O Palácio da Legislatura Portenha, um dos últimos e mais lindos expoentes da chamada “arquitetura monumental” na Argentina, completa 85 anos. De estilo francês e com sua torre-relógio de 97 metros, o edifício é considerado Monumento Histórico Nacional. Neste lugar trabalhou Juan Domingo Perón e foi onde se fez o multitudinário velório de Evita.
LEGISLATURA PORTENHA,
PATRIMÔNIO URBANO DE 85 ANOS
Durante muito tempo o prédio da Legislatura Portenha ficou escondido atrás de um tapume – estava em obras. Agora está aberto à visitação do público que circula pelo Centro de Buenos Aires. O chamado Palácio Legislativo fica na rua Peru 130 e foi declarado Monumento Histórico Nacional em 2011. O edifício foi desenhado em estilo francês pelo arquiteto Héctor Ayerza e inaugurado em 3 de outubro de 1931. Tanto por dentro quanto por fora, é muito suntuoso.
A Legislatura foi construída com os materiais que, na época, se usavam em todas as grandes obras da cidade: mármore da Grécia e da região italiana de Botticino, nogueira italiana, lustres de bronze e cristal da cidade francesa de Baccarat, entre outros detalhes desta categoria. O arquiteto Héctor Ayerz traçou um estilo afrancesado típico para o prédio, e inclusive se inspirou na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes para desenhar o Grande Salão de Honra, conhecido como Salão Dourado.
LEGISLATURA PORTENHA:
SALA ONDE SÃO REALIZADAS AS SESSÕES
O lugar das sessões – no térreo – é em forma de anfiteatro romano, todo revestido de madeira, com detalhes em bronze. Outro destaque é a Escalera de Honor, uma escada de mármore, de onde se pode apreciar uma cúpula com um vitrô gigante, com mesma a imagem do sol que está na bandeira argentina.
A biblioteca (aberta ao público em geral), com mais de 36 mil livros, também impressiona. Contém uma biblioteca digital, com documentos sobre a cidade, um arquivo sobre o peronismo, mais de 370 partituras e textos sobre tango e ainda fotos e documentos sobre a construção do prédio. Para completar, no alto do prédio, uma torre-relógio de 97 metros de altura e ainda 30 sinos de bronze! O edifício tem sete andares e um subsolo.
ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS NA LEGISLATURA PORTENHA
Foi no Salão Dourado que Juan Domingo Perón assumiu como secretário de “Trabajo y Previsión”, em 2 de dezembro de 1943. O futuro presidente trabalhou na Legislatura até 1945. Em 1947, Eva Perón também trabalhou neste edifício, e foi nele que ela foi velada durante nove dias após sua morte, em 26 de julho de 1952. Dizem que as filas chegaram a 35 quadras! Se você estiver pelo Centro, não deixe de visitar este prédio histórico.
Serviço:
As visitas guiadas são todos os dias – menos quinta – das 10h às 18h. Mas é preciso agendar: telefone 4338-3000 (ramais 1040/1041) ou por email (visitasguiadas@legislatura.gov.ar). Outra coisa: a agenda cultural da Legislatura é muito boa, com música na rua todo o final da tarde de sexta-feira.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.
Leia mais sobre o microcentro: