Centro Naval de Buenos Aires

Centro Naval é ícone da arquitetura francesa

Centro Naval é ícone da arquitetura francesa

Na esquina da Rua Florida com a Avenida Córdoba, o edifício Centro Naval chama a atenção. Mais do que um belo palácio, trata-se de uma verdadeira joia entre tantas outras que fazem parte da espetacular arquitetura portenha.

Desde 2016 é possível conhecer o local por dentro, com todo seu esplendor e detalhes históricos.

Aqui te contamos outros palácios de Buenos Aires

Arquitetura francesa

O histórico edifício Centro Naval (Rua Florida, 801) guarda belas surpresas para quem se aventura a recorrer seus salões, escadarias e outros espaços. Inaugurado em 1914, é um típico exemplar da arquitetura da Belle Époque francesa em Buenos Aires.

Veja as arquiteturas do bairros de Buenos Aires

História em cada detalhe

A decoração da imponente fachada faz referência a temas marítimos e teve inspiração no Palácio de Versalhes. Sua autoria foi do escultor Luis Trinchero.

Primeiramente, nota-se um impactante portão de ferro e bronze, que foi fundido no Arsenal Naval de Buenos Aires com velhos canhões das guerras da independência argentina. Este projeto ficou a cargo dos arquitetos Jacques Dunant e Gastón Mallet.

Centro Naval é a Belle Époque portenha

Ao entrar, uma impactante escadaria de mármore inspirada na Ópera de Paris atrai todos os olhares. O hall conta ainda com uma enorme lâmpada doada pelo antigo jornal La Prensa.

Tudo isso, mais o portão e a fachada, formam um conjunto exemplar do que foi a Belle Époque portenha. Antigos elevadores circulares de ferro também dão acesso aos sete andares do edifício.

Pinacoteca de luxo

O Palácio do Centro Naval está incrivelmente bem conservado. Além disso, contém uma das melhores pinacotecas do mundo dedicadas à temática marinha.

Mas há lugar também para a arte portenha, como o quadro El amanecer en el Riachuelo, de autoria de Quinquela Martín, um dos mais reconhecidos no país, pois se dedicou a pintar o bairro de La Boca.

Conheça a história de Quinquela Martín

Inspiração no Museu do Louvre

O salão de festas é, sem dúvidas, o mais elegante. Fica no segundo andar e foi inspirado em uma das salas do Museu do Louvre.

Para visitar o Centro Naval

As visitas guiadas ao Centro Naval são realizadas por especialistas em patrimônio. Onde podem ser visitadas a biblioteca, o restaurante, a sala de armas, o salão de beleza e a alfaiataria, exclusiva dos sócios.

Nossa dica: consultar antecipadamente a disponibilidade e reserva.

Não perca a oportunidade de conhecer o Museu de Armas em Buenos Aires

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Adriana Albuquerque
Piauiense de nascimento, cearense de coração e casada com um portenho, Adriana adotou Buenos Aires há 9 anos. Ela é formada Comunicação Social e mãe de uma adolescente e de um filho pequeno. Uniu-se à equipe da Aguiar para produzir posts para o blog e já soma centenas de textos. Provavelmente você já leu e anotou uma dicas que ela passou. Apaixonada pelo Brasil, aprendeu a amar também Buenos Aires. Já não pode viver sem mate, o chimarrão local. Adora ler, comer e viajar.
Compartilhe!
Segue a gente!