Sempre que viajamos para um novo destino, nos deparamos com as comidas tradicionais que oferece. Mas você busca saber também o que os locais tomam? Hoje, te mostraremos as principais bebidas típicas argentinas.

Identidade gastronômica

Quando falamos de gastronomia, lembramos muito de comidas. Mas a identidade gastronômica de um povo está muito ligada também às bebidas. Desde o cafezinho, até os drinks mais elaborados.

janeiro de 2019 em Buenos Aires-mate02

As bebidas típicas argentinas são parte primordial dos costumes do seu povo. Esses costumes são tão fortes e presentes no cotidiano, que são facilmente encontrados por Buenos Aires. Aproveite também!

Mate

Se tem uma bebida que representa o argentino, é o mate. Um dos hábitos mais presentes no seu cotidiano, “tomar unos mates” vai muito além do simples consumo, é a representação da cultura argentina. Tem todo um ritual e regras especiais. Você provavelmente irá encontrar grupos de amigos tomando mate em qualquer lugar de Buenos Aires e em qualquer época do ano. Não deixe de vivenciar essa experiência.

Clique aqui para saber mais sobre a cultura do mate. 

Fernet

Outra bebida que representa muito o argentino é o fernet. Apesar de ser de origem italiana, o licor foi incorporada à cultura local, e hoje, é uma das bebidas típicas argentinas mais consumidas.

Muito popular entre os jovens, é facilmente encontrado em qualquer bar da cidade, sendo um clássico nas baladas e festas portenhas. O licor é misturado com coca e gelo, e por ser muito forte e amargo, muitas vezes precisa de uma certa adaptação. Os argentinos costumam dizer que a partir do terceiro copo fica mais fácil. Vale a tentativa, não é mesmo?

Vinho

Vinho no restaurante em Buenos Aires

Chegou a hora de falar do queridinho dos turistas brasileiros. Conhecido mundialmente pela sua qualidade, o vinho argentino é paixão nacional, sendo bastante consumido no dia a dia do portenho e, claro, pelos turistas. São muitas opções para todos os bolsos e paladares, seja você um expert ou se estiver provando pela primeira vez. Não pode faltar na sua lista! 

Veja aqui algumas dicas para escolher vinho no restaurante.

Vinho (Patero e Vinho com soda)

Você sabia que existem algumas variações do vinho bastante comuns na Argentina? Hoje te contaremos 2 delas. Em primeiro lugar, falaremos do vinho com soda. Isso mesmo que você leu, os argentinos misturam vinho com soda. Apesar de ser uma mistura bastante contestada, é também uma tradição bem comum, principalmente com vinhos mais econômicos.

Não menos importante, temos também o vinho patero, que se diferencia dos demais vinhos pela sua forma de preparo. As uvas são trituradas com os pés descalços, ou com as patas, como dizem no lunfardo, por isso, seu nome “patero”. Apesar de causar rejeição pelo se modo de preparo, o vinho patero é reconhecido com um dos mais naturais que existem, tendo conquistado muitos consumidores pelo país pela sua doçura. 

Veja aqui como harmonizar os vinhos com a comida argentina. 

Chicha

A chicha é uma das bebidas típicas argentinas mais antigas. De origem indígena, é muito comum em vários países da América Latina, tendo suas particularidades em cada um. Na Argentina, sua base é milho fermentado e mel. É, ainda, bastante consumida no Norte e muito presente em suas celebrações e festas tradicionais.

Soda em sifón

A soda em sifón não pode faltar na geladeira do argentino. Uma espécie de água com gás que pode ser tomada pura ou misturada com algum suco. Como vimos anteriormente, também é misturada com vinhos econômicos. Além de ser uma das bebidas típicas argentinas mais populares, o seu consumo é carregado de memórias para os argentinos.

Licor de dulce de leche

Aqui os argentinos foram longe demais. Umas das melhores sobremesas portenhas em forma de bebida, o licor de doce de leite é simplesmente maravilhoso. Dá água na boca só de ler, não é mesmo? Não deixe de experimentar quando estiver em Buenos Aires. 

Dica Aguiar: A Dulce de Leche & Co possui o licor de doce de leite e é uma delícia! O melhor de tudo, seguidor Aguiar tem 10% de desconto nesse, e demais produtos da loja. Imperdível!

Dica Aguiar

como levar vinhos pro brasil

Além de serem importantes para conhecer os costumes do país e do seu povo, as bebidas típicas argentinas são uma excelente opção de souvenir. Seja para consumo próprio ou para presentear alguém especial. Mas esteja atento às regras de bagagem para que não haja nenhum imprevisto indesejado. Não deixe de nos marcar no instagram com as suas bebidas favoritas!

Aprenda a levar vinhos argentinos para o Brasil.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?