Praça Armênia: sua história, o que fazer, onde comer

Praça Armênia: sua história, o que fazer, onde comer

No coração de Palermo, a Praça Armênia é perfeita para levar as crianças, fazer uma pausa para comer nos diversos restaurantes da zona, ou curtir a feirinha que rola nos fins de semana. Siga com a gente que vamos te contar tudo!

Praça Armênia

Praça Armênia está na região que se conhece por Palermo Soho, a somente quatro quadras de sua prima mais famosa, a Praça Serrano. Está delimitada pelas ruas Armênia, Costa Rica, Nicarágua e Malásia. Em comparação com a Serrano, é muito maior, tem mais espaço verde e mais possibilidades de brinquedos para as crianças, inclusive com um carrossel, que aqui se chama calesita. Ao seu redor, ótimos restaurantes, cafés, livrarias e lojas de roupas.

Conheça um pouco mais sobre o bairro AQUI!

História

Antigamente, nas décadas de 1950 e 1960, exatamente onde é hoje a praça, funcionava o maior gasoduto de Buenos Aires, que ocupava toda a quadra com seu tanque de cinco andares de altura! Felizmente, este tanque foi destruído por razões de segurança e em seu lugar construída esta área de lazer, que inicialmente levava o nome de Campanha do Deserto.

Origem do nome

Em 1998 o nome foi trocado para Praça Palermo Viejo e, mais recentemente, para Praça Armênia – uma homenagem à coletividade Armênia que chegou a Buenos Aires nas primeiras décadas do século XX e se instalou por Palermo. A Praça tem um “jachkár”, um monumento arquitetônico trazido da Armênia e que simboliza a irmandade entre os dois países.

Você pode saber mais sobre a comunidade armênia neste link

O  que fazer

Primeiro, curtir a praça em si, especialmente se você tiver crianças. Há bastante lugar para brincar e, nos fins de semana, atividades programadas para os pequenos, como oficinas de pintura. Aos sábados de manhã, na rua Nicarágua, entre Armênia e Malásia, funciona uma feira de alimentos frescos, com frutas, verduras, queijos e frios, peixes e doces.

Já nas ruas Malásia e Costa Rica o atrativo é a feira de roupas e artesanatos, também nos fins de semana.

Compras

Depois de passear, que tal fazer umas comprinhas? Há muitas lojas pela região, mas bem na praça mesmo encontramos a charmosa livraria do Fundo de Cultura Econômica (que vende de tudo e não somente livros de economia), e a Gandhi, a meia quadra da pracinha (Malabia, 1784). Outra loja da pracinha é a Abrete Sesamo (Malabia, 1861), de objetos de decoração.

Onde comer

Ao redor da Praça Armênia há vários restaurantes e bares para almoçar ou fazer uma pausa no meio da tarde. Muitos deles possuem áreas externas, como terraços, perfeitos para os dias de sol. Como, por exemplo, o Minga, o mexicano Mezcal, a econômica cervejaria Chapultepec, o japones Fabric Sushi, la Panera Rosa, e vários outros. 

Não pode ficar de fora do roteiro, não é mesmo?

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

[contact-form-7 id="18493" title="Formulário do Blog"]
Posts relacionados
Passeios em oferta
Dicas de Buenos Aires
Roteiros digitais
Tem alguma dúvida?
Contact Form Demo
Gisele Teixeira
Jornalista, gaúcha de nascimento e do mundo por opção, vive em Buenos Aires há 10 anos. É editora do blog Aquí me Quedo, declarado de interesse cultural pela Legislatura Portenha em 2015. Das coisas que mais gosta na vida: dançar tango, escrever, fotografar e viajar. É casada com o Edu e tem dois gatos, a Tita e o Polaco.
Compartilhe!
Segue a gente!