Tudo sobre o metrô em Buenos Aires
Tudo sobre o metrô em Buenos Aires
Andar de metrô em Buenos Aires é muito fácil e prático. O Subte, como o metrô é chamado por aqui, é sem dúvida a forma mais rápida de chegar onde quiser.
Depois que ampliaram a linha H, então, promovendo ainda mais a integração entre as diversas linhas, é o meio de transporte preferido para se locomover na cidade.
Metrô em Buenos Aires
Pra quem é turista e vai se locomover dentro da cidade, as seis linhas da rede de metrô em Buenos Aires servem de sobra.
Elas te levam até as principais avenidas, estações de trem e de ônibus (colectivos), desde os hotéis e, claro, aos principais pontos turísticos de Buenos Aires.
Tudo que você precisa saber para se locomover em Buenos Aires
Cartão SUBE
Antes de tudo, para “viajar” (sim, é engraçado, os argentinos usam a palavra viajar quando se referem a tomar algum transporte público) de ônibus, de trem ou de metrô em Buenos Aires, você precisa ter um cartão chamado SUBE.
Ele pode ser comprado nos guichês das estações de metrô ou nos quiosques (kioscos) que proliferam a cada esquina da cidade.
O custo oficial do cartão é de 90 pesos argentinos. Valor referente em 2021.
Descontos na passagem
Uma vez com o SUBE na mão, você precisa colocar crédito, o que é feito também nas próprias estações de metrô, assim como em quiosques, lotéricas e outros locais habilitados.
Considerando que a passagem custa $ 30 pesos, você deve calcular quantas viagens irá necessitar, e quanto mais usar o SUBE, mais barato sai a passagem, pois há um plano de descontos de acordo com a quantidade de vezes que você utiliza o metrô durante o mês.
*Valores em pesos argentinos, referentes Agosto de 2021.
Confira os valores atualizados da tarifa de metrô de Buenos Aires.
As linhas do metrô em Buenos Aires
A rede de metrô em Buenos Aires é formada por seis linhas: A (sinalizada em azul celeste), B (vermelho), C (azul escuro), D (verde), E (violeta) e H (amarela).
Elas estão conectadas entre si, o que torna possível fazer as combinações para chegar ao seu destino, usando mais de uma linha e pagando uma só vez. Para fazer isso é só consultar o mapa da rede e descer na estação indicada para fazer a troca.
Consulte aqui o mapa da rede de metrô em Buenos Aires e as conexões entre as linhas.
Veja como é fácil!
Se, por exemplo, seu hotel fica no Microcentro, próximo à Praça San Martín, e você quer ir de metrô ao Jardim Botânico, você deve pegar a linha C na estação General San Martín (em frente à praça). Uma vez no subte, desça na estação Diagonal Norte e siga os cartazes que indicam a linha D.
Ao chegar na plataforma da linha D, você estará na estação 9 de Julio. Certifique-se de tomar o trem que vai em direção a Congresso de Tucumán. Desça na estação Plaza Itália e você já estará próximo ao Jardim Botânico.
Horários do metrô em Buenos Aires
De segunda a sábado o serviço do metrô em Buenos Aires funciona das 5h30 às 23h, variando o horário de encerramento em alguns minutos, de acordo com cada linha.
Aos domingos e feriados, das 8h até 22h, também de acordo com a linha. Na página do Governo da Cidade, é possível consultar os horários exatos, assim como confirmar se a linha que você pretende usar está operando normalmente.
Consulte aqui os horários e situação das linhas do metrô em Buenos Aires.
O metrô se renova aos poucos
Embora os veículos de algumas linhas sejam bem antigos, nos últimos anos, a rede de metrô em Buenos Aires tem passado por diversos programas de otimização, inclusive com a modernização da frota.
Ainda falta um bocado por fazer, mas vem melhorando ainda que aos pouquinhos. Um dos principais problemas é a superlotação nos horários de pico. Se possível, evite pegar o metrô nas primeiras horas da manhã e a partir das 17h até as 20h.
A arte no metrô em Buenos Aires
As estações do metrô em Buenos Aires são uma atração à parte. Abertas para intervenções artísticas, como murais e restauração de obras e de objetos diversos, viraram verdadeiros museus populares.
Até o momento, foram feitas mais de 450 intervenções, com a participação de 200 artistas convidados.
Na linha A, são lembrados marcos históricos da cidade e da República. Na B, os espaços são dedicados à arte urbana. A estação C é a Linha de los españoles e retrata paisagens típicas daquele País.
Imagens relacionadas aos bairros recorridos em seu trajeto povoam as estações da linha D, com seus habitantes e edifícios históricos. Na E, a arte contemporânea marca presença em diferentes estilos, com murais abstratos e temas ligados à cultura nacional. Por fim, na linha H, rende homenagem ao tango, com a representação de personagens importantes.
Faça aqui o download do livro Arte en el subte de Buenos Aires.
Primeiro metrô na América Latina
Você sabia que desde 1913 existe metrô em Buenos Aires? A cidade foi pioneira na América Latina ao implementar uma rede de transportes subterrâneos, inaugurada com a linha A.
Até pouco tempo, ainda era possível “viajar” em um dos trens originais da época, com vagões e bancos de madeira e lustres antigos. Eram puro charme, mas foram substituídos por unidades mais modernas, com a promessa de serem restaurados. Vamos de metrô?
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.