Você está de passagem comprada para Buenos Aires, hotel reservado, passeios planejados, mas ainda não decidiu se levar ou não os cartões de crédito e/ou débito com você. E surgem as dúvidas: será que vale a pena levar meus cartões? Será que vou saber como sacar dinheiro em Buenos Aires? O que devo fazer? Não se preocupe, nesse post vamos tirar essas dúvidas!

Como sacar dinheiro em Buenos Aires

A primeira coisa que você deve saber é que vale a pena sim trazer pelo menos um cartão, pois no caso de uma emergência, como roubo ou perda de dinheiro em espécie, ele pode tirar você do aperto. Um plano B é sempre importante e se estamos no exterior, ele é fundamental.

Como sacar dinheiro em Buenos Aires: segundo ponto

A segunda coisa que você deve saber é que antes de deixar o país, você precisa avisar o seu banco acerca de sua viagem, informando para onde e por quanto tempo você viajará. Dessa forma, seu cartão será liberado e você estará autorizado para utilizá-lo quando necessário, podendo tanto fazer compras como sacar dinheiro em Buenos Aires sem problemas.

Em muitos casos, o aviso da viagem pode ser feito de casa mesmo, de modo online. No caso de cartão múltiplo, fique atento para liberar as duas funções: crédito e débito. Qualquer dúvida, entre em contato por telefone com o banco ou faça uma visita ao seu gerente. Nesse caso, aproveite para informar-se sobre os valores das taxas cobradas atualmente nessas operações no exterior, já que variam de acordo com o banco.

Como sacar dinheiro em Buenos Aires: terceiro ponto

Sim, essa é a terceira coisa que você deve saber: o uso dos cartões no exterior implica em pagar diferentes taxas, cobradas pelo seu banco no Brasil ou emissor do cartão (no caso do pré-pago), da rede que você está usando (aqui na Argentina as mais comuns são a Link e a Banelco) e do próprio caixa eletrônico. Além disso, você vai pagar também um imposto, o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). Outra consideração ao sacar dinheiro em Buenos Aires é que existem limites diários de saque que pode variar de dia, horário e banco e até mesmo disponibilidade de pesos do caixa eletrônico.

Como sacar dinheiro em Buenos Aires: IOF

Cada vez que o turista brasileiro paga uma conta no exterior com cartão de crédito ou de débito, realiza saque sem moeda estrangeira, compra cheques de viagem (traveller checks) ou faz carregamento de cartões pré-pagos em moeda estrangeira, paga 6,8% de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).

Ao comprar moeda estrangeira, sejam dólares ou pesos, o IOF também é cobrado, mas a taxa é menor: 1,1%desde maio de 2016 – antes disso, a alíquota sobre moeda estrangeira em espécie era de 0,38%.

Como sacar dinheiro em Buenos Aires: onde?

Agora que você já sabe que tem que liberar o cartão e que o saque tem um custo extra, você precisa saber onde e como sacar dinheiro em Buenos Aires. Você não precisa procurar uma agência do seu banco para fazer saques durante a viagem. Basta identificar com que rede ele opera. Se você não souber, seu gerente certamente vai saber esclarecer sua dúvida.

Como dissemos antes, as redes que viabilizam saques na Argentina de contas de bancos brasileiros geralmente são a Banelco ou a Link. Fique atento para o limite de saque diário e programe-se de acordo com esse valor. Importante também estar ciente de que o saque será sempre em pesos. A conversão é feita pelo câmbio oficial, considerando a cotação do dia do saque.

Como sacar dinheiro em Buenos Aires: passo-a-passo

Para facilitar ainda mais, segue um passo a passo de como sacar dinheiro em Buenos Aires. As dicas valiosas são do Blog Vambora.

1 – Procure um ATM (Automatic Teller Machine). Do lado de fora, você vai ver com que redes ele opera. Existem muitos espalhados pela cidade. De preferência, procure algum que fique próximo ao seu hotel ou dentro de um shopping, por uma questão de segurança.

2 – Insira o cartão do banco e siga as instruções na tela.

3 – Se o caixa oferecer opções de idioma (como inglês ou espanhol), escolha o de sua preferência.

4 – Selecione o tipo de saque (crédito ou débito), mas lembre-se que os saques no crédito sofrem tarifas mais altas. Escolha sempre a opção débito, a não ser em casos de grande urgência. Lembrando que precisam estar liberados para uso internacional.

5 – Insira sua senha de utilização do caixa eletrônico (a mesma que você usa no Brasil).

6 – Observe as solicitações do caixa, que podem variar dependendo da bandeira.

7 – Quando a máquina perguntar se você deseja a impressão do recibo (recibo/ receipt), selecione a opção “sim” (sí/ yes).

8 – Verifique qual é o limite de saque daquele terminal.

9 – Indique o valor do saque, lembrando que quanto mais você retirar, melhores serão as tarifas.

10 – Assim como nos caixas daqui, caso o valor desejado não apareça, clique em “outros” (otros/ other) para digitar a quantia.

11 – O caixa deverá informar o quanto será cobrado pelo saque e você deverá aceitar a cobrança (accept fee) para finalizar a transação.

12 – Retire o seu cartão, aguarde a emissão do dinheiro e guarde o comprovante para verificar todos os custos.

Como sacar dinheiro em Buenos Aires: cartão como alternativa

Como dá pra ver, viajar com o dinheiro em cash (em dólar e real) pode ser mais vantajoso, porque você evita pagar as taxas e impostos cobrados pelos bancos e operadoras sobre as transações feitas no exterior – caso do IOF e das taxas de saque, por exemplo.

Você pode pensar que é mais arriscado, porque sempre existe a possibilidade de um roubo ou mesmo de perder dinheiro por aí. Mas na verdade, a possibilidade de um roubo ou assalto também existe ao sacar dinheiro em qualquer cidade. O ideal é viajar com dinheiro em espécie e também um ou mais cartões como alternativa. A rede Visa é a mais aceita em Buenos Aires, seguida pela Mastercard e American Express.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?