Conheça as 5 bibliotecas mais bonitas de Buenos Aires
Conheça as 5 bibliotecas mais bonitas de Buenos Aires
Visitar bibliotecas não é bem um programa turístico. No entanto, conhecer os lugares mais lindos de uma cidade é uma programação sempre interessante. Por isso, listamos as 5 bibliotecas mais bonitas de Buenos Aires.
Bibliotecas de Buenos Aires
De vez em quando é bom deixar a tecnologia de lado e mergulhar em lugares mágicos e cheios de histórias. As bibliotecas nos oferecem esse ambiente.
Mesmo sendo turista, visitá-las tem vários benefícios: ler um livro em silêncio, participar das atividades que elas oferecem, como oficinas e palestras, além de descansar entre um passeio e outro enquanto conhece um pouco mais da cultura local em um lindo lugar.
Buenos Aires é a cidade do mundo com mais bibliotecas e livrarias por habitante. Por isso, listamos a seguir as bibliotecas mais bonitas e mais representativas da cidade. E o melhor, todas têm acesso público e gratuito!
1 – Biblioteca Nacional
A Biblioteca Nacional de Buenos Aires é simplesmente uma das mais importantes da América Latina. O local reúne um acervo de cerca de dois milhões de peças e presta uma grande variedade de serviços, como cursos, exposições e eventos. Já nos jardins da biblioteca está a Praça do Leitor, além do bar Invernadero que tem como seu carro forte o drink Gin Tonic.
Endereço: Rua Agüero 2502 (Recoleta).
Mais informações: AQUI.
Dica Aguiar: A Biblioteca está localizada em Recoleta, bem perto de diversos pontos turísticos de Buenos Aires, como a Flor Metálica e o Cemitério da Recoleta, além de várias praças e restaurantes.
2 – Biblioteca del Congreso
A Biblioteca do Congresso Nacional oferece uma variedade de serviços, nos seus diferentes espaços, incluindo uma sala exclusiva para crianças de 4 a 10 anos.
A biblioteca possui também um Espaço Cultural que oferece oficinas e cursos gratuitos e onde são realizadas exposições de arte, shows, cinema, teatro, música, apresentação de livros e visitas guiadas, entre muitas outras atividades abertas ao público.
Endereço: Av. Hipólito Yrigoyen, 1750 (Balvanera – Microcentro).
Mais informações: AQUI
Dica Aguiar: A Avenida de Mayo conecta o Congresso Nacional à Casa Rosada. Não deixe de fazer esse percurso caminhando. Ao longo das suas 10 quadras você poderá apreciar a arquitetura dos seus edifícios e passar por diversos pontos turísticos como o Palácio Barolo e o Café Tortoni, até chegar à famosa Plaza de Mayo.
3 – Biblioteca de la Legislatura Porteña
Ali do ladinho da Plaza de Mayo, está o palácio da Legislatura Portenha, um Monumento Histórico Nacional, de estilo francês e com uma torre-relógio de 97 metros. E ali, encontramos um dos mais lindos segredos do centro de Buenos Aires, a Biblioteca de la Legislatura. Com mais de 36 mil livros, a beleza do local impressiona!
Endereço: Rua Peru, 160 (Montserrat – Microcentro).
Mais informações: AQUI
Dica Aguiar: Aproveite para conhecer a região da Plaza de Mayo e o bairro de San Telmo que está ao lado.
Segredos do Centro de Buenos Aires: veja os locais menos conhecidos
4 – Biblioteca Nacional de Maestros
Essa biblioteca está localizada no Palácio Sarmiento, popularmente chamado como Palácio Pizzurno (foto), que abriga atualmente o Ministério da Educação Argentino. É, sem dúvidas, um dos mais bonitos da cidade.
Arquitetonicamente é uma obra que mescla características francesas e toques germânicos. A biblioteca possui um grande acervo, e inclui até um espaço infantil, além de realizar atividades culturais e educativas: palestras sobre literatura, música, artes visuais e exposições.
Endereço: Pasaje Pizzurno, 935 (Recoleta).
Mais informações: AQUI
Dica Aguiar: Pertinho da biblioteca encontramos diversos pontos turísticos da cidade, como a Livraria Ateneo, a Bond Street, o Palácio de Aguas Corrientes (foto), o Teatro Colón e muitos mais. Todos valem muito a pena!
5 – Biblioteca Nacional Militar
O Palácio Paz é um belo edifício em estilo francês do início do século XX, que atualmente é sede do Círculo Militar. Apesar do nome pacífico, é um túnel do tempo que remonta a historicidade das armas do século XII até os dias de hoje.
Ali dentro está a Biblioteca Nacional Militar. Mesas de couro, paredes espelhadas, porta banhada a ouro e uma lareira de mármore criam uma sensação de realeza na sala de leitura. Atualmente possui mais de 60.000 títulos de diferentes áreas do conhecimento humano, como História Argentina e Universal, Política, Filosofia e muitas outras.
Importante! A biblioteca é acessível ao público mas, no entanto, acomoda apenas 15 pessoas por vez. Portanto, planeje sua visita com antecedência.
Endereço: Avenida Santa Fe, 760 (Retiro).
Mais informações: AQUI
Dica Aguiar: No Palácio Paz funciona uma das filiais do restaurante Croque Madame, que oferece uma gastronomia de qualidade, com uma variedade de pratos italianos, num ambiente extremamente agradável. Você pode desfrutar desde o café da manhã até o jantar, tanto no salão dentro do palácio (foto), quanto no jardim.
Dica Aguiar
Você sabia que em Buenos Aires está a livraria mais bonita da América Latina e a segunda mais bonita do mundo? A cidade está repleta de livrarias por todos os lados e muitas delas organizam eventos, shows musicais e possuem inclusive restaurantes, bares e cafeterias. Ideal para uma experiência completa na cidade!
Livrarias em Buenos Aires: listamos as mais incríveis da cidade
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.