Considerado um hábito muito tradicional na vida dos habitantes, o mate argentino é a manifestação da história nos dias atuais. Por isso, hoje vamos te contar com mais detalhes sobre essa bebida tão presente na vida portenha!

O ritual do mate

mate argentino

O mate argentino é um verdadeiro ritual da cultura. Muito mais que apenas o preparo e a degustação, é um hábito no cotidiano dos argentinos que tem muito significado. Por isso, é importante saber como é o preparo correto e a maneira de apreciar essa bebida.

Saiba mais sobre o choripán, outra tradição argentina da gastronomia.

O que é

mate argentino

A bebida trata-se de uma infusão, semelhante a um chá. A erva usada é elaborada de uma maneira específica. Na Argentina, diferente do Brasil onde também se toma mate em algumas regiões, é mais comum encontrar ervas chamadas de pura folha. Trata-se de uma parte do processo de moer as folhas de modo que não se tornem tão finas.

Os benefícios

A bebida é uma espécie de estimulante e tem propriedades semelhantes às do café, por exemplo. Trata-se também de uma infusão digestiva e antioxidante. Além disso possui diversas vitaminas e sais minerais. Para quem tem uma dieta a seguir, o mate ajuda na saciedade. Por outro lado, é preciso se atentar à temperatura da água para não prejudicar a saúde, o ponto ideal é em torno de 60 e 70 graus.

mate argentino

Como preparar

mate argentino

Existem cuias de diversos materiais e também decoradas de muitas formas. Mas o mais tradicional é a cuia feita de um fruto chamado cabaça, de madeira. Porém se encontra também recipientes de metal, porcelana, vidro e até mesmo plástico. Além disso as decorações podem ser feitas em metal, com tecidos e materiais diversos conferindo lindas apresentações para o mate.

mate argentino

Para o preparo do mate é necessário a cuia, erva, a água aquecida e a bombilla, uma espécie de canudo de metal próprio para o mate. Dessa forma, é colocada a erva preenchendo cerca de ¾ do recipiente e fazendo uma leve inclinação com a cuia, após chacoalhar o recipiente com a erva, tapando com a mão. Assim, as partículas mais finas se dissipam e impedem o mate de entupir. Logo após se coloca a bomba e, por fim, a água.

Dica Aguiar: Após a colocação da bomba é importante não mexer mais nela, pois o mate pode entupir.

MATE ARGENTINO

Cultura

MATE ARGENTINO

Apesar de ser parte da cultura argentina, o mate é apreciado também de outras formas e em outros países. No Brasil no estado do Rio Grande do Sul é consumido de maneira bem semelhante à Argentina, variando no tamanho da cuia, que geralmente é maior. Porém, em estados como Mato Grosso se encontra facilmente uma adaptação do mate chamada de tereré, muito semelhante, porém ingerido com água gelada, bem como no Paraguai. Por fim, é um ritual que pode ser compartilhado com amigos, família, sozinho e até mesmo em ambientes de trabalho.

Conheça mais sobre experiências gastronômicas em Buenos Aires clicando aqui!

Dica Aguiar

MATE ARGENTINO

Se você quer ter uma experiência mais próxima do mate, aprender e provar essa tradição do país, pode optar pelo The Argentine Experience. Uma experiência gastronômica que te leva a conhecer diversas partes da culinária argentina. Portanto, aqui você terá a oportunidade de não apenas experimentar, mas também aprender mais detalhes sobre o mate e também a prepara-lo. Entre outras comidas típicas. É uma excelente opção, principalmente para os amantes de gastronomia!

*Foto da fotógrafa Adriana Carolina.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?