A Argentina é o país da América Latina que mais recebeu imigrantes italianos. Por isso, tem muitas influências desse país. A forma de se expressar, bastante peculiar e com uso de muitos gestos, é uma das heranças mais fortes. Dessa forma, te mostramos os principais gestos argentinos que irão facilitar a comunicação na sua viagem.

Uma comunicação a parte

As expressões faciais e os gestos falam mais do que as palavras. Por isso, os argentinos são um povo muito expressivo e a sua comunicação é cheia de características próprias: falam muito rápido, com uma entonação forte, e além disso, muitas vezes usam apenas gestos para se comunicar.

Os gestos argentinos podem ser usados para completar uma frase ou dar intensidade à conversa. Como turista, certamente você verá esses gestos facilmente. Hoje, te mostraremos alguns deles!

Gestos argentinos:

Quando não se entende o que está acontecendo

Que? Que pasa? Que estas haciendo? Com os dedos juntos, em forma de coxinha, movimentando para cima e para baixo. 

Esse é, definitivamente, um dos gestos argentinos mais usados. Serve para questionar alguma coisa, principalmente as que não concorda. É bastante usado também por motoristas no trânsito.

Quando quer afirmar algo

Dale. Falado com as mãos estendidas. O dale é talvez a expressão mais utilizada pelos argentinos. Usada em qualquer situação e tem diferentes usos. Seja para dar força a alguém, muito usada nas músicas de futebol (Dale, Bocaa!), ou para pedir alguma coisa, para fazer perguntas ou simplesmente responder afirmativamente. Por exemplo: Vamos a Buenos Aires en la primavera, dale? Dale. Explicando que, sim, claro que vamos!

Quando não se faz ideia de algo

No sé! Que se yo! Pode se assemelhar com não sei, ou sei lá. Essa expressão também é muito usada pelos argentinos em diferentes situações. Geralmente para coisas simples. Pode ser usada quando se tem uma dúvida, abrindo-se para a outra pessoa opinar, ou também pode ser usado de forma sarcástica, quando não quer responder. Por exemplo:

Que vamos a cenar hoy? Que se yo, un asado. Que te parece? 

(O que vamos jantar hoje? Não sei, um assado. O que acha?). 

Cual es el precio de eso? Que se yo! Mira en el cartel. 

(Qual o preço disso? Sei lá! Olha o cartaz.)

Quando quer reagir negativamente

Noooo. Falado com a mão na cabeça. 

Dessa forma mesmo, com o “o” bem prolongado, sendo um dos gestos argentinos mais dramáticos. É usado para dizer que algo não é possível, ou para reagir de forma negativa, por exemplo: Noooo, ya no hay más vino! (real situação de desespero argentino).

Quando quer enfatizar uma quantidade

No tengo ni 1 peso (Não tenho nem 1 peso). Gesto mostrando 1 com o dedo. 

Em Buenos Aires é bastante comum oferecerem produtos para venda, principalmente no metrô, e nas ruas também. Essa expressão é usada quando você não tem interesse em comprar ou de fato quando não tem dinheiro algum. 

Quando está com fome

Tengo un hambre mal! Falado com a mão na barriga.  

Auto explicativo, não é mesmo? A culinária da Argentina sendo tão maravilhosa, provavelmente esse é um dos gestos argentinos que você mais irá utilizar. Quando a fome bater, é super comum usar a expressão para dizer que está faminto. 

O termo mal é usado também para afirmar o que foi dito, intensificar, na verdade, o que está dizendo ou simplesmente para responder afirmativamente, no sentido de exagerar a resposta. 

Exemplos:La gastronomía argentina es muy buena. Maaal. (Mal no sentido de exagerar que a cidade é muito bonita)

Buenos Aires es linda en el invierno, verdad? Maaal. (Mal no sentido de exagerar que a cidade no inverno é mesmo muito linda)

Dica Aguiar: Só de falar em gastronomia já bate aquela fome né? Aproveite e conheça um pouco sobre os costumes culinários argentinos.

Dica Aguiar

Às vezes, a maneira de se expressar dos argentinos pode parecer um pouco mais grosseira para nós, brasileiros. Entretanto, não se esqueça que o jeito deles é mais expansivo que o nosso. Quando estiver por aqui, observe não só o idioma, mas também os gestos argentinos. Além de se aprofundar culturalmente, pode ser bastante divertido.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?