Uvas argentinas: vinhos para experimentar em Buenos Aires
Uvas argentinas: vinhos para experimentar em Buenos Aires
Argentina não é só Malbec! Hoje, o país é sim um dos mais importantes produtores do planeta e já figura entre os 10 grandes no mundo dos vinhos. Esse título foi alcançado com o aumento da produção de alta qualidade e devido à variedade de uvas cultivadas. Neste post vamos falar exatamente sobre uvas Argentinas: vinhos que o turista precisa experimentar em sua viagem a Buenos Aires.
Uvas argentinas
Bonarda, Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Tempranillo, Pinot Noir, Torrontés, Chardonnay, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Viognier são algumas das uvas cultivadas na Argentina. Abaixo listamos três indicações do nosso sommelier, Diego Somm, que você não pode deixar de conhecer quando vier a Buenos Aires.
Bonarda
Quantas vezes já ouviu falar na Bonarda ou se deparou com um rótulo que estampasse esse nome numa prateleira de mercado? Não nos surpreenderia ouvir “nenhuma” como resposta. Porém, ela é a segunda uva tinta mais cultivada de toda a Argentina e, segundo o nosso especialista, o próximo grande sucesso do mundo dos vinhos. Veja a opinião do nosso sommelier, Diego Somm.
“Bonarda é sem dúvida o próximo sucesso dos vinhos tintos argentinos. Muito tempo foi usada em mesclas com o Malbec, em busca de um frutado ao vinho, mas hoje temos muitos exemplos de Bonarda 100% que são muito elegantes e concentrados. Quem gosta de Malbec, tem grandes chances de adorar o Bonarda.”
Torrontés
Nunca provou um vinho branco argentino e não quer errar na hora da escolha? Aposte num Torrontés! São vinhos inconfundíveis, com aromas florais e frutados, além de corpo médio, alta graduação alcoólica e acidez média. Sobre essa uva, Diego Somm nos conta.
“Já falamos do Torrontés anteriormente, não muitas pessoas fora de Argentina conhecem esta casta, mas é tão importante para os vinhos brancos como o Malbec é para os vinhos tintos. É a única uva originária de nosso país e os melhores exemplos são da região de Cafayate, em Salta. Na região, muitos são os vinhos super frescos, aromáticos, de fragrância suave e doce, mas seco na boca, por isso é conhecido como o vinho mentiroso.”
Pinot Noir
A Pinot Noir também entrou nessa lista. Delicada, precisa de um clima frio para amadurecer na medida exata. Foi em Mendoza e Neuquén, na Patagônia, que a uva encontrou seu ambiente perfeito. Pode ser encontrado com facilidade em Buenos Aires. Vale a pena conferir!
Conheça Diego Somm
Diego C Esteban, conhecido como Diego Somm é argentino, mas fala muito bem português. Trabalha há mais de 10 anos no mundo do vinho, não só em Buenos Aires, como também em Mendoza e na Patagônia Argentina. Além disso, viaja frequentemente pelas diferentes regiões do país pesquisando, conhecendo e degustando os rótulos de grandes e pequenos produtores e tendo contato direto com as bodegas.
Degustação Premium em Palermo
Uma degustação de vinhos com exemplares exclusivos de diferentes regiões da Argentina, perfeitamente harmonizados com aperitivos regionais e guiada pelo Diego Somm, no coração do refinado bairro de Palermo.
Essa é a Degustação de Vinhos Premium, que te leva numa viagem a mais de 2500 km, de Norte a Sul das vinícolas Argentinas através de 5 vinhos especialmente selecionados. Para completar a experiência, aperitivos gourmet, elaborados para ressaltar o perfil característico de cada vinho.
RESERVE SEU PASSEIO COM DESCONTO AQUI
Mais sobre vinhos em Buenos Aires
Se você ficou ainda mais interessado sobre o tema e quer continuar lendo sobre vinhos argentinos, não deixe de conferir todos os posts que a Aguiar Buenos Aires já preparou sobre o assunto:
5 lugares para provar vinho em Buenos Aires
Onde comprar vinho em Buenos Aires
Vinhos argentinos para tomar na primavera
Como harmonizar vinhos argentinos com comidas típicas locais?
Malbec Argentino: 5 coisas que você tem que saber antes de experimentar!
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.