Malbec Argentino: 5 dicas de um sommelier
Malbec Argentino: 5 dicas de um sommelier
Conhecido mundialmente pela sua qualidade, o vinho argentino é paixão nacional, sendo bastante consumido no dia a dia do portenho e, claro, pelos turistas. Dentre as diversas opções, o Malbec é a variedade mais popular na Argentina, sendo o país o maior produtor do mundo desta casta. Por isso, o nosso sommelier, Diego Somm, vai nos contar 5 coisas que você tem que saber antes de experimentar o Malbec Argentino. Confira!
Nosso entrevistado
Diego C Esteban, conhecido como Diego Somm é argentino, mas fala muito bem português. Trabalha há 15 anos no mundo do vinho, não só em Buenos Aires, como também em Mendoza e na Patagônia Argentina.
Atualmente, além de guiar as Degustações Premium promovidas pela Aguiar Buenos Aires, é sócio-proprietário da Baires Wines, promove aulas de harmonização de vinhos, ministra cursos on-line, comercializa os vinhos de Vinos del Oeste e também organiza diferentes eventos com vinhos de pequenos produtores em importantes restaurantes de Palermo.
Malbec argentino
De Mendoza saem os mais encorpados vinhos do país, seguida por San Juan e La Rioja. Para provar outros estilos, a Patagônia oferece um leque vasto de sabores com um Malbec mais sóbrio, equilibrado e rústico. Siga acompanhando as curiosidades sobre essa uva e seu vinho.
1 – A temperatura para cultivo
“Malbec é a uva que melhor se adaptou ao clima argentino. É uma casta que muda muito seu estilo dependendo de onde é colhida. Geralmente, quanto mais quente é a região, mais intenso, concentrado a nível frutal e encorpado é o Malbec.”
2 – Temperatura para degustar
“A temperatura perfeita para beber um Malbec é entre 16 e 18 º C. Se for mais fraco, a degustação pode ser feita entre 14 y 16 º C. O Malbec da Argentina, como quase todos os tintos do país, tem um nível de álcool alto, se bebido morno ou quente, só é possível perceber o álcool e não as características principais do vinho.”
3 – Harmonização perfeita
“A harmonização perfeita para o Malbec são comidas com muita proteína. Por isso, as carnes vermelhas assadas “a la parrilla” e as famosas “achuras” (espécie de miúdos do boi) argentinas sempre vão ser a combinação perfeita. Se preferir massas com molhos vermelhos também são fantásticas.”
4 – Origem da uva
“ A Malbec é mesmo uma uva emblemática da argentina, no entanto é originária da França, especificamente da região de Cahors, o nome original da Uva é Côt Noir.”
“A uva chegou à Argentina em 1852 pelas mãos de Michel Pouget, um enólogo francês que foi contratado por Domingo Faustino Sarmiento, um político que adorava o vinho de alta qualidade e experimentou vinhos que Pouget produzia.”
5 – Opções de Malbec bons e baratos
“Los Intocables Black Malbec: Um Malbec super elegante, intenso, envelhecido em carvalho usado anteriormente para whisky bourbon. Super frutado e com aromas defumados, ao final um leve toque de baunilha. Dependendo de onde comprar, vai ser ainda mais barato. Nos supermercados chinos este vinho é encontrado com valor super econômico.
Elementos Malbec – El Esteco: Um Malbec de Salta, com boa presença na boca, concentração frutal e final elegante meio picante.”
Degustação Premium em Palermo
Uma degustação de vinhos com exemplares exclusivos de diferentes regiões da Argentina, perfeitamente harmonizados com aperitivos regionais e guiada pelo Diego Somm, no coração do refinado bairro de Palermo.
Essa é a Degustação de Vinhos Premium, que te leva numa viagem a mais de 2500 km, de Norte a Sul das vinícolas Argentinas através de 5 vinhos especialmente selecionados. Para completar a experiência, aperitivos gourmet, elaborados para ressaltar o perfil característico de cada vinho.
Ficou interessado? Saiba mais no nosso POST.
Mais sobre vinhos argentinos
Se você ficou ainda mais interessado sobre o tema e quer continuar lendo sobre vinhos argentinos, não deixe de conferir todos os posts que a Aguiar Buenos Aires já preparou sobre o assunto:
5 lugares para provar vinho em Buenos Aires
Onde comprar vinho em Buenos Aires
Vinhos argentinos para tomar na primavera
Degustação de vinhos em Palermo
Conheça Diego Somm, o sommelier argentino que fala português
Como harmonizar vinhos argentinos com comidas típicas locais?
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.