Para os amantes de arte, Buenos Aires oferece diversas opções que vão muito além de grandes teatros e centenas de livrarias. A arte de rua é tão importante que faz da capital portenha, uma das melhores cidades do mundo para apreciá-la. Por isso, para ajudar no seu roteiro, te mostraremos os mais impressionantes murais de Buenos Aires. Anota essa dica que está imperdível!

Arte a céu aberto

Buenos Aires é uma cidade que respira arte. A arte urbana, por sua vez, é bastante valorizada e aceita. O próprio governo promoveu em diversas ocasiões, projetos para levar cultura e arte às ruas, convidando artistas de todo o mundo para colorir as ruas da cidade. Os principais bairros são Palermo, La Boca e Barracas, mas fora do circuito tradicional existem vários murais que valem a pena conhecer.

Por isso, passear pela cidade é ter a certeza de encontrar algum mural incrível, seja valorizando a cultura, os costumes, o futebol, ou tantas outras temáticas diferentes. E o melhor, você pode garantir essa experiência gratuitamente andando pelas ruas de Buenos Aires. Além da experiência incrível, garante lindas fotos de recordação. 

Saiba mais sobre grafite em Buenos Aires aqui.

Cultura e Tradições

O argentino é muito orgulhoso de sua cultura e suas tradições. Seja a culinária, a música ou seus costumes, o portenho , não somente as valoriza, como quer que o mundo inteiro conheça e se encante também. Por isso, é comum ver estampado nas paredes da cidade, referências da sua cultura. 

Mural 1: Chica con Mate (Artista Juandrés Vera) Onde fica? Av. Suarez e Jovellanos – Barracas

Mural 2: El Puntero (Artista Franco Fasoli) Onde fica?  Dr. Del Valle Iberlucea, esquina rua Suárez – La Boca

Mural 3: Soda Stereo (Artista Kiki) Onde fica? Plaza Céspedes – Chacarita

Mural 4: Carlos Gardel (Artista Alfredo Segatori) Onde fica? Entre as ruas Libertador e Bullrich (perto do Hipódromo de Palermo)

Conheça mais sobre os costumes argentinos nesse post. 

Futebol – Paixão nacional

No país do futebol, não poderiam faltar murais que representam a paixão nacional, não é mesmo? Separamos dois deles que representam ídolos do Boca, e estão, claro, no bairro de La Boca. O mural do Tevez é gigante e foi pintado no prédio em que viveu o jogador. Já o do Riquelme está pertinho do famoso estádio. Você pode aproveitar para conhecê-los na sua visita à La Bombonera e ao Caminito. 

Mural 1: El Apache (Artista Ron Muralist) Onde fica? 20 de Septiembre, 450 – La Boca

Mural 2: Riquelme  (Artistas: Martín Agazzi y Leo Rossi) Onde fica?  La Boca

Aproveite para saber mais sobre o bairro La Boca aqui. 

Tango

O tango é um dos principais símbolos argentinos e você pode apreciá-lo por toda a cidade, de diferentes formas. Seja com sua música, com os artistas de rua, nas maravilhosas casas de tango que proporcionam um grande espetáculo, ou com murais incríveis. Como o de La Boca, que fica em frente ao mural do Tévez, mencionado anteriormente, e o de Palermo, que você pode conhecer na sua visita ao lindo Rosedal

Mural 1: Mural do Tango – Alfredo Segatori Onde fica? Entre Libertador e Dorrego – Palermo.

Mural 2: Tango & Rock – (Artista Ron Muralist)  Onde fica? Almirante Brown e 20 de Septiembre – La Boca

Veja aqui as curiosidades mais inusitadas sobre o tango.

Memória e arte

O bombardeio no prédio da AMIA, Associação  Mutual Israelita Argentina, em 1994, foi o atentado mais mortal do país. Para representá-lo, temos o conjunto de 3 murais no Hospital de las Clínicas. O primeiro representa o momento do acidente, o segundo é uma homenagem aos profissionais de saúde, e o terceiro é uma crítica a impunidade do caso. O outro mural localizado no bairro Once, honra as vítimas do atentado e clama por justiça.

