Em 1880 a cidade de Buenos Aires tornou-se o distrito federal da Argentina, deixando em aberto o posto de capital do estado de Buenos Aires. Para cobrir a lacuna, planejou-se a construção de uma outra cidade que serviria como capital. Em 1882, fundada pelo então governador Dardo Rocha, foi inaugurado a bela cidade de La Plata, há apenas 56 km ao sudeste de Buenos Aires, o que a torna hoje um fácil e chamativo local para turistas irem visitar durante sua passagem no país.

 

LA PLATA: DESTINO FÁCIL PARA CONHECER MELHOR BUENOS AIRES

 

La Plata

 

Nos primeiros anos de sua história, quando ainda estava em pleno desenvolvimento, a cidade era povoada quase inteiramente por imigrantes europeus, principalmente italianos, espanhóis, franceses e portugueses. Nas décadas de 70 e 80, La Plata foi considerada uma cidade universitária, devido ao grande número de estudantes argentinos e estrangeiros que iam estudar lá.

 

La Plata

 

Apesar de seu tamanho, com cerca de 940 km², atualmente La Plata é a quarta cidade mais povoada da Argentina, além de ser o principal centro político, administrativo e educativo do estado de Buenos Aires. E por justamente ter sido uma cidade completamente planejada, possui uma curiosa e interessante estrutura, em um quadrado perfeito que até hoje se preserva, apesar de sua expansão. A sua forma simétrica faz com que seja extremamente fácil de caminhar e localizar ruas e avenidas necessárias.

 

La Plata

 

Para quem deseja passear por La Plata é muito fácil a saída de Buenos Aires. Há duas empresas de ônibus (Plaza e Metropolitana) que fazem o trajeto direto até a cidade saindo de Retiro e Avenida 9 de Julio. Há também trens que partem da estação Constituicion e que chegam na estação ferroviária de La Plata.

 

La Plata

 

A bom, a cidade tem muito a oferecer. Além de ser uma tranquila e muito bela cidade, principalmente arquitetonicamente, e com uma boa temperatura anual por volta dos 16°C devido a proximidade com o Rio de La Plata, conta também com interessantes pontos turísticos e históricos. La Plata possui, por exemplo, o maior Museu de Ciências Naturais da América Latina, com mais de 2 milhões de objetos em sua coleção e é muito famoso (internacionalmente) pela coleção de mamíferos e fósseis das eras terciária e quaternária.  Foi inaugurado em 1888 e pertence a Universidade Nacional de La Plata.

 

maxresdefault

 

La Plata também possui a um dos maiores templos católicos da América Latina, a Catedral de La Plata, sendo também um dos maiores símbolos e pontos turísticos da cidade. Oficialmente inaugurada como Paróquia Nuestra Señora de los Dolores, em 1902, a ostentosa construção de estilo neogótico é muito notável por sua beleza e grandeza.

 

La Plata

 

Há também o belíssimo Palacio Municipal de La Plata, o edifício sede do governo e uma obras arquitetônicas mais belas da cidade. A República de Los Niños, um parque temático que reproduz uma cidade inteira em uma escala para crianças de 10 anos, além de áreas verdes, parques ecológicos, planetário, o segundo maior zoológico da Argentina e muito mais!

 

La Plata

 

La Plata

 

La Plata

 

Vale a pena dar um pulinho na cidade para conhecê-la pessoalmente.

 

Saiba mais:

Tigre é outra linda cidade que não pode faltar em seu roteiro.

Dicas para programar sua viagem.

Passeio Turísticos, ofertas e descontos.

Shows de Tango com desconto Aguiar Buenos Aires.