
Cotação do peso argentino: como calcular?
Cotação do peso argentino: como calcular?
Uma das principais dúvidas de turistas brasileiros em Buenos Aires é sobre a cotação do peso argentino. Como calcular? Vamos explicar tudinho pra você. Fique ligado!
Câmbio
Para começar, saiba que, em geral, não é vantajoso fazer o câmbio no Brasil, sempre recomendamos trocar moeda na Argentina. Isso porque a cotação no Brasil geralmente não é boa. Outro ponto muito importante é que existe o valor de venda e o valor de compra da moeda, o que também gera dúvidas. Você deve olhar o valor de venda (você compra, mas a casa de câmbio vende para você, daí a confusão).
Você pode acompanhar a cotação do peso argentino com relação ao real no site do Banco la Nación
Como calcular?
Uma das principais dúvidas é sobre o cálculo. Mas na verdade é bem simples. Vamos te mostrar com exemplos práticos. Para ilustrar os exemplos, vamos supor que 1 real é equivalente a 200 pesos argentinos.
De pesos para reais: Você quer comprar uma garrafa de vinho que custa 6000 pesos e quer saber quanto é em reais. Basta dividir 6000 por 200.
6000 / 200 = 30 reais.
Valor em pesos dividido pela cotação = valor em reais.

De reais para pesos: Agora considere que você quer trocar R$ 1000 para pesos argentinos. Neste caso, basta multiplicar 1000 por 200. Logo, a conta é:
1000 x 200 = 200.000 pesos.
Valor em reais multiplicado pela cotação = valor em pesos.
Importante: Os valores citados foram utilizados para exemplificar e facilitar o entendimento. É necessário substituí-los pelo valor da cotação que você realizará o câmbio no período da sua viagem.
Cotação do peso argentino
Devido à instabilidade da moeda, o valor do peso com relação ao real varia muito, não só de um dia para o outro, mas até da manhã para a tarde do mesmo dia. É o que se costuma chamar de câmbio flutuante.
Câmbio paralelo
Já o câmbio paralelo é realizado paralelamente ao oficial e de forma não legalizada. Também chamado de informal, blue ou negro, é realizado normalmente na Argentina. Em Buenos Aires, por exemplo, é oferecido nas ruas da cidade. Até o final de 2023, oferecia um valor bem acima do conseguido no mercado formal. No entanto, atualmente, essa diferença diminuiu consideravelmente.
Importante: Por não ser legalizado, apesar de normalizado, existem riscos no câmbio paralelo, como notas faltas, por exemplo. Por isso, é importante ter bastante cuidado ao realizar a troca.
Cartões de Crédito
A cotação do peso argentino no cartão de crédito e nas lojas é outro ponto importante a levar em conta. A cotação utilizada no cartão de crédito depende do seu banco e o câmbio do dia, além é claro, do importo IOF cobrado por transação internacional, então pode acabar saindo mais caro optar por essa forma de pagamento.
Com relação a pagar em reais nas lojas e restaurantes, é preciso muita atenção! Não existe um órgão regulador que determine a cotação a ser adotada. Ou seja, cada loja estabelece a cotação desejada. Às vezes oferecem um ótimo valor, mas compensam no preço do produto.
Dica Aguiar: sempre pergunte se aceitam real e qual a cotação utilizada, pesquise os preços!
Guia de Gastos

O Guia de Gastos Aguiar Buenos Aires é um guia digital com a lista atualizada dos preços e possíveis gastos que os turistas terão na cidade. Em formato de e-book, com uma linguagem didática e dividido por categorias, o guia pretende facilitar o planejamento e organização da viagem. O material também é cortesia para clientes da Aguiar Buenos Aires e é atualizado 4 vezes ao ano.
Dica Aguiar

Agora que tal planejar os passeios na cidade? A Aguiar Buenos Aires, claro, tem as melhores experiências. E o melhor, o pagamento é realizado em reais e aceitamos pix e cartão de crédito em até 12x sem cobrança de IOF.
Para saber mais detalhes dos serviços oferecidos, como datas, horários e valores promocionais, entre em contato através do nosso WhatsApp clicando AQUI. Ele funciona de segunda a sábado, das 8h30 às 20h30, com atendimento 100% em português.
Confira agora os passeios e shows de tango promocionais da Aguiar
Este post foi atualizado em janeiro de 2025. Devido às constantes mudanças na economia argentina nos últimos anos, recomendamos que sempre confira as informações atualizadas no período da sua viagem.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos acompanhar nosso blog onde encontrará dicas, lista de restaurantes, hoteis e muitos passeios. E não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para ver nossos posts diretamente de Buenos Aires.
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
