Confirmada: abertura de fronteiras para Argentina em 2020
Confirmada: abertura de fronteiras para Argentina em 2020
A notícia que tanto esperávamos chegou: o governo argentino confirmou a abertura de fronteiras para 5 países limítrofes, incluindo o Brasil. A seguir, falaremos mais sobre a novidade.
Pandemia na Argentina
O isolamento obrigatório na Argentina começou no dia 20 de março. Dividido em fases, as atividades foram sendo liberadas aos poucos, mediante acompanhamento de aumento, estabilização e diminuição de casos.
As medidas sanitárias seguem sendo avaliadas no dia a dia, de acordo com as atualizações, com objetivo do controle e estabilidade da pandemia. Todos os protocolos estão sendo seguidos para que o retorno das atividades possa seguir da forma mais segura possível.
Fronteiras argentinas
Dentre as diversas medidas tomadas pelo governo argentino, o fechamento das fronteiras foi uma das mais impactantes para o setor turístico. No final de abril o governo proibiu a comercialização de passagens aéreas, sem confirmação de data de retorno.
Retomada do turismo
Data confirmada
Finalmente temos uma data! O governo argentino informa de maneira oficial que a abertura de fronteiras para a Argentina se dará a partir do dia 30/10/2020, inicialmente com países limítrofes, incluindo, assim, a entrada de brasileiros. A informação foi confirmada para o Nossa, coluna do UOL.
Regras para entrar na Argentina
Poderão viajar brasileiros sem limitações de entrada, desde que apresentem o PCR (exame para identificação do novo coronavírus) negativo, que deve ser feito, dentro das últimas 72 horas antes do embarque, e apresentado ao pousar na Argentina, no aeroporto.
Segundo a resolução oficial, os turistas devem ainda apresentar no momento de entrada no país, uma Declaração Jurada, que deve ser preenchida 48 horas antes do embarque. O documento deverá estar disponível diretamente nos sites das empresas aéreas.
É necessário também um seguro de saúde, que é um plano contratado para o período da viagem, que oferece assistência médica e hospitalar. O seguro deve cobrir casos de COVID- 19.
Até o momento, o turista só poderá permanecer em Buenos Aires, não podendo se deslocar pelo país. No momento, não será necessário realizar quarentena de 14 dias.
Confira mais sobre os requisitos para entrada de brasileiros na Argentina
Medidas e protocolos
A Argentina, como dissemos, se preparou com dezenas de protocolos sanitários. Buenos Aires, por exemplo, passou por uma reformulação com medidas para garantir uma cidade o mais segura possível para turistas e, claro, para a própria população.
A princípio, só estarão habilitadas as fronteiras aéreas, além da via marítima, mas essa, exclusivamente para uruguaios. Já para as fronteiras terrestres, ainda não foi informado data de liberação de viagem.
Como medida de segurança foram adotados protocolos sanitários em todos os voos, bem como no desembarque e atividades turísticas, sempre pensando em garantir segurança aos visitantes.
Saiba mais sobre os protocolos de Buenos Aires para este momento
Informação é tudo
Neste momento, bastante atípico, é importante acompanhar dia a dia as atualizações. Lembre-se se que, se estiver planejando viagem, busque sempre empresas flexíveis, que possam te ajudar em caso de remarcação, além de te atenderem de maneira mais personalizada.
Durante este processo, conte conosco!
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.