Uma viagem é muito mais do que conhecer novos lugares e paisagens. É também viver uma cultura diferente da nossa, incluindo suas iguarias. Ao voltar de Buenos Aires, é claro que a gente quer trazer um pouquinho das delícias argentinas na volta. Mas o que é permitido? Esse é o nosso tema de hoje. Retorno: o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil?

Retorno: o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil?

o-que-posso-levar-na-bagagem-de-volta

Alfajor, vinho e doce de leite são uma espécie de tríade portenha. Os argentinos adoram e nós também! É natural, portanto, que todo mundo queira trazer essas iguarias na volta ao Brasil. Mas sempre fica a dúvida quanto ao retorno: o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil?

O que levar e como levar

o-que-posso-levar-de-Buenos-Aires-ao-Brasil

Mas na hora da viagem, não pergunte apenas: o que posso levar de volta de Buenos Aires ao Brasil? Você deve saber também mas também do como pode ser levado. Por exemplo: o vinho pode ser levado na bagagem de mão? Da mesma forma, o Doce de leite. É permitido levar? Existe alguma exigência quanto à embalagem? E o alfajor? Será que pode?

Free Shop

o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil

Temos respostas para todas essas perguntas. No entanto, é importante saber diferenciar também o que você pode levar de volta de Buenos Aires e o que pode comprar no Free Shop. Quer saber direitinho? Pois é só continuar lendo!

Retorno: o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil: vinhos

o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil

Em primeiro lugar, falemos dos vinhos. Eles são, com certeza, uma compra comum à maioria dos brasileiros que visitam Buenos Aires. Diante de tanta oferta de qualidade a preços tão mais convidativos do que no Brasil, é difícil até se controlar. Mas fique atento: embora seja permitido levar vinhos no retorno ao Brasil, há limites.

Vinhos: limites

o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil-freeshop

Em viagens internacionais, a Receita Federal permite que o viajante leve na bagagem até 12 litros de bebida alcoólica. No entanto, a contagem não é por unidade, mas por litros. Ou seja, 12 litros de vinho é o equivalente a 16 garrafas.

Além disso, você ainda poderá comprar mais 24 unidades de bebida alcoólica (sendo apenas 12 delas iguais) no freeshop de desembarque no Brasil. Se fizer essa compra já no Brasil, não será considerada na cota de US$ 500 para bens adquiridos no exterior! Neste caso, o viajante terá uma cota extra de US$ 500 para compras!

Vinhos vão na mala despachada

o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil-vinho

Outra informação para levar em conta: nos voos internacionais, os líquidos e pastosos só podem ser levados na bagagem de mão em frascos de até 100 ml. Sendo que a soma de todos os frascos não pode ser maior que um litro.

Sendo assim, a menos que você leve mini-garrafinhas, os vinhos só podem ser despachados ou comprados no duty-free.

Retorno: o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil:

doce de leite

o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil

Mas e o doce de leite?! Entra na lista sobre o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil? Agora sim! Mas até cerca de 3 anos, entrar no Brasil com doce de leite e outros produtos lácteos industrializados, era proibido. No entanto, desde maio de 2016, o Ministério da Agricultura liberou a entrada desses produtos no país, através da Normativa de número 11 publicada no Diário Oficial da União. O limite é de até 5 kilos por pessoa.

Limites também para o doce de leite

doces de leite em buenos aires

Mas aqui vale a mesma regra na hora de arrumar a bagagem. Para levar na mão, a soma dos doces de leite, além dos demais pastosos e líquidos que você quiser levar na cabine, não pode ultrapassar 1 litro.

Isso inclui também perfumes e produtos de higiene pessoal. Acaba sendo imperativo despachar o doce de leite junto com os vinhos. A outra opção é comprar no free shop, pagando mais caro do que se comprar uma marca boa, mas no supermercado.

Retorno: o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil:

embutidos

o_que_posso_levar_de_Buenos_Aires_ao_Brasil_chorizo_colorado

A mesma Normativa que liberou o doce de leite e outros produtos lácteos industrializados liberou também os embutidos. Desde então, você pode trazer na sua bagagem aquele delicioso jamón crudo ou o imbatível chorizo colorado. Tão comuns na culinária argentina, são fruto da herança espanhola. Nesse caso, o limite é de 10 quilos por pessoa.

No caso de todos os produtos, para entrar no Brasil, eles devem estar na embalagem original, com rótulo que permita identificação.

Retorno: o que posso levar de Buenos Aires ao Brasil:

alfajores

Na regulamentação brasileira, não há referência específica ao transporte de alfajor. Mas em geral o transporte de alimentos industrializados é restrito à bagagem despachada. Muitas pessoas, em geral, conseguem levar alimentos na bagagem de mão, mas não há nenhuma garantia.

Confesso que já viajei várias vezes com alfajor na mochila, mas isso fica mais a critério da companhia. Outras vezes já levei na mala despachada e chegaram bem. O ideal é acondicionar em caixas ou embalagens que dêem um pouco mais de proteção.

Mas lembre-se que, assim como no caso do vinho e do doce de leite, você pode comprar alfajor no Free Shop e, nesse caso, vai poder levá-los na mão mesmo.

Saiba mais sobre o que levar na bagagem de volta aqui

Se está planejando sua viagem a Buenos Aires te recomendamos BAIXAR NOSSO APLICATIVO com dicas, lista de restaurantes, hotéis e passeios, se inscrever em nosso CANAL DO YOUTUBE com vídeos e dicas semanais e nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires.

Tem alguma dúvida?

Mês da viagem

Nome

Email

Duvida

Deseja receber nossas ofertas?