Confeitaria del Molino: conheça o símbolo da art nouveau na Argentina

Confeitaria del Molino: conheça o símbolo da art nouveau na Argentina

A Confeitaria del Molino é um dos muitos edifícios históricos de Buenos Aires. Com uma história rica, passando por anos de glamour e decadência, hoje se encontra em reforma para conservar sua imagem e espírito original com a finalidade de destacar seu valor patrimonial e voltar ao seus anos de glória da Belle Époque portenha.

Confeitaria del Molino

Seu nome, Cafeteria do Moinho em português, se deve ao fato de que, bem em frente, na Praça do Congresso, funcionava o primeiro moinho de farinha de Buenos Aires.

Seu projeto incluiu a compra de móveis especialmente trazidos da Itália, com cristais de primeira linha, detalhes de mármore colossais, vitrais, alças e acabamentos de bronze. Se transformando em um ícone de refinamento e da art nouveau na Argentina.

Importância

Além de uma grande quantidade de figuras políticas, por este espaço também circularam célebres artistas da história do país. Inclusive, era chamada de “Terceira Câmara”, uma vez que os deputados e senadores se encontravam ali para debater questões políticas, e claro, comer muito bem. 

História

A Confeitaria del Molino começou a sua história no final do século XIX, quando foi criada pelos padeiros italianos, Constantino Rossi y Cayetano Brenna. Em 1904, se mudou para o endereço atual, a poucos metros do imponente Congresso da Nação.

No entanto, na década de 1930, a mesma viveu um dos momentos mais difíceis de sua história: durante os dias do golpe de Estado que derrubou Hipólito Yrigoyen, o lugar foi incendiado e fechou as suas portas. A reconstrução demandou quase um ano de trabalho. No entanto, em 1997 fechou suas portas de vez depois de anos de decadência.

Restauração

Em 2014, começou uma série de trabalhos de recuperação deste ícone portenho, que foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1997. Atualmente, uma equipe multidisciplinar de especialistas se encontra trabalhando para recuperar o patrimônio material e imaterial do lugar e devolver todo o seu esplendor. 

O edifício, de 5 andares, será dividido da seguinte forma: subsolo e térreo serão confeitaria e restaurante. Já os demais pisos abrigarão um museu dedicado à história da confeitaria e também um centro cultural dedicado a difundir e exibir a obra de jovens artistas. Já no terraço, está planejado um espaço gastronômico, no estilo Rooftop, para aproveitar a vista privilegiada. 

Confitería del Molino hoje

Depois de anos escondida atrás de andaimes, hoje já podemos ver a imponente fachada da Confeitaria del Molino. Tanto a torre, quanto sua cúpula já parecem como em seus velhos e gloriosos tempos.

À noite presenciamos sua melhor versão, quando as vidraças se acendem, e as lâminas coloridas por uma luz vermelha, que caracterizam o moinho, começam a girar.

Reinauguração

Devido a pandemia, a reinauguração se atrasou e não tem prazo para acontecer. Atualmente a restauração está avançada em 75%. No entanto, o edifício possui quase 8 mil metros quadrados.

A ideia é que, em 9 de julho, quando fizer 105 anos, a Confeitaria del Molino já esteja restaurada. Além disso, querem instaurar um programa de visitas guiadas que incluam o terraço gastronômico e sua cúpula, para que possa abrir suas portas depois de 23 anos.

Curiosidades

Com mais de 100 anos de história, a Confeitaria del Molino possui várias curiosidades:

  • Carlos Gardel, um dos seus clientes mais fiéis, pediu ao dono uma torta em homenagem a um amigo. Assim nasceu a famosa sobremesa Leguisama, uma mistura de massa folhada, merengue, glacê e creme imperial com amêndoas. Vale a pena experimentar.
  • Em 1917, em plena Revolução Russa, o dono celebrou criando a popular sobremesa Imperial Russo (conhecida hoje na Europa como “a sobremesa argentina”).
  • Em 1996 (um ano antes do seu fechamento), Madonna, quando estava no país gravando o filme “Evita” gravou um vídeo clipe “Love don’t live here anymore” nas instalações da Confeitaria del Molino. 

Dica Aguiar

As famosas cafeterias em Buenos Aires são uma das características mais marcantes da cidade. Fortemente influenciada pelo costume e estilo europeu, a capital portenha desde sempre foi a casa de incontáveis cafeterias. Não deixe de fazer a sua listinha e visitá-las quando estiver na cidade. 

Conheça as melhores cafeterias de Buenos Aires

Aguiar

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!