Ecoparque em Palermo: Ex-zoológico de Buenos Aires

Ecoparque em Palermo: Ex-zoológico de Buenos Aires

Ainda em processo de reforma, o antigo zoológico de Buenos Aires, hoje dá espaço a um lindo e consciente Ecoparque em Palermo. Acompanhe aqui como foi essa mudança e qual o objetivo desse local tão importante.

O antigo Zoológico de Palermo

Ecoparque em Palermo

Em 2016, o Governo da Cidade interrompeu a concessão de funcionamento do Zoo de Buenos Aires. Depois de muitos protestos e manifestações contra o funcionamento do local em 140 anos de atividades.

Ecoparque em Palermo

O local permaneceu fechado por 2 anos. Dos quase 1.500 animais que viviam ali, mais de 500 já foram remanejados a outros locais. Essas espécies serão transferidas a santuários e reservas naturais. Apenas aqueles que correm algum sério risco de vida com o traslado permanecerão lá.

A arquitetura e estilo vitoriano foram preservados após o fechamento para não perder as características. Porém, cada recinto exibe diferentes estilos arquitetônicos, de acordo com a origem das espécies que ali habitavam.

Dica Aguiar: Aproveite a visita ao Ecoparque para conhecer o Jardim Botânico de Palermo. Ambos ficam próximos à Plaza Itália.

 Saiba mais sobre o Jardim Botânico de Palermo.

Reforma

Ecoparque em Palermo

Entre várias melhorias e reformas, o arco de entrada do agora Ecoparque em Palermo também foi restaurado. Entretanto, a mudança mais importante do local se dá em duas grandes áreas. Primeiramente, uma de acesso gratuito que terá atividades artísticas e culturais, instituições educativas focadas na conservação e parques internos de sensibilização dos vistantes em diversos temas ambientais.

Ecoparque em Palermo

Já na segunda, localizada na área central do parque, o acesso será controlado, pois é onde se encontra a fauna. Não haverá mais animais enjaulados e um grande muro verde será o limite entre a zona acessível e a restrita. Por fim, a obra de restauração da parte arquitetônica e histórica está prevista para ser finalizada em 2021.

Saiba mais sobre o bairro do Ecoparque: Palermo. Clique aqui!

Proposta

O novo local tem o intuito de conscientizar os visitantes. Para isso, além de conservar a biodiversidade dos mais de 16 hectares de área, a visita será restrita a 2 mil pessoas por dia, bem como será proibido alimentar os animais. A educação ambiental será o ponto chave, portanto é uma ótima opção de passeio para fazer em família. O novo projeto visa sensibilizar a população dos cuidados que nossa fauna deve ter diariamente.

Ecoparque em Palermo

É importante destacar também que os solos foram renovados, os substratos tiveram melhorias e a vegetação ganhou mais espécies. Além do mais, foi feito o resgate de espécies nativas e foram construídos novos recintos e ampliados os já existentes, entre outras benfeitorias.

Preservação ambiental

Ecoparque em Palermo

O Ecoparque em Palermo tem um trabalho que soma o treinamento de cuidadores, espaço veterinário para os animais, cuidado com a nutrição dos mesmos e o enriquecimento ambiental das espécies. Todos esses esforços juntos aumentam a qualidade de vida dos animais que ali vivem.

Ecoparque em Palermo

Além disso, também serão monitorados os ruídos ao redor do local, já que está localizado numa zona urbana e movimentada. Durante a noite foram proibidas visitas para preservar o descanso das espécies. Bem como são tratados com muita seriedade os níveis de bem-estar animal. Por fim, não se pode deixar de mencionar que os animais ficarão alojados em espaços mais amplos e que, de alguma maneira, recriam seu habitat natural. Serão as chamadas ecoregiões.

Conheça o Bioparque Temaikén: referência em preservação da natureza. A Aguiar te leva até lá!

Ecoregiões

Ecoparque em Palermo

Visando a boa convivência das diferentes espécies assim como na natureza, os espaços foram divididos em ecoregiões. São seis: “Buenos Aires Silvestre”, “Os Montes de Yaguareté”, “Dos Andes à Patagônia”, “Costa e Mar Argentino”, “Conservando nossa biodiversidade” e “Do Jardim ao Ecoparque”.

Desse modo, o novo espaço verde da cidade de Buenos Aires busca transformar o local em um ambiente de conhecimento da fauna argentina e habitats naturais. O que se dará através de atividades interativas, propostas lúdicas e atrações, ao mesmo tempo que se pode desfrutar em família. Não deixe de visitar e dividir sua experiência conosco!

Endereço: Av. Sarmiento, 2601 – Palermo.
Horário: de terças a domingos das 10 às 17h.

*As fotos desse post são do Governo da Cidade de Buenos Aires.

Dica Aguiar: Chegue cedo para garantir o acesso já que as vagas são limitadas. A entrada é gratuita. Acesso pela Plaza Italia e Av. Del Libertador.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Raquel Patel
Designer por formação, com ênfase em desenvolvimento de identidades visuais, na Aguiar produz textos para o blog com inspiração no seu grande amor por Buenos Aires, cultura e estilo de vida dos portenhos. Mãe de um filho de quatro patas, é interessada por moda e estilo e em seus programas favoritos estão incluídos shows de música.
Compartilhe!
Segue a gente!