Conheça La Isla: a pequena Paris em Buenos Aires

Conheça La Isla: a pequena Paris em Buenos Aires

O bairro de Recoleta, em sua maior parte residencial, ainda hoje representa características aristocráticas. E bem ali, perto de diversos pontos turísticos, existe uma região com ares parisienses. Venha com a gente em um lindo passeio por La Isla, a pequena Paris em Buenos Aires.

Arquitetura de Recoleta

A arquitetura do bairro é considerada elegante e com detalhes de qualidade, passando por influências francesas e inglesas, até a arquitetura moderna argentina. O caráter aristocrático das suas residências e palácios, além das lindíssimas praças, faz de Recoleta o bairro mais sofisticado de Buenos Aires. E o melhor, a maioria dos locais de interesse arquitetônico podem ser percorridos a pé.

Saiba tudo sobre a arquitetura de Recoleta

La Isla

Este pedacinho de Recoleta, com apenas 5 quadras, é uma das zonas residenciais mais bucólicas, elegantes e exclusivas da cidade. Se assemelha a um mini bairro, que se estende por cima da Plaza Mitre.

Ali, entre os edifícios de arquitetura francesa, reina a calma e o silêncio, como se a região realmente estivesse ilhada em relação a intensidade da capital portenha. Além de estar localizada em um terreno elevado, o que lhe dá o nome, possui ruas que terminam em escadarias decoradas, convertendo-se em um lugar ao melhor estilo parisiense.

História

Até o final do século 19, toda a área de La Isla pertencia à família Hale-Pearson. Em 1906, com o objetivo de criar um parque de bairro com localização privilegiada, o prefeito Alberto Casares autorizou a compra do terreno. O projeto foi um grande sucesso. Foram  construídas residências exclusivas do tipo petit hôtel e casarões rodeados de parques, dos quais apenas sobreviveu o que hoje é a sede da Embaixada Britânica.

A partir da década de 1940, com a Lei de Propriedade Horizontal que levou ao boom da construção, a maioria das residências luxuosas do bairro foi demolida para a construção de prédios residenciais de alto padrão. Atualmente, o bairro é formado principalmente por prédios de mais de dez andares, do período 1950-1980.

Inspiração francesa

Os ares franceses de La Isla não são coincidência. A prefeitura da cidade, ao comprar o terreno, contratou o engenheiro e urbanista francês Joseph Bouvard, Diretor de Obras Públicas de Paris, que se encarregou do traçado das ruas, das escadarias e do desenho da atual Plaza Mitre. 

O que conhecer en La Isla

Além do clima bucólico e da arquitetura francesa, existem alguns pontos em La Isla que merecem uma atenção especial:

1) O Palácio Inglês: O Palácio Madero Unzué, hoje Embaixada Britânica, foi construído por arquitetos ingleses. De influência eduardina, possui também um incrível jardim. 

Conheça outras incríveis embaixadas na capital portenha

2) Plaza Mitre: La Isla encontra-se bem em cima dessa bela praça. Com seu gigante tapete verde, onde os locais se reúnem para tomar mates durante o dia. No centro, vemos um monumento a Bartolomeu Mitre, presidente do país entre 1862 e 1868. 

3) Mirante: Em frente a estátua de Bartolomeu Mitre, há um pequeno mirante com vista para a praça e para a Avenida del Libertador. 

Veja também outras praças de Recoleta

4)Ruas com escadarias: Bem diferente de outros locais de Buenos Aires, algumas ruas estão delimitadas por lindas escadarias, com postes de luz e vasos de flores. Convertendo-se em cartão postal do local. 

5)Biblioteca Nacional: Uma das mais importantes da América Latina. Muito mais do que uma simples biblioteca, presta uma grande variedade de serviços e reúne um acervo de cerca de dois milhões de peças.

Descubra a incrível história da Biblioteca Nacional

O que fazer próximo a La Isla

La Isla está em uma localização privilegiada. Ali perto é possível visitar o Cemitério da Recoleta, a Feirinha que acontece nos finais de semana e feriados, além do Centro Cultural Recoleta e do Museu Nacional de Belas Artes. Sem contar com as diversas praças e demais opções artísticas e culturais.

Aproveite e descubra onde comer próximo ao Cemitério da Recoleta

Dica Aguiar

Como vimos, a Recoleta é repleta de atrativos. Pensando em facilitar o seu planejamento, criamos um outro post super especial com dicas valiosas para você montar seu roteiro por Recoleta com as atividades que mais gosta. Confira!

Confira todas as informações para montar o melhor Roteiro por Recoleta

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Luana Pereira
Carioca da gema, tricolor. Ama o Rio, samba, praia, dançar, música e viajar. Ama Buenos Aires e, hoje, não vive mais sem vinho argentino, asado e uma boa provoleta. Tem como meta de vida seguir conhecendo o mundo. Coordena a equipe de comunicação da Aguiar e assina os principais posts do blog.
Compartilhe!
Segue a gente!