Homero Manzi: um dos berços do tango portenho
Homero Manzi: um dos berços do tango portenho
O café e restaurante Esquina Homero Manzi, está no encontro das avenidas San Juan e Boedo, no familiar bairro de San Cristóbal, e resiste aos anos, um símbolo da alma portenha.
Declarado Sítio Histórico Nacional pelo Senado da Nação Argentina, o local fica longe do tradicional circuito turístico de Buenos Aires, mas recebe diariamente a visita de turistas, além dos moradores da cidade.
Um dos berços do tango portenho
Símbolo da cultura portenha dos anos 40, a década de ouro do tango, a Esquina Homero Manzi era então frequentada pelos músicos mais representativos da cidade, responsáveis por converter esse estilo de música em uma expressão artística portenha por excelência.
Onde fica? Av. San Juan, 3601 (San Cristobal)
Porque Homero Manzi?
Foi nessa esquina que Homero Manzi escreveu a letra de Sur e de vários outros tangos famosos. Poeta, jornalista, dramaturgo e diretor de cinema, entre outros, inovou o tango, trazendo poesia em suas letras.
De volta aos anos 40
Hoje, o local nos convida a reviver aqueles tempos, seja pela arquitetura do edifício em si, seja pela decoração ou pelos shows que oferece.
O exterior destaca-se por belos janelões, coroados por cartazes típicos da Buenos Aires antiga, onde impera a quase extinta técnica do fileteado portenho.
Um clássico imperdível
No interior, o velho estilo clássico dos anos 40 também foi conservado. O cedro e o mármore de Carrara dominam o mobiliário e o espaço, oferecendo um ambiente de aconchego e elegância.
Ideal para um cafézinho ou almoço
Durante o dia, funciona como café e restaurante, uma ótima opção para saborear uma deliciosa medialuna, tomando um expresso ou um café com leite, enquanto se programa os próximos passeios.
Ou para repor as energias com um típico menu executivo na hora do almoço, que inclui entrada, prato principal e sobremesa.
À noite Tango
Durante a noite, a magia é ainda maior. A música, a iluminação e todo o ambiente colaboram para fazer o cliente sentir-se de volta ao passado.
No palco, músicos, bailarinos, cenários e figurinos funcionam bem, mostrando um espetáculo de qualidade. Nas mesas, pode-se optar pelo jantar completo ou apenas um drinque com a famosa picada argentina (petiscos que acompanham a bebida).
Fundado em 1927 com o nome de El Aeroplano, o local passou pelas mãos de vários proprietários e foi batizado e rebatizado diversas vezes.
Em 1981, ganhou o nome de Esquina Homero Manzi, mas em março de 1999, fechou suas portas. Felizmente, em 2001, reabriu. Em 2004, foi declarado Café Notable pelo Governo da Cidade.
Souvenirs
Se você é do tipo que gosta de levar algum souvenir dos lugares que visita pode escolher entre variadas opções oferecidas no Homero Manzi. Há desde chaveiros, canetas, guardanapos e xícaras de café, a livros, relógios, camisetas e muito mais.
Esperamos que tenha gostado desta dica. Veja mais dicas e curiosidades no nosso Blog, são mais de 1000 matérias com muita informação.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.