mundo inteiro; a participação na Noite dos Museus; exposições de reconhecidos artistas plásticos; festivais de jazz, entre outros.

 

 

Veja aqui a programação completa da Usina del Arte

By | 2017-03-02T09:00:52+00:00 março 2nd, 2017|Categories: Blog, PASSEIOS + PONTOS TURÍSTICOS, ROTEIROS + DICAS|Comentários desativados em Usina del Arte congrega o velho e o novo

About the Author:

Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 7 anos. Ela é formada Comunicação Social, e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e hoje é a nossa redatora mais ativa. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.