Os 10 museus menos conhecidos de Buenos Aires
Os 10 museus menos conhecidos de Buenos Aires
Se você já começou a programar sua viagem para Buenos Aires, provavelmente já escutou falar do Museu de Belas Artes e do Malba, que estão entre os mais importantes da América Latina. Ambos valem muito a pena incluir no seu roteiro. Mas para ampliar as suas opções, vamos te contar os 10 museus menos conhecidos de Buenos Aires.
1 – Casa de Yrurtia
Para começar nossa lista, vamos conhecer o Museu Casa Yrurtia, dedicado às obras do escultor argentino Rogelio Yrurtia. O seu jardim possui caminhos de lajes, fontes de água e uma galeria coberta de plantas. Ideal para relaxar e desfrutar da tranquilidade do local. O local conta ainda com uma escultura imperdível do autor.
Endereço: Rua O’Higgins, 2390 – Belgrano.
2 – Casa Carlos Gardel
Para quem quer saber mais sobre o tango argentino, este museu não pode faltar no roteiro. A casa onde viveu Carlos Gardel foi recuperada e transformada em museu, onde pode-se ver objetos, instrumentos e outros pertences do idolatrado cantor, bem como saber mais sobre ele.
Endereço: Rua Jean Jaures, 735 – Abasto.
3 – Centro Ana Frank
O Centro Ana Frank é o único da América Latina que possui uma réplica do renomado Diário e uma recriação cênica do esconderijo de Anne Frank. Possui um museu e um teatro. O passeio inclui, entre outras coisas, uma linha do tempo fotográfica de Anne Frank e o nazismo com textos de seu diário e objetos originais. Uma experiência interativa, para aprender em família e voltada para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Endereço: Rua Superei, 2647 – Coghlan.
12 experiências diferentes em Buenos Aires: saindo do roteiro tradicional
4 – Museu do Holocausto
Com a mesma temática, temos o Museu do Holocausto de Buenos Aires. Impossível ficar imune à impressionante força das fotografias, vídeos e objetos expostos no local. Campos de extermínio, vítimas do Nazismo, uniformes de prisioneiros e outras imagens referentes ao período dão um testemunho voraz de um dos maiores genocídios que o mundo já viveu.
Endereço: Rua Montevideo, 917 – Recoleta.
5 – Xul Solar
A Fundação Pan Klub Museo Xul Solar é uma instituição dedicada a preservar e divulgar a obra do artista argentino Alejandro Xul Solar. Possui obras, objetos, esculturas e documentos pertencentes ao seu arquivo pessoal. Este mesmo espaço funciona como um centro cultural onde se realizam eventos culturais e exposições temporárias. Vale a pena admirar a estrutura do museu que já ganhou alguns prêmios por sua arquitetura contemporânea.
Endereço: Rua Laprida, 1212 – Recoleta.
6 – Casa de Ricardo Rojas
Também em Recoleta, o Museu Casa de Ricardo Rojas (foto de capa) possui inspiração neocolonial. Esta casa museu é um fiel reflexo do universo eclético de seu criador e da convivência entre as culturas européia e inca. Perceptível principalmente no seu pátio central, que embora não tão grande, nos convida a observar seus detalhes.
Endereço: Rua Charcas 2837 – Recoleta.
Descubra os diversos museus com lindos jardins em Buenos Aires
7 – Museu de Artes Plásticas “Eduardo Sívori”
No meio dos Bosques de Palermo, em frente à ponte do Rosedal, está o Museu de Artes Plásticas Eduardo Sívori que abriga um incrível acervo de mais de 4000 peças de arte argentina dos séculos XX e XXI. Possui um lindo jardim e conta ainda com um pátio de esculturas, bancos de madeira para sentar e descansar, além do Café Sívori.
Endereço: Av. Infanta Isabel, 555 (em frente à ponte Rosedal) – Palermo.
8 – Museu de arte popular José Hernández
Para quem quer conhecer um pouco mais da arte popular argentina, esse museu é uma excelente opção. Localizado em Palermo, coleciona, pesquisa e divulga a arte popular argentina em suas diversas variantes. Nos seus 2 andares, possui peças de várias especialidades e artesanatos (prataria, têxteis, objetos de uso cotidiano, etc.), tradicionais e contemporâneos.
Endereço: Av. del Libertador, 2373 – Palermo.
9 – Museu Benito Quinquela Martín
O Museu Quinquela Martín contém obras do artista, um dos mais famosos do país, além de outros pintores argentinos importantes. No segundo andar estão diversas salas com pinturas e esculturas. Já o terceiro andar é o mesmo local onde viveu e pintou Quinquela. Com móveis, fotografias, roupas e pinturas do artista.
No terraço, encontra-se uma das mais importantes coleções de esculturas de artistas argentinos e uma bonita vista para o rio. Dali é possível ver de cima o Caminito e de longe o estádio La Bombonera.
Endereço: Av. Don Pedro de Mendoza, 1835 – La Boca.
10 – Museu Maradona
Para finalizar nossa lista, vamos falar do maior ídolo do futebol argentino que tem seu museu próprio, o Museu Maradona, também conhecido como La casa de D10S. E é simplesmente na casa onde cresceu o craque. São mais de 2.000 objetos de todos os tipos, de fotos a troféus. De todas as peças, a cozinha e o quarto são originais e, entre outras raridades, estão camisas oficiais, perfumes e bebidas favoritas, além de dezenas de fotos.
Endereço: Rua Lascano, 2257 – Paternal.
Dica Aguiar
Agora que você já descobriu os museus menos conhecidos de Buenos Aires, que tal conhecer ainda mais sobre a cultura argentina e descobrir várias dicas e curiosidades incríveis sobre a capital portenha? Não deixe de conferir os demais posts do Blog. São mais de 1000 matérias com muita informação valiosa.
Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.