Mural 1: Corredor de la Memoria (Artistas Mariano Antedoménico, Martín Ron y Mariela Ajras) Onde fica? Hospital de las Clínicas – Recoleta

Mural 2: El muro de la memoria (Artista Ron Muralist) Onde fica? Pasteur, 633 – Once

Quer conhecer um pouco mais sobre a história argentina?
Conheça aqui suas principais personalidades. 

Pinturas 3D

As pinturas 3D são uma excelente opção para interagir com a obra e garantir fotos super divertidas. Como as famosas girafas, sendo a primeira de Palermo, e a segunda de Monte Castro, que apesar de estar localizada fora do circuito turístico, é um dos murais de Buenos Aires mais famosos e, por isso, não poderia estar de fora. Nos seus olhos, está o reflexo das casas do bairro, as quais observa atentamente lá de cima. Incrível!

Mural 1: Jirafa (Artista Matias Jones) Onde fica? Gorrite, 4202 – Palermo

Mural 2: Mirando Miranda (Artista Alfredo Segatori) Onde fica? Miranda, 4765 – Monte Castro

E claro, não podíamos deixar de falar das pinturas 3D mais conhecidas de Buenos Aires. Localizadas em Puerto Madero, no Parque Mujeres Argentinas, são 3 obras incríveis do artista mexicano Juandrés Vera, reconhecido internacionalmente. As fotos ficam sensacionais.

Mural 3: The Bridge – Juandrés Vera – Parque Mujeres Argentinas

Artes nos bares

Buenos Aires possui milhares de bares. Mesmo! São diversas opções para todos os gostos e bolsos, com temáticas diferentes ou artes incríveis. Separamos algumas opções que valem a visita. Como em Palermo, temos El Quetzal, cuja pintura é frequentemente mudada e o Desarmadero Bar. 

Mural 1: Con-Secuencias (Artista DeCertor) Onde Fica? El Quetzál – Gutemala, 4516 – Palermo

Mural 2: Artista Ron Muralist Onde Fica? Desarmadero Bar – Gorriti, 4295

Mural 3. Onde Fica? Madison Bar – Uriarte, 1689 – Palermo

Mural 4: Kuma (Artista Campos Jesses) Onde Fica? Kuma Recoleta – Pres. José Evaristo Uriburu, 1073

Clique aqui e conheça bares com jogos em Buenos Aires para se divertir ainda mais.

Outros murais de Buenos Aires impressionantes

E não para por aí. Os murais de Buenos Aires estão espalhados pela cidade e, certamente, valem a visita.

Mural 1: Frida Kahlo (Artista Campos Jesse) Onde Fica? Av. Dorrego, 1800 – Palermo

Mural2: El mural de los sueños (Artista Victoria Ferrera)Onde Fica? Entre as ruas Soller e Gurruchaga – Palermo

Esse que já foi o maior mural do mundo e é uma homenagem ao fantástico artista Quinquela Martin.

Mural3: El regreso de Quinquela (Artista Alfredo Segatori) Onde fica? Entre as ruas Pedro de Mendoza e San Antonio – Barracas

Mural 4: El Caballo en bicleta (Artista Aryz) Onde fica? Entre Avenida Independencia e Chacabuco – San Telmo

Mural 5: David (Artista Jorge Rodriguez-Gerada) Onde fica? Entre as ruas Venezuela e Tacuarí – San Telmo

E não podia faltar o mural do Centro Cultural Recoleta. Sempre mudando e garantindo diferentes cenários. 

Mural 6. Onde fica: Centro Cultural Recoleta – Junin, 1930 – Recoleta 

Dica Aguiar

tour gastronômico em Buenos Aires

Os murais de Buenos Aires são impressionantes mesmo. Mas, a arte pode ser vista no cotidiano da cidade. Ao passear pelas vielas de Palermo, por exemplo, você vai encontrar um verdadeiro museu a céu aberto, com muita pintura incrível e bem pertinho uma da outra.

Conheça mais sobre grafite em Palermo.

Também encontramos murais, incríveis por sinal, nas estações de metrô da cidade. São mais de 450 obras modernas e históricas para apreciar enquanto se desloca pela cidade. Aproveite para se encantar também! Agora que você já conhece vários murais incríveis, fica mais fácil de montar seu roteiro, não é verdade? Ahh, não deixe de nos marcar no instagram com seus murais de Buenos Aires favoritos.

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?